Garantir que seu site ou blog tenha sempre conteúdo de qualidade atualizado e que desperte interesse em seus leitores é peça fundamental para que seu número de visitas cresça e, consequentemente, você atinja novos leitores. A qualidade de seu conteúdo, além de se tornar um grande fator diferencial e de destaque para a sua página, permitirá que você, como redator, conquiste a confiança de seus leitores e aumente a sua credibilidade na web.

Ao produzir textos, é essencial que você mantenha o alto padrão de seu conteúdo e tenha certeza de que você está produzindo com qualidade. Para conseguir atingir suas metas, melhorar seus índices e se destacar entre outros produtores de conteúdo, você deve ficar atento aos detalhes e tomar alguns cuidados antes de escrever.

Para ajudar você nessa tarefa nada fácil, nós, do Meu Redator, desenvolvemos um passo a passo com as melhores 5 dicas para não faltar inspiração na hora de produzir seus textos. Lembre-se de que dedicação, estudo e curiosidade também serão de grande valia neste momento de criação. Confira nossas dicas e garanta o destaque de seu conteúdo na web.

Dica 1 – Mantenha-se atualizado

Saber o que está acontecendo ao seu redor e se manter atualizado será a sua primeira fonte de ideias para quando for escrever. Fique por dentro de tudo o que acontece em seu ramo de atuação, ou em áreas correlacionadas a ele. Pensando nisso, você pode levantar diversos questionamentos e procurar saber quais assuntos estão em alta. Sobre o que as pessoas da minha área estão conversando ou escrevendo? Será que existem novidades tecnológicas que seriam interessantes aos meus leitores? Como elas se aplicam no ramo em que atuo? Outra opção para estimular a sua criatividade ao escrever é criar situações-problema que façam parte do dia a dia de seu leitor, propondo soluções diferentes a elas. Para que o seu blog ou site tenha conteúdo atrativo, procure estimular a sua criatividade e aprimorar os seus conhecimentos, variando suas fontes de pesquisa e se mantendo atualizado sempre!

 

Dica 2 – Acompanhe as novidades e participe de eventos

Procure sair da frente do computador, mesmo que a maior parte do seu tempo seja com ele. Crie o hábito de sair e desenvolva uma escala de trabalho com horários que lhe permitam ver o mundo lá fora. Visite exposições, assista filmes, acompanhe eventos que sejam relacionados a sua área de atuação e procure conhecer pessoas que escrevam sobre o mesmo que você. Fique atento a datas comemorativas, nacionais ou internacionais, festas populares e eventos festivos de sua região: Tudo pode ser fonte de inspiração na hora de escrever. Lembre-se de que, assim como você, o seu leitor também se atualiza constantemente. Portanto, a sua missão é não ficar para trás!

 

Dica 3 – Interaja com seus leitores e sua equipe

Criar relacionamento com seus leitores, além de essencial para torná-los mais próximos do seu conteúdo, permite que você os conheça melhor e tenha mais afinidade com as suas necessidades. Fique atento aos comentários e discussões em sua página, leia, comente, e dê atenção a eles. Comentários e discussões podem ser de grande valia para criar conteúdo, principalmente se sua página for alimentada constantemente. Perceba que, em sua grande maioria, textos gerados a partir de comentários ou sugestões de leitores terão maior número de visualizações e maior participação externa. Caso você tenha uma equipe de produção, estimule discussões, levante hipóteses e crie situações que estimulem o brainstorm dela. Converse com a sua equipe, estimule o diálogo e faça com que ela participe de suas decisões e processos criativos. Tenha certeza de que a comunicação aberta, seja com o seu leitor ou equipe, será fonte de grande inspiração.

 

Dica 4 – Visite outras páginas e fóruns de discussão

Dedique especial atenção ao que acontece ao seu redor. Não fique somente concentrado no seu site ou blog. Aproveite o tempo para ler outras fontes que abordem o mesmo assunto que a sua página ou que sejam semelhantes. Procure participar de fóruns de discussão que sejam familiares a sua área, mantendo-se atualizado. Dê atenção aos temas e assuntos abordados em outros sites ou nos fóruns de discussão dos quais você participa, e questione a importância desses conteúdos para os seus leitores. Questione as soluções propostas por eles e procure desenvolver soluções inovadoras ou que não foram discutidas ainda. Novas abordagens são garantia de maior interesse do seu leitor.

 

Dica 5 – Dê atenção aos conteúdos mais antigos

Ler seus conteúdos antigos e somar isso às tendências mais atuais de sua área, bem como aos conhecimentos por você adquiridos, vão certamente lhe ajudar. Tudo o que você produz, por mais desatualizado ou antigo que pareça, um dia poderá ser reaproveitado. Reciclar conteúdos que tiveram boa visibilidade é uma das técnicas mais utilizadas por quem precisa alimentar constantemente páginas na web. Seja reescrevendo, atualizando ou alterando informações, leve em consideração alguns pontos antes de reciclar seu texto:
      – O assunto será interessante ao meu leitor? 
      – Posso acrescentar novos índices ou informações a ele? 
      – De que maneira posso abordar esse assunto de forma diferente?
      – É possível propor uma nova solução à situação problema levantada no texto?

 

Pense a respeito desses questionamentos e lavante outros. Aproveite para criar possibilidades e acredite nos resultados positivos que a reciclagem de conteúdos antigos poderá lhe proporcionar quando faltar inspiração! Tenha em mente que a produção de conteúdo é resultado de muita pesquisa e dedicação. Portanto, mantenha-se atento às novidades, atualize-se sempre e faça com que seus textos alavanquem cada vez mais o seu blog ou site.

 

Tem outras dicas? Deixe sugestão nos comentários. Aproveite também para saber mais sobre como criar textos incríveis para web.