Ícone do site Meu Redator

12 plataformas com cursos gratuitos de Marketing Digital e Social Media

Se tem uma área que vem ganhando força nos últimos anos, essa área é o Marketing Digital.

Aliado a ela, cresceu o número de pessoas interessadas em trabalhar com as ferramentas online e as redes sociais, sendo que a atuação do Social Media também tem cada vez mais destaque.

Então, caso você seja empreendedor, redator ou estudante, fazer um curso de aperfeiçoamento sobre essas temáticas é uma boa forma de implementar o currículo e aumentar o seu conhecimento.

Por isso, no intuito de que você se aperfeiçoe nesse mercado, hoje trouxemos 12 plataformas com cursos gratuitos de Marketing Digital e Social Media. Confira!

 

RD University

A RD University é um projeto desenvolvido pela empresa Resultados Digitais, uma marca referência no Brasil quando o assunto é Marketing Digital. 

Pensando nisso, os gestores da empresa criaram uma plataforma especializada em cursos introdutórios sobre o mercado do marketing digital. 

O objetivo é divulgar conhecimento sobre esse mercado para todos aqueles que estão à procura de novos aprendizados.

Assim, a RD University disponibiliza de cursos gratuitos sobre essa temática, como é o caso dos cursos “Introdução ao Inbound Marketing”, “Introdução ao Inside Sales” e “Introdução ao Customer Sucess”.

Dessa forma, a instituição pretende levar informação de qualidade para milhares de pessoas.

 

Fundação Getúlio Vargas – FGV

A FGV é uma instituição muito conhecida no Brasil, principalmente por oferecer cursos de pós-graduação e de extensão profissional. Mas você sabia que eles também dispõem de conteúdos voltados para o Marketing Digital?

Isso mesmo! Além do marketing tradicional, a FGV oferece cursos de iniciação sobre o mundo do marketing online.

Um curso deles que é bem legal, trata justamente dos “Conceitos e fundamentos do Marketing Digital”. 

Ainda sobre esse nicho, a área de Cursos sobre Marketing e Vendas oferta cursos direcionados para as redes sociais, como “Redes Sociais: Conceitos e organização” e “Introdução à Análise de Dados das Redes Sociais”.

 

Rock Content

Para quem busca estudar sobre o marketing de conteúdo, apostar nos cursos da Rock University é uma oportunidade bem promissora. 

A Universidade Rock Content disponibiliza uma série de cursos online gratuitos e com certificado de conclusão, após a prova de certificação. 

Além disso, os materiais e o conteúdo oferecido são de fácil compreensão e o aluno tem grande chance de começar com o pé direito no marketing digital.

No site da Universidade Rock Content há dois tipos de cursos: os gratuitos e os pagos. Ambos emitem declaração de conclusão e preparam o estudante para lidar com a realidade desse mercado inovador.

Alguns dos cursos dessa plataforma são: “Produção de Conteúdo para Web”, “Revisão de Conteúdo para a Web”, “Inbound Marketing”, “Copywriting”, dentre outros.

 

HubSpot Academy

A HubSpot Academy é uma organização conhecida mundialmente por suas soluções ligadas ao Marketing Digital. 

E um desses feitos, são justamente os materiais de altíssima qualidade que a empresa apresenta em sua página de cursos.

A maioria dos cursos possuem certificado e estão na língua inglesa, porém ambos disponibilizam legendas para facilitar a compreensão.

Aliás, muitas agências de marketing digital usam os cursos dessa plataforma como porta de entrada nos processos seletivos, em especial a Certificação em Inbound Marketing, a qual nos últimos tempos ganhou uma versão em português.

 

Endeavor

A plataforma Endeavor tem um curso sobre “Marketing Digital para o empreendedor”. O mesmo oferece conceitos preliminares para quem quer aplicar o marketing digital na prática.

Isso quer dizer que, além da parte teórica que os demais cursos abordam, este curso da Endeavor é mais completo.

Isso porque ele vai além de termos teóricos, uma vez que trata também de como utilizar na prática de trabalho, os conhecimentos adquiridos durante o aprendizado.

 

Analytics Academy

Os cursos gratuitos do Google Analytics são uma chance de você obter ainda mais entendimento sobre como funcionam as estratégias de avaliação do Google.

Esse conhecimento é importante, pois ajuda a entender como o algoritmo do Google seleciona os melhores conteúdos para serem destaque nos sites e nas redes sociais.

Logo, possuir certificados da Analytics Academy agregam valor a qualquer pessoa que é interessada em marketing digital e/ou ambiciona se tornar um Social Media de sucesso.

Levando em conta que ambas as áreas estão em alta no mercado, saber realizar uma boa estratégia nesse segmento significa estar por dentro das principais métricas desse buscador. 

 

Google Ateliê Digital

É quase impossível encontrar alguém que não use o Google, concorda? Porém, você sabia que o buscador mais famoso da internet também tem uma área específica para cursos?

