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Conteúdo Expresso: Compra de conteúdo na Internet
A Conteúdo Expresso é uma nova plataforma lançada pelo Meu Redator, com um importante diferencial: ela possibilita que o redator seja mais ativo e ofereça seus textos para quem procura por eles. Ou seja, a relação aqui é invertida se comparada às outras plataformas, pois são os compradores que irão disputar seus artigos.
Como funciona o Conteúdo Expresso?
Essa é uma plataforma de comercialização de conteúdo. Nela, o conteudista que for assinante tem a possibilidade de oferecer seus textos para venda. Funciona da seguinte maneira:
- o conteudista pode já ter um artigo pronto, ou também, ter algum em mente, que consiga produzir;
- ele publica a pauta (com título, descrição, quantidade de palavras, a persona, a etapa do funil ao qual o conteúdo se destina), a categoria (como saúde e bem-estar, marketing digital, tecnologia) e o valorque deseja receber pelo texto;
- a empresa que queira comprar um texto pode navegar pelas categorias e procurar um que atenda a sua necessidade. Dessa forma, encontrará as pautas publicadas e entrará em contato com o autor. Pode também, caso não encontre o que queira, deixar o pedido para algum conteudista escrevê-lo.
Com relação ao valor do conteúdo, ainda temos 3 possibilidades:
- o próprio conteudista estipular já no início o preço do texto;
- deixar em aberto, para negociar com quem for comprar;
- abrir um leilão, e quem fizer a melhor oferta, leva o trabalho.
Os conteúdos poderão ser para blogs, ebooks, revistas e jornais.
E quais as vantagens desse estilo de trabalho?
Podemos listar vários benefícios para o conteudista que atua assim.
Vender aquele conteúdo parado
Muitos freelancers têm alguns artigos já escritos, mas não conseguem vendê-los por não poderem apresentá-los aos possíveis clientes. Outras vezes, podem ainda estar guardados em um portfólio, que no entanto não tem a visibilidade necessária para garantir sua comercialização. Nesse caso, infelizmente, se aplica aquela máxima: O que não é visto, não é lembrado.
Essa é, portanto, uma ótima oportunidade de fazer com que seu conteúdo seja visto! Mas atenção: seu conteúdo não pode estar indexado no Google para não correr o risco de ser acusado de plágio.
Poder escolher o valor do texto
A plataforma tem 3 possibilidades de venda, como já mencionado acima. Todas elas possibilitam ao próprio autor do texto decidir o quanto vai cobrar pelo que escreveu (ou o que irá escrever).
Com isso, você não precisa aceitar os preços injustos de alguns sites que reforçam o modo de colocar o menor preço possível nos textos, fazendo com que alguns profissionais trabalhem quase de graça.
Valorizar o trabalho do conteudista
Esse método tende a valorizar ainda mais o trabalho que o conteudista tem ao criar seus textos de qualidade. Ele vai contra a ideia de que um profissional precisa aceitar receber pouco para conseguir ter oportunidade no mercado.
Ao ter a opção de colocar um preço justo no job, o processo é simples: você só aceita um valor mais baixo nele se você realmente quiser.
Lidar com a concorrência menor
Como é você mesmo quem opta por descrever a pauta e elaborar seu conteúdo, a possibilidade de ter outro texto com o mesmo assunto, os mesmos tópicos, a mesma persona, a mesma quantidade de palavras é mais difícil. Mas ainda que exista, a concorrência tende a ser bem mais baixa que em plataformas que trabalham com o tipo de leilão inverso (ganha quem oferta o preço mais baixo).
Quem está no início da carreira também pode tirar um grande proveito disso, devido à dificuldade em ter seus textos publicados em blogs, revistas e jornais, ou em conseguir oportunidades para que olhem para o seu trabalho.
Construir autoridade na profissão
Ter a oportunidade de escrever textos para a web é muito gratificante, ainda que isso se dê por meio de um trabalho ghostwriter. Há, diariamente, ocasiões favoráveis para que se aprenda sobre uma quantidade absurda de assuntos, e ainda pode-se ter a satisfação de estar ajudando alguém, seja o cliente ou algum leitor que se depare com o texto para tirar uma dúvida.
Todavia, nem sempre o conteudista pode construir a própria autoridade e trabalhar com o marketing pessoal. Seu nome não é tão conhecido e, por esse motivo, há uma dificuldade maior ao agir com independência total.
Na plataforma, ainda que às vezes os textos vendidos não sejam publicados com a assinatura do autor, não deixa de ser uma forma de se fazer aparecer e se tornar conhecido de alguma maneira. Porém, esse detalhe de ter o nome no texto pode ser acordado entre você e o comprador. Existe uma opção na plataforma por meio da qual você dará essa informação.
Ter a oportunidade de escrever sobre o que tem mais facilidade
Pelo fato de você, conteudista, poder fazer as sugestões dos textos que queira vender, você pode escolher escrever sobre aquilo que tem mais facilidade e que tem grande conhecimento no assunto. Dessa forma, possivelmente seus artigos terão qualidade maior que teriam se fosse solicitado um tema sobre o qual você não tivesse tanto domínio.
Mostrar o seu potencial ficará mais fácil e você terá mais chances de prospectar novos clientes e aumentar sua reputação nesse mercado.
Como participar do Conteúdo Expresso
É preciso criar uma conta na plataforma. Os vinte primeiros conteúdos podem ser postados de forma free. Caso queira mais chances e espaço para vender outros textos e aumentar sua autoridade no meio, o conteudista faz assinatura do plano.
É claro que quanto mais artigos oferecidos, maiores são as possibilidades de se fazer notado e, também, de alguma empresa se interessar pelo que você produz.
Então aproveite: se inscreva no Conteúdo Expresso e faça parte de mais esse time de conteudistas!