Escrever pode ser uma das atividades mais prazerosas e relaxantes para os amantes das palavras, porém, para aqueles que trabalham profissionalmente com a escrita, alguns fatores podem tornar essa agradável atividade algo cansativo e estressante.

A dispersão, falta de organização nas tarefas, excesso de atividades e até mesmo a preocupação com a produtividade podem atrapalhar o processo criativo de redatores e escritores que precisam, muitas vezes, de uma “mãozinha” extra para colocar as atividades em dia.

Pensando em soluções atuais e tecnológicas para ajudá-los, buscamos pelas lojas de aplicativos do Google e da Apple ferramentas que poderão facilitar, e muito, todo o processo que envolve a produção de redatores e escritores profissionais ou amadores. Confira nossa lista e descubra qual o aplicativo que você não pode mais viver sem.

1. IA WRITER

O IA Writer possui uma interface minimalista e nostálgica com fonte semelhante às das máquinas de escrever, para quem não quer perder tempo com distrações. O aplicativo conta com poucos recursos de edição, justamente para atender ao desejo dos que querem se concentrar apenas no que estão escrevendo.

Muito indicado para pessoas dispersas, o IA Writer é uma das melhores opções disponíveis no mercado, compatível, inclusive, com dispositivos iOS, MacAndroid . Você também pode saber mais sobre o aplicativo na própria página do desenvolvedor e ficar por dentro das novidades e atualizações da plataforma.

2. SIGIL

Neste período onde os e-books estão fazendo muito sucesso na rede, qualquer pessoa interessada pode escrever o seu ou desenvolver e-books para empresas e clientes de forma simples. O destaque do aplicativo são as ferramentas exclusivas para a edição de documentos que serão utilizados como livros.

Além de criar projetos totalmente originais, é possível importar documentos nos formatos TXT, EPUB e HTML para realizar qualquer alteração necessária. A plataforma permite, ainda, que o usuário realize a leitura de documentos específicos para ebooks através do próprio computador e faça a conversão de textos para o formato EPUB.

Para finalizar, depois de desenvolver todo o texto, o Sigil realiza a formatação e as edições necessárias para transformar qualquer produção em um e-book. O Sigil está disponível em versão web.

3. EVERNOTE

Aplicativo bastante conhecido e considerado o queridinho dos escritores, o Evernote é um dos apps de anotações mais populares que existem. Seus recursos permitem realizar pesquisas complexas, envolvendo até mesmo documentos em PDF anexados às notas, além de outras funcionalidades essenciais para escritores e redatores.

A plataforma possui, ainda, alguns recursos de edição, permitindo ao usuário, inclusive, copiar páginas da web. Outro recurso interessante é que o escritor também pode desfrutar de um sistema de notas inteligentes em uma plataforma completa e bastante atrativa, como, por exemplo, as Checklists com compartilhamento, ideal para quem trabalha em coautoria. O aplicativo é útil, também, para quem precisa fazer anotações, dar sugestões e registrar ideias de pauta mantendo todo o ambiente extremamente organizado. O Evernote está disponível em versão web e também para dispositivos iOS e Android.

4. WRITER PLUS

Já para quem quer escrever livros, encontramos um aplicativo super interessante que promete auxiliar o usuário em todos os processos de escrita, o WriterPlus. Com essa ferramenta, o profissional poderá organizar melhor suas ideias, ter auxílio na criação de personagens, cenários e outros elementos necessários para a concepção de um livro.

Extremamente simples de usar, o app permite ao vistante dividir o livro em capítulos e cenas, além de possibilitar que sejam acrescentadas anotações, imagens e comentários durante o processo de criação de sua obra.

O Writer Plus, que é a versão mais atualizada do antigo YWriter, pode ser encontrado tanto em versão web como em versão para Android.

5. OMMWRITER

O OmmWriter possui um conceito bem minimalista, característico dos aplicativos voltados para a escrita, tornando-o ideal para redatores e produtores de conteúdo que precisam de foco na hora escrever. Um dos pontos mais interessantes desse aplicativo é seu funcionamento em tela cheia, deixando o espaço para a escrita simples e de fácil manipulação.

Bastante útil para quem trabalha com a plataforma de blogs Medium, o OmmWriter apresenta algumas semelhanças no ambiente de escrita, o que pode facilitar ainda mais a produção de textos do escritor ou redator.

O OmmWriter está disponível ao público na versão web e também para dispositivos iOS.

Com essas 5 dicas, temos certeza de que os seus problemas com produtividade, concentração e organização de tarefas poderão ser melhorados. Lembre-se, também, de que você poderá escolher o aplicativo ideal para cada tipo de trabalho de sua lista de tarefas, seja para a produção de conteúdo, artigo, ebook ou trabalho literário: contar com diversas opções pode ser a chave para uma produção otimizada.