Pois é! Além do curso Introdutório ao Marketing Digital, eles ainda oferecem cursos sobre SEO, Google Analytics e Google Ads.

Desse modo, você pode aprender com quem mais entende do assunto, não é verdade? 

Aliás, para quem pretende se tornar um Social Media, o Google Ateliê Digital dispõe de conteúdos diversos sobre como usar as melhores estratégias de marketing nas redes sociais.

São materiais sobre como usar cada mídia social, como aplicar métricas, como aproveitar as ferramentas das redes sociais etc. 

Quanto ao certificado, aqui vai depender de cada curso, podendo ser pago ou não.

 

Learncafe

Nesse site existem vários cursos relacionados ao Marketing de Conteúdo, Marketing tradicional e diversos outros temas associados a esse meio.

Sem esquecer que a Learncafe é uma verdadeira escola, trazendo cursos sobre as mais diversas áreas do conhecimento que se possa imaginar. 

Portanto, é mais uma oportunidade de alcançar conhecimentos a um palmo de distância!

 

Facebook Blueprint

Quem já decidiu ser Social Media, precisa ter domínio sobre o funcionamento de cada rede social, em especial o Facebook e Instagram. A boa notícia, é que com o Facebook Blueprint, essa demanda é atendida!

Então, se você busca por conhecimento gratuito e de qualidade, essa plataforma é perfeita para o seu objetivo. Além do mais, ela ainda permite que você acompanhe seu progresso e veja como vai seu aprendizado.

Entre as matérias dos cursos, estão: como editar seu anúncio e como escolher um objetivo para seu anúncio, dentre muitos outros módulos. 

 

Sebrae

A plataforma de cursos do Sebrae já é bem conhecida pelos brasileiros, sendo que a maioria do público é ou deseja ser empreendedor.

Além disso, os materiais disponibilizados pela organização possuem um alto nível de qualidade, oferecendo aos brasileiros informação de qualidade e de maneira gratuita.

Nesse cenário, o Portal de cursos do Sebrae também tem investido em cursos na área do marketing aplicado aos negócios, como é o caso dos cursos “Marketing digital para o empreendedor” e “Planejamento de marketing: ferramentas práticas”.

 

Mirago

A Mirago é uma empresa de consultoria especialista no mercado digital, oferecendo diversos cursos e treinamentos a respeito do Marketing Digital.

Apesar de a grande maioria dos cursos serem pagos, alguns deles são totalmente gratuitos e ainda dispõem de certificado após um teste com questões. 

Vale a pena conferir os cursos: “Marketing Digital para empreendedores” e “Marketing Digital para iniciantes”. 

 

Alison

Quem está a procura de entregar melhores resultados através de estratégias de venda à luz do marketing, provavelmente vai gostar dos cursos gratuitos da plataforma Alison

O portal hospeda cursos de diversas áreas, oportunizando o progresso das habilidades do aluno em áreas como gestão, negócios, saúde, TI e Marketing e Vendas.

Nesse último, o site se propõe a ensinar sobre gestão do marketing, estratégias de mídias sociais, conceitos sobre vendas em marketing, técnicas de vendas, desenvolvimento de uma marca, etc.

 

DICA EXTRA: Meu Redator

E como diz um velho ditado popular, que o que é bom pode ficar ainda melhor, a gente tem outra dica super legal pra você que busca novos saberes. Não se trata de um curso em si, mas de materiais para quem está interessado nesse nicho.

Estamos falando do Meu Redator. Afinal, nós sempre valorizamos todas as ferramentas que podem ajudar nossos leitores a avançarem em suas carreiras e no seu crescimento profissional.

Por isso, dispomos de uma área no nosso site com dicas básicas de ortografia e gramática, próprias para resolver aquelas dúvidas tão comuns na nossa escrita. 

Há também um espaço que separamos com vários artigos para você se familiarizar (ou usar, caso seja redator) com a escrita para web e técnicas de SEO.

Nossa meta é ajudar pessoas, como você, que procuram conhecimentos de forma gratuita sobre o marketing digital.

 

Curtiu as plataformas de cursos gratuitos de Marketing Digital e Social Media que indicamos?

Essas são as principais plataformas para você iniciar no Marketing Digital. 

Agora, caso seu intuito seja aprofundar seus conhecimentos em Marketing e Redes Sociais, com certeza os cursos desses sites também vão te ajudar.

O bom desses portais é que geralmente sempre há mais de um curso disponível, o que favorece o aperfeiçoamento de diversos conceitos diferentes, ampliando seus saberes sobre essa temática.

Por outro lado, se você já trabalha com Marketing Digital e/ou é Social Media, os cursos e materiais vão te ajudar a se tornar um profissional melhor e até mesmo aumentar suas demandas de trabalho!

E então, gostou das dicas de cursos que indicamos? Já sabe qual o primeiro curso que vai fazer? Desejamos sucesso nessa nova jornada rumo ao conhecimento!

 

Escrito por:


Juliano Franco Duarte
CTO – Meu Redator

 

 

 

Sair da versão mobile