Aumentar a autoridade da marca no Google é sempre o objetivo de todos que trabalham no meio digital. Existem muitas formas de se conseguir atingir tal meta, e uma simples, que costuma ser bem aceita é fazer uso do guest post.

Essa prática traz vantagens tanto para o autor do texto quanto para quem o aceita como convidado. Quer entender quais são elas e qual o melhor jeito de se fazer?

Acompanhe o texto para tirar suas dúvidas e começar a realizar esse trabalho!

O que é guest post?

Primeiro vamos definir o que é mesmo um guest post, né? É o ato de você escrever um artigo e publicar no blog de outra pessoa. Aqui no Meu Redator conhecemos como ‘publipost‘.

Talvez você já deva ter visto por aí alguns blogs fazendo isso, não? Se ainda não viu, saiba que é algo até bem procurado em redes sociais, como alguns fóruns e grupos de Facebook, por exemplo. Sempre podemos ver alguém buscando por uma pessoa que aceite fazer uma troca de artigos como guest post (ou publipost).

“Mas… por que publicar um texto meu no blog de outra pessoa?”, você pode estar se perguntando. E vamos responder a isso agora.

Quais as vantagens do guest post para o SEO?

Os benefícios de escrever um artigo legal para o blog de outra pessoa são vários. Confira:

Aumentar autoridade do seu site

Pensa só, ao publicar seu texto nessa outra página, você pode fazer com que sua autoridade fique maior, você se torna mais conhecido para um público que talvez ainda não tenha ouvido falar da sua marca. Por você assinar o seu nome no post, as pessoas, gostando do conteúdo, poderão se interessar em saber quem você é. Consequentemente, sua empresa também se torna mais conhecida.

Ter mais link building

Se você é adepto a inserir as técnicas de SEO no seu blog, você, possivelmente, já deve ter links dentro dos seus artigos apontando para outros textos dentro do seu site. E isso é mesmo muito bom! Mas você já tem esses links vindo de algum site externo, ou seja, um site que não seja o seu?

O Google costuma ver esse tipo de comportamento como algo ótimo. E é como se dissessem para ele que o seu site é significante. Sua página ganha pontos e pode subir de nível na indexação. Isso tudo, claro, se o site que apontar para o seu for também confiável. Pois se ele costumar praticar algo que seja considerado ruim para o Google, isso pode ter o efeito contrário.

Conseguir mais visitantes

Ao se tornar mais conhecido e conseguir cativar esse novo público, você pode atrair mais visitantes para o seu blog agora. Eles passarão a acompanhar suas novas publicações, você terá mais pessoas engajadas, poderá aumentar seus fãs, a sua taxa de conversão e, então, suas vendas.

Além disso, você tem chances de conquistar não só essas pessoas que lhe encontraram por meio do outro site, mas também os conhecidos dessas outras pessoas. Pois se elas gostarem de você, poderão compartilhar seu conteúdo e falar de você para outros.

Facilitar para ser encontrado

Seu site já está recebendo mais visitantes, você já tem mais fãs, seus textos já estão sendo mais compartilhados, já tem link externo apontando para ele e sua posição na indexação já melhorou consideravelmente.

A consequência disso é que você aumenta sua oportunidade de ser encontrado pelo Google por alguém que esteja procurando por algo relacionado às palavras-chaves que você utiliza.

Aumentar os contatos do e-mail marketing

Você já tem uma lista maior de seguidores e seus posts já estão mais visualizados. Que tal incluir essas novas pessoas na sua lista de e-mail marketing e aumentar ainda mais as suas possibilidades de taxas de conversão?

Mas como fazer então o guest post?

Você pode fazer isso de diferentes maneiras. Pode simplesmente ser convidado por alguém para escrever no blog dele, ou então se oferecer para fazer isso, propondo uma troca de textos, para a pessoa escrever no seu também. As redes sociais são lugares fáceis de encontrar alguém que tenha esse interesse.

Todavia, é importante seguir alguns passos:

Procure um tema similar

É prudente que você escreva para um blog que tenha um tema ou nicho similar ao seu, para que o conteúdo seja relevante. Pois, mesmo que você faça um ótimo texto, o público precisa se interessar por lê-lo. Por exemplo, se você tem um artigo relacionado ao assunto de economia e finanças, ele não vai chamar muito a atenção se for publicado em um blog que fale sobre religião. Pode até ser que uma pessoa ou outra se interesse, mas, de modo geral, não valerá a pena o trabalho.

É uma boa prática, nessas ocasiões, enviar antes ao dono um briefing do que você pretende abordar. Se você conseguir enviar pelo menos 3 assuntos diferentes para que ele escolha, mais garantido ainda o seu sucesso.

Compare a persona

Se você quer atingir o mesmo tipo de público com o qual você trabalha, que tenha os mesmos interesses e as mesmas dúvidas, a persona precisa ser parecida. Ainda que o tema seja o mesmo, é bem diferente você escrever sobre como cuidar da saúde para alguém de 20 anos e para alguém de 60 anos, concorda?

Escreva de um jeito parecido

É legal você manter um jeito de escrever parecido com o do autor do blog em questão, pois o público dele continua ativo justamente porque se identifica com esse tipo de escrita. É claro que você pode manter a sua personalidade e ter sua identidade ao escrever, porém não faça algo muito destoante.

Tenha um portfólio para mostrar

Se a pessoa ainda não conhece bem o seu trabalho, provavelmente vai querer ter a certeza de que você tem algum domínio de conteúdo e que você tem habilidades para elaborar um bom artigo. Tenha textos da sua autoria para mostrar, caso ela queira.

Pergunte sobre links

Para não haver mau entendimento sobre a possibilidade de usar links dentro do artigo, converse antes com a pessoa para deixar tudo claro. O mais interessante para o seu blog é que você insira, ao longo do artigo escrito como guest post, links para o conteúdo dele. Porém, algumas pessoas só aceitam tenha algum link na despedida do artigo.

Tenha um objetivo a mais

Se o seu único intuito for promover o seu blog, as pessoas poderão perceber isso, e o texto não irá agradar. O autor do blog ainda pode recusar o seu artigo ou não aceitar mais que você escreva em momentos futuros. Então, como contentar todo mundo? Simples. Acrescente algo que o blog ainda não tenha. Faça um bom texto que ensine as pessoas.

Em um guest post bem feito, todos saem ganhando. Você, por ter a oportunidade de publicar seus textos em um local que já tenha um público formado, e o dono do blog, por enriquecer os conteúdos da página. E também o leitor, que se depara com mais um autor que escreva artigos envolventes e de conteúdo.

E você, tem algo relevante para os leitores do nosso blog? Envie seu guest post para nosso contato, que podemos conversar sobre o assunto!