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Criação de e-books

A criação de e-books é um passo muito importante para qualquer negócio. Esses materiais ricos ajudam a fortalecer sua marca e podem até fidelizar clientes.

Um e-book é um livro digital repleto de conteúdo interessante para sua persona. Em geral, esse tipo de conteúdo conta em média com 2.000 palavras (podendo ser mais) e costumam ser redigidos com base em um tema relacionado ao seu negócio.

Vale lembrar que os e-books, em um primeiro momento, servem para educar seus consumidores. Porém, alguns anúncios de seus serviços e produtos podem aparecer no conteúdo, desde que de forma natural e de acordo com a atual etapa da jornada do comprador.

A ideia por trás desse material, na maioria das vezes, é colher dados de leads. Assim, o usuário interessado no conteúdo deve deixar seu nome e e-mail antes de baixar o material. Ter essas informações ajuda a empresa na prospecção e fidelização de clientes.

Gostou desse tipo de produção? Então, veja só como o Meu Redator desenvolve e-books. 

 

Como o Meu Redator trabalha na criação de e-books?

O Meu Redator conta com milhares de redatores/criadores de conteúdo profissionais, assim como designers, revisores textuais e de SEO. Assim, quando um novo pedido chega até nós, selecionamos os freelancers ideais para cada tema de acordo com as habilidades de cada profissional.

Por falar nisso, em nosso quadro de freelancers, temos graduandos em quase todas as áreas do saber, assim como mestrandos e até doutorandos. Isso garante que o material criado será profundo, de qualidade e, claro, totalmente original.

Só para exemplificar, quando o e-book é, por exemplo, sobre o tema de nutrição, o redator selecionado deve ser especialista em saúde. Dessa forma, ele não vai errar ao escrever termos técnicos, assim como não vai ter dificuldade na hora de redigir o texto.

Outro ponto cobrado de nossos redatores é a compreensão de línguas estrangeiras.

Portanto, na hora de estudar sobre o tema em questão, nossos profissionais estão aptos a buscar material em sites internacionais. É por isso que nossos textos são completos e ricos.

Quanto à criação do e-book, todos os redatores precisam seguir 4 passos fundamentais. Eles devem se atentar a:

Abaixo, explicamos melhor cada uma dessas exigências.

Foco 100% em sua persona

A persona é uma pessoa fictícia criada para ser o seu “cliente ideal”. Veja um exemplo de persona:

“José Carlos, 45 anos, trabalha em uma construtora como engenheiro civil. José almeja o cargo de gerente de projetos e, para isso, precisa mostrar competência. Ao ler um site de notícias, descobriu que alugar equipamentos é muito mais barato do que comprá-los, e agora que sabe desse dado, quer usar essa informação para surpreender seus superiores e dessa forma conseguir uma promoção no trabalho”.

Partindo desse exemplo, um título de e-book que muito provavelmente vai chamar a atenção do José seria: “Vantagens da locação de equipamentos para construção civil”.

Porém, o trabalho não termina por aí: os tópicos abordados no e-book devem fazer sentido para a persona. No caso de José, ele adoraria ler os seguintes capítulos no e-book com esses possíveis temas:

  1. Por que alugar equipamentos é mais barato do que comprar?
  2. Quais são as melhores empresas para alugar equipamentos?
  3. Como é um contrato de locação de equipamentos?

Por fim, outro ponto essencial sobre as personas é o tom de voz. Como a persona em questão – o José –  é um engenheiro civil, nossos redatores ficarão livres para usar termos técnicos da área de engenharia.

Porém, isso nem sempre acontece. Para cada público, é necessário adaptar o modo de comunicação. 

Dessa maneira, para evitar erros, é fundamental estudar as características de diferentes tipos de personas. Após essa definição, o freelancer já consegue desenvolver um e-book capaz de “prender” o leitor, informando-o e, em alguns casos, convencendo-o a adquirir um determinado produto ou serviço.

 

Conteúdo estruturado e separado por tópicos

A organização é um aspecto bastante importante nos e-books. Afinal, eles serão lidos do início até o fim (pelo menos é o que almejamos). 

Dessa forma, os temas abordados no conteúdo devem seguir uma sequência progressiva para que o leitor fique por dentro do assunto de acordo com o seu objetivo (em que etapa está na jornada do comprador: conhecimento, consideração ou decisão).

Leia também: 5 itens que toda (grande) história de marketing deve contemplar

Isso é fundamental especialmente quando a empresa trabalha com produtos inovadores ou que requerem conhecimentos específicos da área.

Também entra nessa categoria a ordem das imagens e textos. Logo, não é legal ver uma imagem sem saber ao certo o que ela significa, não é verdade? Problemas como esse  (os chamados UX) prejudicam a experiência do usuário e devem ser evitados.

 

Ortografia impecável

Embora as pessoas usem uma variação informal do Português quando escrevem nas redes sociais, essa prática é desaconselhada dentro de conteúdos profissionais.

O encurtamento de palavras, erros de ortografia, assim como remoção de vogais e redução de palavras às letras de mesmo som causam uma experiência ruim para o leitor de um site ou blog profissional. O mesmo vale para o uso de vírgulas — ou sua falta.

Não prestar atenção a estes detalhes torna difícil a compreensão da mensagem por parte de quem está buscando a informação. Situação essa que você com certeza não quer oferecer.

Não acredita nisso? Veja o exemplo fictício de uma frase de um e-book:

Como você pode perceber, a primeira frase é fluída e confortável de se ler; já a segunda causa estranheza, o que pode fazer com que o leitor perca alguma informação importante do texto e, é claro, adquira uma imagem ruim da sua marca.

 

Conteúdos originais e de qualidade

Por fim, nós do Meu Redator prezamos pela originalidade do conteúdo, assim como pela sua qualidade.

Ser original significa não conter plágio, ou seja, ficamos longe do famoso CTRL+C e CTRL+V.

A nossa qualidade também diz respeito à riqueza das informações e sua relevância para o leitor. Ou seja, não gostamos de “encher linguiça” em nossos e-books; cada trecho de nossos materiais traz uma informação interessante para o leitor.

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Gostou de como escrevemos e-books ou deseja conhecer melhor este tipo de trabalho desenvolvido pelo Meu Redator? Então, não deixe de entrar em contato conosco ou solicitar um orçamento personalizado.

 

Escrito por:


Juliano Franco Duarte

CTO – Meu Redator

 

 

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