Ícone do site Meu Redator

Confira as melhores ferramentas disponíveis na web para produzir conteúdo

Produzir conteúdo diversificado e com qualidade na web, em um cenário em que a oferta de profissionais e a demanda por material online é cada vez maior, pode exigir mais atenção e dedicação do que se imagina. Além de ter boas ideias, o produtor de conteúdo deve não só estar sempre atualizado e em contato com as novidades, mas também praticar o exercício da leitura e conhecer os mais variados assuntos a fim de desenvolver materiais que despertem o interesse do leitor.  

A busca por melhores resultados tornou o uso de ferramentas voltadas para a produção de conteúdo uma prática cada vez mais difundida entre redatores profissionais e amadores. Com o objetivo de otimizar o tempo de produção, melhorar a qualidade da escrita, diversificar temas, organizar tarefas e, inclusive, encontrar maneiras mais interessantes de produzir conteúdos, o uso dessas ferramentas pode ser uma boa pedida. Que tal conferir algumas delas?

Google Trends

Ao sugerir pautas, ou mesmo antes de desenvolver um conteúdo próprio, é importante que você saiba quais são os assuntos mais comentados e que mais aparecem nas buscas online. Usando o Google Trends, você poderá identificar, através de listas já existentes, ou a partir de palavras-chave, qual é a relevância do assunto pesquisado, bem como seu impacto na web. Também é possível segmentar suas buscas por locais específicos, ou períodos de tempo, que a palavra ou assunto esteve em maior evidência nas buscas online. No final da página, você também vai encontrar uma lista completa de palavras relacionadas a sua pesquisa, que lhe darão excelentes ideias de variações e facilitarão o desenvolvimento de seu conteúdo, sem que haja repetições constantes do mesmo termo.

Answer the Public

Ideal para criar e desenvolver boas ideias a partir da utilização de palavras-chave, o Answer the Public é a ferramenta certa para quem deseja planejar conteúdos com criatividade e inovação. Ao acessar essa ferramenta, é possível inserir a palavra da qual você busca inspiração para novos temas ou títulos em seus textos, escolher o país no qual deseja que a busca seja realizada e deixar que os resultados sejam colhidos pela web. Em poucos segundos, você terá em mãos uma lista completa de sugestões, títulos de pesquisas na web, possíveis utilizações, variações e combinações de palavras. Tudo isso com base nas buscas realizadas no Google.

Keyword Tool

Mais uma opção de ferramenta da web que busca por variações e volume de ocorrência de busca no Google, o Keyword Tool lhe ajudará na hora de criar conteúdos mais interessantes e nada repetitivos. Você pode inserir a palavra-chave no buscador do software e ele lhe retornará não somente com as estatísticas de busca daquela palavra, mas também suas variações. Apesar de ser uma ferramenta paga, ela disponibiliza algumas funcionalidades gratuitas.

 

Hubspot

Muito utilizada por desenvolvedores e uma das maiores referências para quem trabalha com marketing de conteúdo, o Hubspot é a melhor ferramenta disponível no mercado para quem precisa de sugestões de títulos impactantes ao criar conteúdo web. Apesar de ser desenvolvida em inglês, essa ferramenta é uma excelente fonte de inspiração. Ao entrar na página, basta que você digite os três termos mais relevantes que serão abordados em seu texto e aguarde pelas sugestões que ela lhe dará. Para otimizar seu trabalho, sugerimos que você escreva os termos em inglês, copie as sugestões e depois faça as traduções para o português.

Dicionário de Sinônimos e Antônimos

Na hora de produzir conteúdo web, é comum ter dificuldades em encontrar palavras ou termos que possam ser substituídos para evitar a repetição desnecessária de palavras. Para empregar qualidade aos seus textos e otimizar seu tempo, basta acessar o Dicionário de Sinônimos, inserir a palavra ou termo que será substituído, e aguardar pelas sugestões da plataforma. A busca por palavras ou termos com significados opostos ao que você está escrevendo também não é simples, por isso, o Dicionário de Antônimos é indispensável para quem produz conteúdo web. Com plataforma simples e um acervo completo de sinônimos e antônimos, esses dois dicionários poderão servir como aliados durante as dúvidas.

Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa

Desenvolvida pela Academia Brasileira de Letras em versão totalmente gratuita, esta ferramenta contém uma base de quase 400 mil vocábulos, permitindo que o usuário faça qualquer tipo de pesquisa sobre a grafia de palavras. Também é possível utilizar a plataforma para buscar resultados precisos de acordo com o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. Além da pesquisa por verbetes e sua grafia correta, você ainda recebe sugestões e indicações de termos relacionados a sua busca.

Google Docs

Atualmente, o editor de texto do Google Docs é o aplicativo online de maior procura e visibilidade por quem produz conteúdo web. Além de rápida, a ferramenta ainda conta com muitas funcionalidades. Desenvolvido com interface simples, que o coloca entre as mais famosas e acessadas dentre a classe de plataformas para edição de conteúdo, o Google Docs armazena todos os arquivos de texto, organiza e categoriza, tornando mais fácil a familiarização do usuário com a  plataforma. Totalmente gratuito, o Docs ainda permite que o usuário instale add-ons para personalizar e otimizar suas funções, de acordo com suas necessidades.

Conhece outras ferramentas que gostaria de compartilhar? Conte para a gente nos comentários! Aproveite, também, para conferir uma lista de livros indispensáveis para todos os redatores clicando aqui.

Sair da versão mobile