Uma boa estratégia de marketing digital precisa levar em consideração os canais de comunicação, o público que se quer atingir e a forma como o produto ou serviço será apresentado.
No entanto, para que sua estratégia funcione da melhor maneira possível, você precisa otimizar diversos aspectos gerenciais, muitas vezes negligenciados pelos empreendedores.
Só para exemplificar, é uma boa prática dividir as ações de marketing em etapas e resultados esperados, fazendo uso de ferramentas para organizar todas essas informações de forma clara, o que nem sempre é simples.
Da mesma forma, diversos pontos devem ser otimizados, como encontrar e usar as melhores palavras-chave para a sua campanha e os melhores canais de divulgação.
Visando ajudá-lo a ter mais resultados, preparamos uma lista com 8 ferramentas excelentes para otimizar suas estratégias de marketing digital.
Embora não sejam as únicas de suas categorias, com certeza essa lista elenca um ótimo ponto de partida.
Continue lendo e fique por dentro!
#1 Trello
Quando falamos em gestão de projetos (ou campanhas de marketing digital), sem dúvidas o Trello é uma das primeiras ferramentas que devemos lembrar.
Basicamente, você cria quadros com colunas e, em cada coluna, adiciona uma nota que pode ser um texto simples com anexos e check list, além de diversos outros elementos.
Como se trata de uma ferramenta completa, separamos suas funcionalidades em tópicos:
Gestão de processos
É muito fácil trabalhar com gestão de processos, inclusive com todos os integrantes do seu time, no Trello. Se o modelo de gestão for o Kanban, aí sim você estará no paraíso.
Você pode criar colunas relacionadas às etapas do projeto, cuja primeira são os trabalhos a fazer enquanto que as demais são etapas a serem alcançadas e mapear todo o andamento das atividades.
Compartilhamento de documentos
Com o Trello, todos os documentos importantes podem ficar concentrados no quadro, cada um em suas respectivas notas.
Assim, quando for preciso recuperar esses documentos, basta localizar a parte do quadro competente e fazer o download.
Gestão de prazos
Uma ótima funcionalidade é o prazo de cada tarefa.
Com ele, o time sabe quando deve entregar cada etapa do projeto, ajudando na hora de juntar tudo em um resultado integrado e completo.
Todas essas funcionalidades também estão presentes no Monday, só que o Trello é gratuito (com limitações leves).
#2 Canva
De longe, o Canva é a melhor ferramenta para criar designs de forma rápida e gratuita, sem correr o risco de desenvolver peças pouco profissionais.
Os planos pagos do Canva cabem no bolso, e as vantagens são realmente “vantajosas”, por assim dizer.
O Canva traz as seguintes funcionalidades:
Designs profissionais
Poucas pessoas realmente são boas em design, e para quem está começando a aprender sobre Photoshop, criar peças publicitárias profissionais é um “monstro de sete cabeças”.
Porém, o Canva trabalha com um método inteligente de produção: designers profissionais do mundo inteiro usam a plataforma para criar peças, as quais ficam catalogadas como templates para os demais usuários.
Assim, na hora de criar uma peça, basta procurar pela palavra-chave que a melhor descreve e criar sua arte com base no modelo apresentado pela plataforma.
Você vai se surpreender com a qualidade de seus trabalhos!
Banco de vetores e fotos
Se você é novo no marketing digital, provavelmente não sabe o que são vetores. Basicamente, são elementos gráficos que podem se esticar (ou comprimir) sem perder a qualidade de imagem.
Por isso valem tanto para a publicidade!
Acredite se quiser: o Canva disponibiliza bibliotecas imensas de vetores e fotos sem direitos autorais para você usar como bem quiser.
Se nada agradar, você pode fazer upload de arquivos do seu computador ou de nuvens como Google Drive e Onedrive.
Embora a ferramenta seja bastante rica, alguns trabalhos precisarão de toques especiais do Photoshop e Coreldraw, no entanto, para 90% das peças, apenas o Canva puro é uma solução impressionante.
#3 Google Ads
Se você quer otimizar um site ou então usar todo o poder do Google para fortalecer seu negócio, com certeza deve começar estudando o Google Ads, uma ferramenta simples que traz diversas soluções no que tange ao marketing digital.
Análise de palavras-chave
Uma palavra-chave nada mais é que uma palavra ou termo que remete ao seu negócio. Só para exemplificar, o termo “marketing digital para advogados” pode ser trabalhado visando atrair usuários que queiram esse serviço ou que, pelo menos, se interessem pelo tema.
Dentro do Google Ads, existe uma funcionalidade chamada Planejador de Palavras-Chave (ou Keyword Planner).
