Se um post viral para as redes sociais toma formas gigantescas em termos de tráfego, ele se torna um modelo. Ou seja, estudá-lo pode nos ensinar grandes lições a replicar no nosso planejamento de postagens semanais.

Todo administrador de redes sociais precisa ter em mente que um dos fatores mais intensos de poder de viralização são os vídeos. Não é por nada que diversos canais de estudo online se valem desse artifício para instruir seus alunos.

Portanto, incluindo o elemento de vídeo, vamos agora explicar a você qual é a essência de um post com potencial de viralização na internet. Confira!

Humanizar

Um post viral para as redes sociais costuma ter elementos de humanização. Um post muito técnico, sem vida, dificilmente será atrativo. Como se pode humanizar um post em que você realmente precise da atenção plena do seu público? Aqui estão algumas dicas:

  • Conte histórias reais que incluam qualidades admiradas como  coragem, perseverança, determinação e bondade.
  • Use uma história com a qual a maioria do seu público possa se identificar.
  • Elimine desse post específico a linguagem muito formal, totalmente desprovida de sentimentos.

Essas coisas fazem o público enxergar a essência do seu post como agradável e positiva, potencializando as chances de que você ganhe mais curtidas e compartilhamentos.

Inovar

Pensar fora da caixa. Inovar. Esse é um dos melhores elementos de um post viral para as redes sociais. Lembre-se de que o que é repetitivo e cansativo pode até ser tachado como spam.

Não corra esse risco por permitir que sua página entre num ciclo vicioso sem fim. Inove a toda semana, com posts interessantes e relevantes. Só assim eles irão mais longe!

Planejar

Pensar antes de publicar: essa é a ideia por traz do planejamento de publicações. Muitos administradores comentam na internet que é melhor um post bem pensando do que muitos aleatórios. Isso é a mais pura verdade!

Páginas famosas nas redes sociais podem não ter zilhões de posts. Mas o planejamento dedicado aos poucos posts, muito bem pensados, ajuda, e muito, no alto poder de viralização!

Provocar

Esse é um dos elementos mais poderosos para criar um post viral para as redes sociais. A provocação não indica necessariamente que você vai ofender ou polemizar.

Provocar pode ser entendido como estimular uma reação, seja ela qual for. Alguns posts com figuras famosas, acompanhadas de frases (memes), provocam milhares de reações nas redes sociais. Já pensou em fazer alguns testes nesse sentido? Tente hoje mesmo e avalie os resultados.

Apontar

Apontar um fato da atualidade pode gerar diversas reações. Quer ver? Experimente ‘cutucar’ seu público postando:

  • A frase de um ator
  • A atitude de uma cantora
  • Um lance esquisito do futebol
  • Uma cena engraçada de um filme
  • A gafe de um apresentador

Sempre faça isso com muita dignidade. Apontar para o que está em alta tem forte poder viralizante na internet!

Listar

Listar dicas, sugestões, indicações, frases de efeito ou novas oportunidades pode aumentar o engajamento com seu público.

Experimente fazer isso nos horários onde o seu público estaria buscando dicas. É possível avaliar isso com as métricas que muitas redes sociais colocam à disposição de seus administradores.

Convidar

Não há nada mais efetivo num post viral para as redes sociais do que convidar o público para uma ação. O chamado CTA (call-to-action) não tem regras muito rígidas. Mas é bom agir com bom senso nesse caso. Tente, por exemplo, as seguintes posturas:

  • Peça para que seu público compartilhe o post com aquelas pessoas que consideram generosos, bondosos, inteligentes, empreendedores.
  • Use a diversidade de reações da rede social em questão como base de resposta. Por exemplo: use algumas das 6 reações do Facebook para pedir respostas de perguntas do tipo: qual é o melhor (carinha feliz x carinha irritada), o que você indica etc.

Convites geram mais reações do que posts estáticos, que muitas vezes apenas carregam informações.

Gostou de nossa análise dos 7 elementos de um post viral para as redes sociais? Deixe um comentário com alguma outra dica que você também acha importante.