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Como criar conteúdo para redes sociais?

Se você trabalha com produção de textos para a web, sabe que o estilo de cada conteúdo muda de acordo com o canal em que eles são publicados. 

Um artigo para blog não tem a mesma estrutura e linguagem, por exemplo, que uma newsletter ou um texto informativo para site.

Por isso, antes de começar a escrever para um meio, todo redator precisa saber qual é a melhor forma de criar materiais de qualidade para aquele ambiente. As redes sociais hoje são um dos canais fundamentais para as marcas, já que elas aumentam a visibilidade das empresas e possibilitam a criação de laços com os consumidores.  

Então, se você deseja ser um redator bem-sucedido, tem que saber como escrever para esse meio! Pensando nisso, listamos abaixo 7 dicas sobre como criar conteúdo para redes sociais. Confira!

 

Descubra quem é a persona

Assim que você fecha um trabalho para criar conteúdo para as redes sociais de uma empresa, precisa verificar qual é a persona da marca. Dessa forma, você sabe com quem está falando na internet, quais são os hábitos e interesses desse público.

Com essas informações, é muito mais fácil criar uma identidade para as redes com a qual o público se identifica. Afinal, você vai saber quais temas interessam essas pessoas e que tipo de conteúdo pode ajudá-las a resolver seus problemas.

Além disso, ao conhecer a persona do negócio, você também sabe qual é a linguagem mais adequada para se comunicar com ela. Isso é ótimo para passar mensagens claras e criar um bom relacionamento.

Certas empresas têm mais de uma persona. Caso você trabalhe para um negócio que possui duas ou mais, descubra o perfil de todas elas para conseguir criar uma rede que dialogue com seus diferentes públicos.

 

Observe os objetivos da empresa nas redes

Depois de descobrir quem é a persona do negócio, veja também quais são os objetivos que ele deseja atingir com a sua presença nas redes sociais. 

A marca quer aumentar o tráfego em seu site, as vendas ou o engajamento dos consumidores? Ou, ainda, ela deseja elevar o seu reconhecimento no mercado?

Conhecer esses objetivos é essencial para você criar conteúdos que são indicados para atingi-los. Assim, as chances de seu trabalho colaborar com as conquistas da marca serão bem maiores.

 

Adeque o conteúdo para cada mídia social

Geralmente, as empresas estão presentes em mais uma rede social. Então, é só criar um conteúdo e publicá-lo em todos os canais da marca? Não! Cada rede social tem sua linguagem e seus formatos.

O Instagram, por exemplo, permite a publicação de fotos e vídeos informais. Já o LinkedIn é um ambiente mais sério, em que os conteúdos costumam ser formais. Então, os seus materiais têm que se adequar ao estilo de cada rede para serem entregues ao público e conquistarem os usuários.

Caso a empresa esteja presente em muitas redes, é bacana conversar com os colaboradores para rever se o negócio realmente precisa estar em todas elas. Eleger as redes principais para a marca também é importante, porque assim você pode dar mais atenção a esses canais.

 

Tenha um calendário editorial e mantenha a frequência de posts

Manter uma frequência de postagens nas redes sociais é fundamental para garantir que seus perfis vão continuar relevantes e que o público vai seguir interessado em seu conteúdo.

Criar um calendário editorial ajuda bastante a manter essa frequência, porque com ele você planeja as postagens de cada mês ou semana. Esse calendário também é interessante para te lembrar de fazer publicações sobre datas comemorativas que são relevantes para o público da empresa.

Se a marca ainda não tiver definido os dias e horários das publicações, a melhor forma de descobrir a sua frequência de postagem é fazendo testes. 

Experimente publicar em dias e horas diferentes e veja em quais momentos há mais engajamento do público. Esses horários e dias serão os melhores para seus posts.

 

Aborde assuntos em alta nas postagens

Além de fazer seu calendário editorial, fique de olho em assuntos, memes e brincadeiras que estão em alta nas redes. Dessa forma, você pode criar conteúdos com esses temas ou formatos para chamar atenção do público e fazer com que ele interaja com as postagens.

Ao lidar com tendências, só tenha certeza de que elas são adequadas para seu público, o perfil da marca e tome cuidado para não demorar muito para postar suas versões. Se não, os conteúdos podem acabar tendo o efeito contrário do desejado.

 

Use diferentes formatos de publicações

As redes sociais permitem que você faça publicações em diferentes formatos, como em vídeo, texto, imagens, ilustrações ou uma combinação desses. Sempre que possível, diversifique os formatos usados nas redes, pois assim o seu público não cansa dos perfis e as próprias mídias sociais dão mais importância para essas contas.

Publicar conteúdos em vários formatos também é bacana para descobrir qual tipo de material conquista mais sua persona.

Lembre-se ainda de caprichar nas legendas, quando houver, e de usar táticas para incentivar a interação do público. Você pode fazer perguntas para as pessoas, por exemplo, incentivá-las a abrir um link ou a compartilhar a publicação.

 

Compartilhe artigos do blog nas redes

Atualmente, as empresas que desejam se destacar na internet não estão só nas redes sociais. Elas possuem também sites e blogs para divulgar seus trabalhos, missões, valores e criar conteúdos de qualidade para os usuários.

Compartilhar os materiais dos blogs nas redes é excelente tanto para as mídias quanto para os blogs. Essa é uma ótima ação, porque quando o blog da empresa recebe visitas vindas das redes sociais, o Google entende que o conteúdo acessado é de qualidade.

Ainda, quando os usuários clicam em um link que você disponibilizou pelas mídias sociais, o engajamento nesses canais melhora. E, uma vez no site ou blog da empresa, essas pessoas podem se converter em leads ou clientes.

A melhor maneira de compartilhar um artigo do blog em uma rede social e aproveitar as vantagens dessa ação é postar o começo do texto e, no final do post, o link para ler mais na página do blog.

Então, não deixe de compartilhar artigos do blog da marca nas redes. Caso a empresa que você presta serviço ainda não crie conteúdos para blog, converse com a equipe dela sobre a importância desse material para o crescimento da marca.

E, para fazer com que ela melhore ainda mais seu desempenho, mostre para a equipe da empresa as vantagens de contratar artigos com o Meu Redator

 

Escrito por:


Juliano Franco Duarte
CTO – Meu Redator

 

 

 

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