Ao adicionar palavras relacionadas ao seu negócio, a ferramenta retorna palavras-chave relacionadas, trazendo, ainda, informações sobre volume de busca e dificuldade de ranqueamento.
Existem diversos filtros e análises de palavras que são úteis na hora de elaborar uma estratégia de conteúdo, aumentando os resultados dessas estratégias.
Além disso, esses termos também são usados em campanhas de tráfego pago, como veremos a seguir.
Tráfego pago
Existem dois tipos de tráfego: o pago e o orgânico.
O pago, como o próprio nome sugere, é quando pagamos ao mecanismo para apresentar nossa empresa aos potenciais clientes. Já o orgânico trabalha com o inverso: preparamos materiais que atraem um certo tipo de usuário, com base em palavras-chave.
Em geral, o tráfego pago trabalha com resultados rápidos, porém pouco longevos, enquanto o tráfego orgânico investe no crescimento consistente de exposição de sua marca na internet.
Basicamente, o Google oferece os famosos anúncios patrocinados, fazendo com que sua página apareça acima das demais nos resultados de busca, desde que se pague a quantia certa.
Seus anúncios também podem passar no YouTube e em milhares de sites conveniados com o Google.
#4 Meu Redator
Criar conteúdo para estratégia de marketing digital demanda muito tempo. Afinal, existe um processo rigoroso para que o material tenha qualidade e profundidade, além de mão de obra especializada.
Embora não seja especificamente uma ferramenta, a plataforma Meu Redator consegue ajudar no que tange à produção de conteúdo.
Mais de 30 mil redatores
Para que o conteúdo tenha profundidade, a Meu Redator procura por um redator cadastrado na rede que seja especialista no tema.
Dessa forma, se o conteúdo é sobre engenharia, é provável que um engenheiro formado escreva o material, usando referências confiáveis e dando atenção aos detalhes técnicos.
Sem contratos
Os contratos servem para forçar as partes envolvidas a cumprirem com um determinado acordo. No entanto, a plataforma Meu Redator não trabalha com essa ferramenta jurídica, pois entende que deixa os clientes em posição de desconforto. Não há fidelidade ou multas por cancelamento.
Além disso, o trabalho sério e de qualidade acaba por ser melhor que qualquer contrato, sendo o principal motivo da recorrência de clientes.
Contrate somente o necessário
A plataforma possui um modelo self service, no qual o cliente só paga pelo que leva.
Ou seja, existem diversos planos comuns para estratégias de marketing digital, mas também há uma área de plano personalizado, o que dá mais liberdade de escolha ao cliente.
Os conteúdos ficam prontos no prazo e o cliente ainda pode pedir revisões o quanto quiser, dentro do limite de 30 dias.
#5 Turbologo
Se sua estratégia de marketing digital precisa de um logotipo, sem dúvidas você deve conhecer o Turbologo, uma plataforma especializada na criação desses elementos visuais.
Basicamente, a proposta da plataforma é desenhar um logo profissional em minutos, com base em modelos feitos por profissionais de design.
A proposta lembra bastante a do Canva, só que a Turbologo tem alguns diferenciais importantes.
Gerador gratuito de logo
A plataforma tem um gerador gratuito de logo personalizado ideal para quem precisa urgentemente desse elemento de design.
Além de ser rápido na criação, a imagem vem em formato vetorial, perfeita para usar na internet — dado que o tamanho da tela estica ou comprime as imagens, mas os vetores não perdem a qualidade nessas transformações.
Arquivos em alta resolução
Uma das garantias da plataforma é a qualidade. Portanto, seu logo terá uma excelente resolução, quando fizer download em png ou jpeg.
Isso permite que seu logotipo seja utilizado em diferentes materiais de marca, até mesmo em produtos de seu negócio, sem perder a qualidade.
Suporte ao vivo
Se você tiver dúvidas sobre como usar os recursos da Turbologo, conte com uma equipe de apoio personalizada para te ajudar em tempo real.
#6 RD Station
Se você planeja uma campanha enorme de marketing digital, com certeza a RD Station vai te ajudar muito.
Em resumo, a RD Station é uma plataforma com diversas funcionalidades indispensáveis para qualquer campanha de marketing, centralizando diversos serviços em um único lugar.
Ela trabalha em duas frentes: a automação de marketing e o gerenciamento de vendas.
RD Station Marketing
A frente “marketing” concentra todas as atividades essenciais para encontrar, atrair e/ou converter leads (pessoas interessadas em seus produtos) em clientes.
Para isso, a plataforma trabalha com diversas integrações, tais como mensagens no WhatsApp e disparo de e-mails.
