A captação de leads é o grande alvo do marketing digital. Para isso, é necessário elaborar uma estratégia que ajude a empresa a obter o êxito desejado.

Uma tática que costuma trazer grandes resultados e que não exige muito investimento financeiro é empregar o marketing de conteúdo.

Entenda melhor por que a criação de conteúdo auxilia na geração de leads da sua marca!

 

O que é lead

Para começar, é importante que você entenda o conceito de leads.

Leads são pessoas que entram em contato com a sua marca e podem se tornar compradores. Não são apenas visitantes passageiros, mas aqueles que já possuem uma inclinação um pouco maior a fazer a compra, apesar de ainda não estarem completamente decididos.

Para você conseguir identificar quem é lead e quem não é, é primordial que você tenha conhecimento da jornada de compras de um cliente. Além disso, você deverá ter estabelecido também o perfil da sua clientela, para que consiga especificar a persona.

Então, resumindo, um lead é um possível comprador da sua marca.

 

Por que usar conteúdo para captação de leads

Fala-se muito em inbound marketing , ou marketing de atração, nos tempos atuais. Isso porque foi constatado que o comportamento do consumidor ao comprar um produto não é mais o mesmo que há alguns anos atrás.

Enquanto lá pela década de 90, um possível cliente tomava conhecimento da existência de um produto pelas propagandas comerciais, em televisão ou revistas, na era atual ele descobre a novidade por meio de informações na web.

A Internet possui um grande potencial na influência de vendas. Segundo uma pesquisa realiza pela TNS Research International, mais de 90% das pessoas realizam pesquisas na web sobre um produto ou serviço antes de se decidirem pela compra.

Não é de se espantar, pois o mundo digital já está presente em quase 100% do nosso cotidiano. Nos conectamos de forma fácil, em qualquer lugar, por smartphones e computadores. Temos simples acesso a nossos contatos, a sites de buscas, a redes sociais.

A criação de conteúdo é uma das estratégias do inbound marketing, pois é exatamente com ela que se consegue:

  • chamar a atenção e atrair visitantes ao site;
  • mostrar a sua autoridade (seu conhecimento) sobre determinado assunto e com isso construir confiança e respeito;
  • responder a dúvidas das pessoas que chegam ao conteúdo;
  • incentivar o usuário a manter uma relação com a empresa;
  • familiarizar pessoas com os seus produtos e serviços;
  • gerar afinidade e cativar fãs que serão fiéis à sua marca.

Então, já que um lead é um possível comprador, é preciso alimentá-lo com conteúdos atrativos para que ele tome a decisão de comprar, quando estiver preparado.

 

Como acontece a captação de leads por meio do conteúdo

Afinal, como conseguir gerar mais leads usando essa estratégia para o negócio? É só fazer artigos e publicar por aí?

Infelizmente não é tão simples assim. Apesar de a criação de conteúdos ser uma excelente estratégia por todos os motivos já citado acima, é importante que se tenha um bom planejamento. Pois ele será o seu guia para colocar o plano em prática e depois mensurar os resultados, para saber o que deve ser melhorado.

Você precisa entender ainda como acontece o ciclo de um comprador na era digital pelo conceito do inbound marketing.

Tal conceito nos apresenta as seguintes etapas: atrair – converter – fechar – encantar. Ao utilizar um conteúdo, você terá a oportunidade de fazer um cliente passar por todas elas.

Assim, o conteúdo terá que ser atrativo, ter chances de convencer alguém a se decidir pela compra, e esse serviço terá que encantar esse alguém para que ele se torne um divulgador da empresa.

Foi dito no começo do artigo que é necessário você possuir conhecimentos da persona e também da jornada de compras. Isso será utilizado no planejamento dos seus conteúdos.

Assim, cada conteúdo terá que ter uma razão para ser publicado. Ele não será feito apenas para gerar uma grande massa de posts.

A jornada de compras diz o processo que um comprador faz antes de tomar sua decisão final. Estar por dentro dela lhe orientará em qual tipo de conteúdo é o melhor para conseguir fazer suas vendas. Essa jornada que ele percorre é também inserida no funil de vendas.

Nesse funil, o topo representa o primeiro contato que o usuário terá com a marca. Ele está em busca de conhecimentos. Ainda não sabe exatamente que precisa comprar, também não tem ainda uma necessidade específica.  Mas procura aprender alguma coisa. O tipo de conteúdo poderá ser mais superficial.

No meio de funil, o usuário já se deu conta de que tem um problema ou uma necessidade. Ele ainda não tem muita certeza do que precisa ser feito e por isso está buscando soluções. Aqui, já há um nível maior de conhecimento, então você poderá se aprofundar um pouco mais. Poderá citar várias possibilidades para solucionar o problema que ele tem. Poderá citar, de leve, sua marca, mas sem tentar persuadir.

No fim de funil, o usuário já tem mais noção do que busca. Ele provavelmente já sabe exatamente do que precisa, só não tem muita certeza em qual marca ele poderá confiar mais e qual lhe dará um maior custo-benefício. O conteúdo aqui já poderá ser ainda mais denso e com maior citação de todos os benefícios do seu produto. A pessoa que chega aqui e que já tem maior familiaridade com a sua empresa, terá maiores chances de optar por ela.

Assim, ao criar conteúdo você consegue a captação de leads e educa um possível comprador. Mesmo que ele não opte pela compra no exato momento em que chega a você, ele irá amadurecendo a ideia de decisão pela compra. Tendo já uma confiança estabelecida, você estará passos a frente da sua concorrência.

O processo de vendas é uma etapa longa. Precisa ser analisada, planejada e mensurada constantemente. Além disso, é importante ter em mente que a estratégia do marketing de conteúdo possibilita resultados muito satisfatórios e com grande poder de fidelização, porém, de forma geral, a longo prazo.

Agora que você entendeu por que criar conteúdo para captação de leads na sua empresa, veja os planos que o Meu Redator possui e escolha o que melhor se adéqua as suas necessidades.

Aproveite e confira como atrair clientes com posts em blog.