Quando se fala em marketing digital, um dos pontos fundamentais para o sucesso da estratégia traçada é a criação de conteúdo. De acordo com uma série de pesquisas na área, a disponibilização de conteúdos atrativos para o público tem sido fator imprescindível para o sucesso de sites e blogs e, consequentemente, para a venda de produtos e serviços.

Diante dessa nova realidade, os produtores vêm investigando formas de oferecer ao leitor conteúdos cada vez mais atrativos. Apesar de desafiador, algumas características são fundamentais para que a audiência se mantenha interessada e engajada em determinada página. Confira as dicas que o Meu Redator separou para você conquistar os visitantes e clientes em potencial!

Como criar conteúdos atrativos?

Infelizmente, muitas pessoas continuam acreditando que bons conteúdos conseguem atrair leitores sozinhos. A verdade é que, atualmente, os leitores precisam de apenas 8 segundos de leitura para saber se vão dar continuidade ou não ao texto.

Isso mostra que investir em temas interessantes e chamadas instigadoras não é o suficiente. Antes disso, o produtor de conteúdo precisa entender algumas questões que estão por trás de toda a complexidade do marketing de conteúdo.

  • Conheça o público e seus interesses

Antes de qualquer coisa, é preciso ter muito claro quem é a persona da empresa ou blog. Durante o desenvolvimento da estratégia de marketing digital, uma personagem com características bem delimitadas deve ser criada para dar vida ao cliente ideal. Com isso traçado, é possível saber quais são as necessidades e interesses do leitor e, a partir daí, oferecer conteúdos que sejam, de fato, atraentes e que façam diferença em sua vida.

  • Seja empático com o público

Todo produtor de conteúdo deve estar atento não apenas ao que está sendo escrito, mas também à linguagem utilizada. Garantir uma comunicação empática e próxima ao leitor pode ser a diferença-chave na conquista de clientes.

Com isso em mente, o site ou blog precisa ser capaz de disponibilizar conteúdos no formato que mais agrada ao seu público. Colocar-se no lugar do leitor para saber se determinado texto prenderia sua atenção é sempre uma boa pedida.

  • Adeque-se ao estilo do leitor

Para que uma comunicação efetiva aconteça, quem escreve precisa conhecer seu leitor. De que adianta abordar um assunto com linguajar técnico quando os leitores são pessoas leigas? Tornar o tema do texto acessível deve ser prioridade para, inclusive, criar uma relação de proximidade com o visitante da página e tornar a leitura mais fluida.

  • Crie textos que ofereçam uma leitura dinâmica

Você deve se lembrar que um leitor em potencial decide se dará continuidade ou não a um conteúdo em apenas 8 segundos, certo? Por conta desse detalhe essencial, é preciso que o conteúdo ofereça o maior número de informações em pouco tempo, oferecendo escaneabilidade a apenas um passar de olhos.

Para tornar a leitura mais dinâmica, apostar em intertítulos, parágrafos curtos e destacar determinados pontos ao longo do texto tornam a leitura mais leve e aumentam as chances do visitante se prender ao conteúdo.

  • Invista em conteúdos relevantes

Com a imensa oferta de conteúdos em blogs ou sites, para chamar a atenção do visitante é preciso oferecer informações diferentes e de valor a seu leitor: além de trabalhar assuntos de interesse da persona, o produtor de conteúdo deve ser capaz de prever quais informações, de preferência novas, enriquecerão as pesquisas que o leitor está fazendo na internet.

Caso, ao bater os olhos na página, o visitante perceba que um texto oferecerá apenas mais do mesmo, dificilmente terminará sua leitura. Para garantir que isso seja feito, o primeiro passo é buscar fontes confiáveis que forneçam informações relevantes. Outra dica é disponibilizar links ao longo do texto para que o leitor interessado em aprofundar seus conhecimentos possa acessar novos materiais.

  • Trabalhe as palavras-chave

Em um mundo onde o SEO (Search Engine Optimization) é uma das principais ferramentas para se destacar entre os milhões de sites e blogs, conhecer os termos mais relevantes utilizados pela sua persona é primordial. Dessa forma, produzir conteúdos que trabalhem essas palavras-chave fará com que o público acesse mais facilmente a página a partir de suas próprias demandas.

Os buscadores da internet, como o Google, funcionam, em parte, pela relevância das palavras-chave utilizadas nas páginas. Assim, garantir que seu site ou blog atuem com os termos que o usuário digita para fazer pesquisas na web pode ser o grande diferencial em relação à concorrência.

Com tantas ofertas de conteúdo, despertar o interesse do público e aumentar o engajamento é um desafio, mas definitivamente não é impossível. Ao oferecer conteúdos de qualidade, que tenham a ver com a realidade da persona e com informações novas, a audiência de seu blog e site melhora e, por consequência, o sucesso da estratégia de marketing digital é alcançado. Trabalhar essas dicas deve ser uma prática diária para que os leitores mantenham e estreitem sua relação com a página.