Dizem que todo momento de crise traz a oportunidade de nos reinventarmos, e com a dificuldade econômica pela qual o Brasil vem passando não é diferente.

Com tantos obstáculos para encontrar emprego formal, milhares de pessoas passaram a buscar novas alternativas de trabalho. Diante disso, o mercado freelancer passou a ser uma boa aposta, principalmente neste momento de intensa revolução tecnológica.analogias-metaforas

O avanço da internet se tornou um excelente meio para quem deseja começar uma nova carreira. A necessidade das empresas e de profissionais liberais alavancar seus negócios contribui diretamente para a movimentação do mercado freelancer.

Atualmente, o maior meio de comunicação entre empresas e clientes são as redes sociais e as páginas na web, e essa comunicação é intermediada principalmente por textos. Se você gosta de escrever e tem o desejo de trabalhar com a escrita, há um vasto caminho pela frente, já que os blogs, sites e as mídias sociais dependem de constante produção de conteúdo. E então, que tal aproveitar a oportunidade para se tornar um redator freelancer?

Quer saber como começar? Confira as dicas que o Meu Redator preparou para você.

– Tenha disposição para produzir

Trabalhar em casa pode parecer uma ideia bastante sedutora, certo? Mas para produzir em sistema home office é necessário quebrar algumas barreiras, já que a distração está presente o tempo todo. Entender que horário de trabalho é tempo de produzir, independente de onde você esteja, pode ser um conselho valioso.

– Seja organizado e disciplinado

Talvez o maior desafio de trabalhar no conforto do seu lar seja manter uma rotina. A verdade é que ela será sua grande norteadora, então organize seu tempo e seu ambiente de trabalho como se estivesse fora de casa. Trabalhar na cama, de pijama, enquanto almoça, por exemplo, pode acabar prejudicando o seu desempenho na atividade.

– Separe tarefas pessoais e profissionais

Para manter a produtividade e cumprir os prazos de entrega de textos, é essencial não misturar o trabalho com a vida pessoal. Caso você tenha tarefas pessoais em meio ao horário de trabalho, haja conforme o esperado dentro de um ambiente formal. Disciplina é a palavra de ordem e que definirá o seu sucesso profissional.

– Mantenha suas finanças organizadas

Ter um emprego formal pode ser mais confortável por você poder controlar melhor os seus gastos.O salário fixo dá um parâmetro mais certeiro sobre sua receita, mas no mercado freelancer a história não é a mesma. Como, em geral, o redator freelancer ganha de acordo com produtividade, é necessário manter a organização para não gastar mais do que se ganha.

– Defina sobre o que você quer escrever

Imagine quantos blogs, sites e páginas existem nas redes sociais? Será que você gostaria de escrever sobre todo o tipo de assunto? Provavelmente não. Há redatores com maior habilidade para falar sobre saúde, outros sobre empreendedorismo ou tecnologia. É fundamental definir os temas de seu domínio para que o trabalho flua com maior facilidade.

– Escreva com qualidade

A demanda por textos é alta, e os prazos para a entrega dos materiais, muitas vezes, são curtos. A verdade é que você precisa se manter atento para o fato de que isso não deve, jamais, ser impeditivo para a entrega de materiais de qualidade. É imprescindível que os textos sigam o mesmo padrão, independente do prazo de entrega, para que você conquiste a confiança dos seus clientes.

– Esteja disponível e interessado em trabalhar 

Todo início de carreira tem suas dificuldades, e para o redator freelancer não é diferente. Para um redator iniciante, o principal foco deve ser construir um portfólio. Dessa forma, é válido que você inicie sua carreira em sites especializados em colocar redatores em contato com profissionais que buscam textos. Não faltam oportunidades!

– Construa uma rede de clientes

Com o desenvolvimento de seu portfólio, ficará mais fácil conquistar novos clientes e aumentar suas margens de lucro. Inicialmente, é comum que os redatores acabem aceitando escrever textos por valores mais baixos, mas com o passar do tempo e com a experiência, o profissional poderá aumentar o seu valor no mercado. Claro que tudo isso dependerá de todas as dicas anteriores!

– Aproveite a experiência

Mesmo com as dificuldades naturais de um profissional iniciante, esteja preparado para aprender muito e se divertir trabalhando, principalmente se você sempre desejou ganhar dinheiro escrevendo. É uma oportunidade excelente se você busca horários mais flexíveis, uma rotina diferente do padrão e uma carreira que tem novidades todos os dias.

 

Por onde posso começar?

Como dito anteriormente, alguns sites trabalham como uma ponte entre redatores freelancer e empresas que buscam produtores de conteúdo. Confira alguns deles e comece sua nova carreira em 2017!

 

Meu Redator

O Meu Redator foi criado por jornalistas e tecnólogos que buscam trabalhar de forma colaborativa. No site, o redator freelancer faz seu cadastro com informações pessoais e profissionais e passa por um teste de qualificação. Caso aprovado na área de candidatura, o profissional passa a receber demandas de blogs, empresas e outros pela plataforma do site.

Ficou interessado em encarar o desafio? Então aproveite para aprofundar ainda mais os seus conhecimentos em redação, conferir dicas para o mercado e ficar por dentro do que os clientes buscam: tudo isso e mais um pouco você encontra no blog do Meu Redator!