Transmitimos conhecimentos, compramos produtos, solicitamos e utilizamos serviços, e nem percebemos o que fazemos. Todas essas ações são trocas que o marketing facilita entre os consumidores e o mercado, e essa área é muito importante para as empresas e pessoas, pois além de facilitar as trocas, auxilia na captação, retenção e fidelização dos clientes.

O marketing é uma ciência que possui o objetivo de conhecer o mercado buscando atender e satisfazer as necessidades dos clientes, de forma que os consumidores percebam o valor agregado que o produto possui, e realize a troca com satisfação, assim, a empresa obtém seu lucro, e o cliente tem seu desejo, que foi criado pelo marketing, atendido. Este conceito é compatível com a definição dada pelo autor Philip Kotler sobre o marketing: segundo esse autor,  trata-se de uma ciência que explora os valores para realizar trocas satisfatórias entre o mercado e os consumidores.

Essa é uma área que possui diferentes ferramentas que visam auxiliar o alcance de objetivos traçados. O composto mercadológico é um exemplo de ferramenta utilizada. Esse recurso teve início com a definição dos 4Ps, com foco no produto, e possibilitou evoluções para adaptar as mudanças do ambiente de marketing que cresce a cada dia, em uma constante disrupção mercadológica.

 

A EVOLUÇÃO DO MARKETING

Assim como as ferramentas mudam de acordo com o ambiente, o marketing em si também evolui, e ele evoluiu do marketing 1.0 ao 4.0, tendo o foco passado da venda para a satisfação, depois para as relações, e hoje o foco é nas conexões. Vamos pensar sobre toda essa evolução? Podemos perceber que ela ocorreu em conjunto com a evolução da sociedade, com a evolução humana e também com as inteligências que possuímos e utilizamos.

Qual a relação de tudo isso? Como podemos dizer que o marketing evoluiu com a evolução humana ou mesmo com a evolução das nossas inteligências? É simples: basta observar a história e como foram realizados os processos de troca ao longo do tempo, e como ele mudou. No início do marketing, o 1.0, temos o foco voltado para as vendas, para a produção, pois o consumidor consumia por instinto, por necessidade. Essa forma de marketing tem ligação com nossa inteligência racional, pois com ela resolvemos problemas, tomamos decisões com base em algo, por uma razão, por necessidades.

No marketing 2.0 mudou-se o foco da produção e venda para a satisfação das necessidades, através dos desejos, pois os consumidores utilizam agora a inteligência emocional para realizar suas compras, buscam se motivar, persistir, agregam a razão com a emoção, as empresas utilizam essa inteligência para gerar produtos com custo benefício, função e emoção. A inteligência relacional é utilizada no marketing 3.0, quando o foco passou para as relações humanas, em que as organizações passam a oferecer produtos racionais, emocionais e relacionais, e os clientes passam a participar dos processos de criação das empresas, utilizando o envolvimento de muitos para muitos.

Hoje em dia vivemos o marketing 4.0, que emprega a inteligência artificial, tem foco na conexão, através da internet e das redes. No nosso contexto, essa inteligência é o potencial que o computador tem de pensar como ser humano, possibilitando um grande progresso para nós e para as empresas. Dessa forma, o marketing evoluiu com as inteligências, com a nossa evolução, e continua evoluindo a cada dia com cada novidade que surge no nosso ambiente mutável.

 

O MARKETING HOJE

Vamos pensar em como vivemos e como percebemos essas mudanças? As transformações acontecem em nosso mundo a cada instante, ontem vivíamos de uma maneira e hoje de outra, de acordo com as influências que sofremos e realizamos. Estamos organizados em clusters, ou seja, em redes, elas nos conectam e nos aproximam. Nossas redes são as pessoas com as quais temos contato, amigos, trabalho, família. Por meio dessas conexões é que influenciamos e somos influenciados, com ela vivemos e realizamos nossas atividades, obtendo valor e melhorando nossa rede de relacionamento.

A comunicação é importante em todos os processos de nossa vida, e no marketing não é diferente. Precisamos entender nosso público e saber expressar a comunicação da maneira correta para que ele perceba de forma simples e clara o que desejamos passar. A psicologia do marketing é utilizada na comunicação, ela a melhora, passando para um marketing mais particular, auxiliando no posicionamento pessoal das empresas em suas atuações, na percepção de produto e fidelização.

O mundo das trocas que é o marketing almeja criar conexões com os clientes, indo além das empresas. Existem diferentes tipos de marketing, como, por exemplo, o marketing de posicionamento, relacionamento, digital e pessoal, que buscam sempre a troca, venda de produtos, serviços, conhecimentos, e até mesmo de nós.

 

O MARKETING E OS RELACIONAMENTOS

O marketing digital melhorou e aprimorou as conexões entre as empresas e os consumidores. Com ele, a proximidade entre ambos aumentou, e gerou novas necessidades a serem atendidas. A era digital facilitou os processos do marketing, ajudando as empresas a estabelecerem estratégias melhores, tornando as ações mais práticas, aprimorando os relacionamentos e a forma de posicionamento. A tecnologia influencia o marketing e proporciona cada vez mais facilidades, inovações e avanços em nossas vidas e modos de agir.

Você percebe como o marketing influencia nossas decisões e nossa vida? Ele nos cerca a todo momento desde nossa infância, nosso período escolar e ainda mais na nossa vida adulta, em nossos empregos e objetivos. O marketing tem diferentes áreas, e elas nos ajudam, assim como ajudam a qualquer empresa. Esse mundo é amplo, cheio de relações, trocas, olhares diferentes, e isso o torna um lugar apaixonante. O marketing nos ajuda a entender esse mundo, o mercado, nossas atitudes, como influenciamos as pessoas, como vivemos. Além de gerencial, é um processo social realizado por pessoas para analisar dados, comportamentos, e chegar a um objetivo, que é realizar as trocas, porque afinal, tudo no marketing, assim como na vida, é uma troca.

 

Escrito por: Profª Ana Bárbara Dias
Mestre em Administração, com atuação nas áreas de marketing e comunicação.