Saiba de uma vez por todas quais são os melhores conteúdos para cada etapa do funil de vendas

Saiba de uma vez por todas quais são os melhores conteúdos para cada etapa do funil de vendas
(Nota 4.89) 9 voto(s)

O funil de vendas, para quem não sabe, é um método que acompanha e conduz o cliente na fase de consciência (topo), interesse (meio) e fechamento de um negócio (fundo), cujo sucesso depende da produção de conteúdo. Segundo estudo da Regalix Research, 98% dos especialistas afirmaram que o conteúdo é a principal ferramenta para aumentar o volume do funil de vendas e, claro, elevar o número de clientes reais.

Mas como produzir um conteúdo sério que faça com que aquele leitor curioso se torne de fato um consumidor? O post de hoje vai te mostrar quais são os melhores conteúdos para cada etapa do funil de vendas. Confira:

Crie posts blog para o topo do funil

O topo do funil é o primeiro contato entre o cliente e a empresa. Esta parte tem por objetivo atrair o interesse do leitor para uma solução. Para atraí-lo invista em postagens de blog, pois eles são a melhor ferramenta para matar a curiosidade do leitor e chamar a atenção para os problemas que sua empresa vai resolver.

Os leitores só terão interesse em seus textos, caso eles sejam de fácil acesso (disponíveis e bem divulgados em todas as redes sociais), claros, objetivos e informar ao leitor sobre uma dificuldade e como ela pode ser solucionada.

Esses conteúdos, no entanto, não podem ser usados para realizar a venda direta, pois os leitores ainda não tem interesse sobre a sua solução. Na primeira parte você chamar a atenção deles para que eles resolvam algum problema para, depois, se transformarem em clientes potenciais (leads).

Aposte em conteúdos mais profundos para o meio do funil

O meio do funil de vendas é a etapa onde você converte o leitor curioso em um potencial cliente (lead). Logo, ele precisa de conteúdos mais profundos para que ele conheça mais sobre a solução da sua empresa. Estes conteúdos são:

  • Blog posts maiores (textos entre 1.000 a 1.2000 palavras);
  • E-books (2000 a 2.200 palavras no máximo);
  • Newsletter (informativo para que o leitor acompanhe os conteúdos produzidos pela sua empresa).

Nesses textos você pode citar sua empresa 1 ou 2 vezes no máximo, mas não venda diretamente para o cliente, pois ele ainda não decidiu se vale a pena ou não contar com a sua organização. No meio do funil seu objetivo é coletar o maior número de dados possíveis do seu cliente (nome, e-mail, telefone, empresa, etc.) para estruturar seus argumentos de venda no fundo do funil.

Use whitepapers de case de clientes e webinars para o fundo do funil

É no fundo do funil que você deve fazer a venda diretamente. O leitor já sabe o que quer, mas ainda não decidiu qual a empresa vai oferecer a melhor solução para o seu problema. Por isso você deve convencê-lo de que sua organização é a melhor opção do mercado.

Para persuadir o seu cliente os melhores conteúdos são whitepapers de cases dos seus clientes e webinars. Neles você deve disponibilizar os seguintes dados: preço, forma de pagamento, material institucional contendo dados específicos da solução comercializada, etc.

Como deu para ver tem muito trabalho a ser feito, concorda? Que tal conhecer mais sobre a produção de conteúdos para o seu funil de vendas? Use o espaço nos comentários e tire suas dúvidas.

3 comentários

Responder
  1. Oi amigo, bom artigo, conteudo relevante assim ajuda muito.

    Da um pulinho aqui na mainha página também que eu tenho um conteúdo incrível e inédito para quem trabalha com marketing digital.

    Eu duvido que você já sabia disto, da uma espiada que vale a pena, o endereço esta linkado ai no meu nome.

  2. Olá Amigo, gostei do post.
    Da um pulinho na minha página também que eu tenho um conteúdo muito interessante, exclusivo e que ajuda muito quem trabalha com maketing digital.
    Vou deixar o endereço linkado ai no meu nome. Mais uma vez parabéns pelo conteúdo, abraço.

One Ping

  1. Pingback:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *