Embora se saiba da importância enorme de contratar um bom serviço de hospedagem para o bom desempenho de um site, muitos ainda não têm a noção completa sobre este assunto.

Quando pensamos na importância da hospedagem com os olhos voltados ao Marketing, ela se torna ainda mais relevante, pois pode ser decisiva para o sucesso daquilo que você planejou.

Você pode encontrar na web várias informações valiosas sobre o assunto. De acordo com o site mestredohospedasite.com.br, que trás ótimas dicas, a hospedagem é um item crítico da estratégia de marketing e sua escolha deve ser bem cuidadosa.

Nesta hora, é importante dizer que, para que se faça uma opção equilibrada, é recomendado que você pesquise e, principalmente, leia muitos reviews e testes que possam te ajudar na escolha.

Nossa intenção, neste artigo, é mostrar quais são os pontos em que você deve prestar atenção ao decidir por um serviço de hospedagem, sempre com a perspectiva de um profissional de marketing.

Então vamos lá!

 

Quais são as características mais relevantes de uma hospedagem para um profissional de marketing?

Performance

Vamos começar por aquilo que realmente importa: velocidade! Embora muitos fatores interfiram no desempenho, fique atento especificamente aos recursos disponíveis e à taxa de transferência, pois eles têm enorme influência na velocidade da página.

Fique de olho também na localização do servidor, para que ela seja o mais próximo possível de onde sua audiência esteja.

Especificações

Painel de Controle: Embora alguns servidores sejam oferecidos sem um painel de controle, a maioria dos proprietários de sites prefere uma hospedagem que disponibilize um deles para facilitar seu uso diário.

Se você já tem experiência anterior com um determinado tipo de painel de controle, por exemplo, cPanel, não sofra à toa e procure uma hospedagem que forneça um com o qual você já tenha habilidade. Isso facilita muito as coisas.

Velocidade da Rede: É impressionante a quantidade de gigabytes necessários para rodar sites com tantas imagens e vídeos como temos hoje, fazendo da velocidade de transferência uma necessidade absoluta. E essa necessidade cresce cada vez mais.

Portanto, tenha certeza de checar este ponto, garantindo que a velocidade de transferência seja adequada as suas necessidades.

Além da velocidade, é recomendável que você leve em consideração a capacidade de transferência mensal. Ou seja, não adianta somente ter alta velocidade de transferência e ficar encalhado no fim do mês porque já atingiu o limite máximo permitido de transferência no período.

Veja com cuidado o limite máximo permitido de transferência por mês e evite problemas desagradáveis.

Tipo de Armazenamento: Prefira a hospedagem que utilize a tecnologia de armazenamento RAID. É uma tecnologia que combina vários discos rígidos físicos para criar um drive lógico com melhores índices de performance e confiabilidade.

Além disso, propicia maior velocidade de armazenamento e de acesso aos dados, enquanto previne perdas de dados e downtime. Resumindo, a tecnologia RAID é a melhor escolha.

Drive – Tamanho de Armazenamento: Fique muito atento e não compare laranja com banana! Discos SSD (Solid State Drives) têm performance muito mais alta que os NFS (Network File Systems).

Prefira os discos SSD que, com capacidade de 100 GB, podem ter melhor performance que um disco comum de 1 TB!!

Se preferir, veja mais informações sobre SSD.

Memória RAM: Infelizmente, aqui não é possível determinar quanto de memória você vai necessitar, pois isso varia muito de acordo com as características de cada situação. Você vai ter que explorar o pessoal de vendas das hospedagens para ajudá-lo nesta definição.

Tome cuidado para que você saiba qual o tamanho da memória realmente disponível quando for comparar as ofertas dos serviços de hospedagem. Assim, você não faz uma escolha errada e não terá de fazer sacrifícios para manter seu site rodando.

Domínios e Contas de E-mail: Pense bem sobre a quantidade de domínios e e-mails que você realmente precisa. Algumas hospedagens oferecem números limitados, por exemplo, 1 domínio principal, enquanto outras oferecem outras alternativas.

Este é um ponto importante, pois pode trazer muita dor de cabeça no uso diário, assim como numa eventual migração para outro serviço de hospedagem. Por isso, fique de olho no assunto.

 

Custo

Aqui vale a pena mencionar que atrás dos preços “baixos” existem muitos custos ocultos que aparecem apenas no momento em que você usa o serviço.

Portanto, fique muito atento a custos extras que podem estar incluídos no preço “baixo”, como, por exemplo:

  • Você acha que vai ter um bom suporte técnico, mas descobre que vai ter que pagar a mais para que isso aconteça.
  • Painel de controle só está disponível a um custo extra.
  • Armazenamento tipo SSD tem que pagar um adicional.
  • Se quiser mais espaço para e-mails, dados, arquivos e backups, tem que pagar valor extra.

Além disso, você pode se surpreender ao fazer uma migração e saber que tem custo extra para isso também. Ou ter que pagar adicionais por uso além da capacidade contratada.

Desse modo, use e abuse dos contatos através de telefone e live chat com os serviços de hospedagem para tirar todas as suas dúvidas sobre os custos envolvidos, antes de se decidir pela contratação.

Mas, existem várias opções gratuitas de hospedagem que oferecem serviços confiáveis e de alta qualidade, sem pegadinhas. Recomendo que você leia este artigo.

Além disso, considere outros fatores também importantes, como o tipo de suporte oferecido, que deve estar adequado as suas necessidades, e evite principalmente ficar dependente de aspectos como de migrações complexas, dificuldades nos backups e faturas super complicadas.

 

Métricas de Marketing Afetadas pela Escolha da Hospedagem

Rankings

Muitas das características que fazem com que um site tenha um tráfego adequado, trazendo novas possibilidades de clientes que paguem pelo que você oferece, têm pouco a ver com hospedagem que você escolheu. Por outro lado, a hospedagem tem grande influência em dois fatores de ranqueamento de palavras chave:

Disponibilidade: sites que ficam fora do ar com frequência não são tão bem ranqueados

Velocidade da Página: da mesma forma, sites que são mais rápidos serão mais bem ranqueados que os mais lentos.

Portanto, escolha uma hospedagem de alta performance para que você fique à frente dos concorrentes no que diz respeito a ranqueamento nos mecanismos de busca.

 

Conversões

Se tudo que você deseja é transformar tráfego em clientes que paguem, você deve cuidar para que a experiência do usuário do seu site seja a mais agradável possível.

Navegar, assistir vídeos, ter acesso a conteúdos diversos de forma estável, rápida e sem erros faz com que o usuário tenha a melhor experiência. Por isso, um serviço de hospedagem consistente é uma necessidade vital.

 

Tráfego

Todo profissional de marketing procura ter a habilidade de transformar tráfego em conversões. Um dos fatores que atrapalham ou mesmo impedem que isso aconteça é a taxa de rejeição do site, que se eleva demais quando seu site leva mais tempo para abrir do que o esperado.

Para evitar que seu site obtenha uma alta taxa de rejeição, contrate um serviço de hospedagem de alta qualidade e alta performance.

 

Conclusão

Como foi visto, um serviço de hospedagem adequado tem um papel super relevante para o sucesso de sua estratégia de Marketing. Bem mais relevante do que à primeira vista possa se achar.

Portanto, vamos cuidar muito bem para que a escolha da hospedagem seja um dos fatores de crescimento dos seus resultados online.

 

 


Juliano Franco Duarte
CTO do Meu Redator