Ícone do site Meu Redator

Enfim ou em fim

Enfim, vamos tratar de um tema que dificulta a vida de muitos redatores: expressões de mesmo som, mas de grafia diferente. Esse problema acontece em várias ocasiões, como o clássico “nada a ver” e “nada haver”, assim como “a partir de” e “apartir de”.

Para quem vive de redação, dominar essas expressões, aplicar regras gramaticais, enfim, entender a Língua Portuguesa de forma profunda é uma tarefa obrigatória.

Porém, como nosso idioma é bem complicado, nunca saberemos todas as regrinhas escondidas nele. No entanto, precisamos, pelo menos, dominar até o nível intermediário. Isso ajuda muito na hora de comunicar nossas ideias por meio de textos.

Neste conteúdo, vamos focar nas expressões “enfim” e “em fim”. Ambas são bastante usadas pelas pessoas no dia a dia, e precisam ser empregadas de forma adequada.

Vamos lá!

 

Como devemos escrever?

A primeira coisa a ser levada em consideração é a forma correta de escrita. Neste caso em especial, ambas existem e estão corretas. Portanto, você pode sim usar qualquer uma delas em seus textos, desde que observe o contexto semântico, ou seja, o sentido adequado.

Isso porque, embora possuam o mesmo som, elas expressam sentidos diferentes. E essa é uma característica bastante comum na Língua Portuguesa, por isso é fundamental ter muita atenção na hora de escrever.

 

Quando usar “enfim”?

Vamos utilizar a palavra “enfim” quando desejarmos produzir o efeito de:

 

Exemplos de uso:

Então, vamos usar “enfim” sempre que estivermos expressando conclusão ou quisermos localizar o leitor sobre o tempo em que algo aconteceu.

 

Onde o “em fim” entra na história?

A expressão “em fim” é uma locução adverbial de tempo, e significa “no final de”. Porém, note que estamos falando do aspecto temporal, ou seja, “em fim” não pode ser usada para localizar algo no espaço.

Vale lembrar que, em geral, “em fim” vem acompanhado de um “de”. Veja alguns exemplos:

 

Exercícios

Quais das frases estão incorretas?

  1. Em fim, poderemos ter um tempinho a sós.
  2. Vamos comer bolachas, brigadeiros, beijinho… em fim, muitos doces!
  3. Ana quer comprar balões para, enfim, comemorar seu aniversário.
  4. Ninguém gosta de jogadores enfim de carreira.
  5. Enfim, nada de algodão doce para você.

 

 

 

Sair da versão mobile