Escolher o melhor CTA (Call To Action) é essencial para enriquecer o conteúdo da web, promover as ofertas de marketing e aumentar a conversão de leads. Em outras palavras, é uma forma de melhorar a interação da sua marca com o leitor.

Mas como levar esse leitor a interagir mais com sua organização e torna-lo um possível cliente? No post de hoje, saiba a resposta para essa pergunta com 4 dicas de ouro para um CTA campeão. Confira!


  1. Saiba qual o estágio do funil em que se encontra o seu leitor

Para escolher o melhor CTA, o primeiro passo é saber qual o estágio do funil de vendas em que o seu leitor se encontra. Não é apropriado mostrar um teste gratuito do seu produto ou serviço se ele acabou de conhecer o seu blog. O ideal é criar chamadas para que o leitor acesse mais conteúdos.

Uma ótima maneira de fazer CTA para quem está no topo do funil, por exemplo, é convidar a persona a ler outras postagens do blog, assinar a newsletter da página, seguir sua empresa nas redes sociais, dentre outras chamadas que devem ser compatíveis com as características da sua persona.


  1. Saiba quem é sua persona

Já que estamos falando sobre leitor, você sabe quem ele é? O que ele gosta e o que ele não gosta? Quais são os seus maiores problemas? Qual seu nível de conhecimento?

Ter essas respostas é essencial para criar estratégias eficazes de CTA. Por exemplo: considere uma persona gestora de marketing que tem dificuldades em enviar campanhas regularmente para os seus clientes. Agora imagine que o seu negócio faz a automação para envio de e-mail marketing. Logo, ao final do conteúdo você pode oferecer ao leitor um teste gratuito do software ou criar um botão chamativo para baixar um e-book sobre o seu produto.


  1. Dê aos seus botões de CTA uma ótima aparência

Para direcionar a persona a tomar uma ação, você deve chamar a sua atenção, criando um botão de CTA bastante criativo para ser clicado. Segundo estudo da Go-globe, 47% dos sites da web possui um botão claro e atrativo, e os usuários gastam no máximo 3 segundos para visualizá-lo e clicá-lo.

Para chamar a atenção do seu leitor e fazê-lo clicar no botão de CTA, é importante que ele tenha as seguintes características:

  • Ter tom claro e contrastante;
  • Texto chamativo (por exemplo: baixe nosso e-book 100% grátis);
  • Espaço branco em seu entorno;
  • Forma retangular ou arredondada;
  • Borda complementar.

Se ainda tem dúvidas sobre como fazer botões de chamada atraentes, acesse o site da EOFire Bussiness. Veja como eles estão chamativos e se encontram bem posicionados.


  1. Posicione bem os seus botões de CTA

Para ser atrativo os seus botões de CTA devem estar bem posicionados, concorda? O Nielsen Normam Group realizou um excelente estudo sobre o rastreamento do olho humano. A conclusão foi de que nós seguimos um padrão de leitura em formato de F, fazendo um movimento horizontal enquanto lemos qualquer conteúdo da web. Já reparou nisso?

Pensando nesse comportamento, coloque o botão de CTA na parte de cima à esquerda da página. Com certeza, quando o leitor iniciar a leitura gastará menos tempo para encontrar esse botão e as chances do seu Call To Action ser eficaz serão bem maiores.


Portanto, para escolher o melhor CTA, este deve estar de acordo com as necessidades do seu leitor, coerente com o conteúdo e ser bastante atrativo para melhorar a interação entre a sua marca e seus clientes.

Essas são só algumas das dicas para fazer um ótimo CTA. O que mais você sugere além do que foi dito aqui? Comente e compartilhe os seus conhecimentos.