O grande diferencial é a automação de processos, permitindo à equipe de marketing criar um fluxo de tarefas e monitorá-lo, cabendo apenas modificações para tornar as conversões mais eficientes.
A frente que cuida do marketing realmente faz um trabalho completo: até mesmo landing pages podem ser criadas rapidamente através de modelos validados no mercado.
RD Station CRM
A frente de CRM (Customer Relationship Management) cuida da parte de vendas. Ou seja, ela é complementar ao marketing, que fez o trabalho de atrair leads para seu negócio e visa manter boas relações com o cliente além de vender produtos e serviços.
O CRM trabalha com automação de vendas de modo a seguir um roteiro pré-moldado por você, para guiar o lead até o checkout.
Além disso, é nessa frente que o funil de vendas é trabalhado, inclusive a plataforma também conta com múltiplos funis de venda, se for necessário.
Ou seja, com certeza a RD Station tem o serviço certo para sua estratégia de marketing digital.
#7 SendPulse
A Sendpulse é uma plataforma que irá revolucionar a forma como você administra seus projetos, unificando todas as funcionalidades no mesmo lugar, essa ferramenta irá te ajudar a organizar e acompanhar todos os seus projetos de marketing, em mais de um canal diferente, como o e-mail marketing, chatbot WhatsApp e Instagram.
Canais de marketing integrados
Esta é uma plataforma que reúne todas as ferramentas essenciais no mesmo local, para que você possa automatizar seu pipeline de vendas incorporando diversos canais. Você pode enviar SMS em massa para avisar seus clientes sobre um desconto ou um e-mail confirmando a compra. A plataforma também oferece um construtor de chatbot que funciona para WhatsApp, Instagram e Facebook.
CRM Gratuito
Para além das muitas funcionalidades da plataforma, a melhor parte é que muitas das ferramentas você consegue consumir de maneira gratuita, o CRM é um exemplo disso. Você consegue convidar até quatro usuários para administrar a conta, conta com dois pipelines, cinco fluxox, um evento, dois quadros e 1 GB de armazenamento.
#8 Google Trends
Otimizar sua estratégia de marketing significa trabalhar para que todos os processos estejam alinhados para um determinado fim.
No entanto, se o fim não for prático e real, naturalmente os resultados tendem a decepcionar. Isso é muito comum quando nos referimos a estratégias que atacam segmentos de mercado pequenos ou quando não captamos as dores reais dos clientes.
O Google Trends serve justamente para ajudar a entender as necessidades do mercado.
Nessa ferramenta, você consegue coletar dados importantes sobre o interesse dos usuários de internet, em determinados assuntos, ao longo do tempo.
Para isso, basta pesquisar um termo-chave na ferramenta e analisar o gráfico produzido. Vale lembrar que as medidas são relativas, ou seja, o número 100 representa o interesse máximo pelo termo-chave e não a quantidade de buscas pelo termo no Google.
A ferramenta permite que você analise os dados desde 2004 até o atual momento, trabalhe com categorias e até o local de pesquisa associado ao Google, como YouTube e sites afiliados de notícias.
Dados estratégicos ricos
Ao consultar, a ferramenta retorna três elementos importantes:
- um gráfico sobre o interesse ao longo do tempo;
- um mapa do país analisado indicando onde o termo-chave é mais popular;
- duas colunas contemplando os assuntos e as pesquisas relacionadas ao tema, assim como a tendência de popularidade de cada elemento apresentado.
Com essas informações, as chances de sucesso de sua campanha de marketing aumentam muito, tendo em vista que você trabalhará com demandas reais do mercado.
Refinamento de pesquisa
O Google Trends permite que sua pesquisa seja refinada de uma forma bastante elegante.
Só para exemplificar, vamos usar o termo-chave “sapatos femininos”. Ao fazer isso, percebemos que esse termo é estável, ou seja, é popular ao longo do ano todo (ajustamos o período para os últimos 12 meses).
As regiões mais interessadas por esse termo são: São Paulo, Pernambuco, Bahia, Acre e Minas Gerais.
Nas pesquisas relacionadas, notamos que o termo “mocassim tratorado feminino” tem uma demanda interessante de mais 600%, ou seja, acabamos de encontrar um dado relevante.
Viu como aos poucos vamos “garimpando” dados estratégicos para otimizar nossa estratégia de marketing digital? Por causa do trends, é provável que tenhamos em mãos uma demanda pouco atendida no mercado e quase sem nenhum esforço.
Agora que você sabe quais são os termos-chave, é hora de investir em conteúdos com SEO para seu site. Para isso, conte com a ajuda da Meu Redator. Temos os especialistas certos para seu negócio!