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5 itens que toda (grande) história de marketing deve contemplar

marketing historias 5 itens que toda (grande) história de marketing deve contemplar

Histórias são amplamente utilizadas no marketing para conquistar consumidores e atingir objetivos distintos de uma empresa, como aumentar vendas ou melhorar a imagem da instituição no mercado.

Mas, para que a história utilizada em uma campanha de marketing funcione e atinja o objetivo esperado, ela precisa ter certos itens essenciais. Isso significa que todas as boas histórias de marketing são iguais?

De maneira nenhuma. É possível criar narrativas atrativas e originais mesmo utilizando sempre esses itens, pois eles podem ser adaptados a vários tipos de cenários.

Esses itens são elementos fundamentais que estruturam sua história, garantem que ela será de qualidade e se tornará uma grande narrativa de marketing. Sendo assim, confira quais são as 5 coisas que toda grande história de marketing precisa!

 

Por que contar uma história é tão importante

Antes de descobrir quais são os itens que sua grande narrativa de marketing deve ter, você precisa entender a importância de contar uma história. Como foi dito, elas são amplamente utilizadas nesse ramo e conseguem atingir os objetivos propostos na estratégia de marketing. E você sabe por que ela é tão eficiente?

Existe mais de uma razão que explica o sucesso de uma grande história de marketing. Primeiro, se ela for bem estruturada e escrita, ela pode gerar uma grande identificação. Ou seja, o leitor vai se enxergar no conteúdo e essa é uma ótima forma de chamar a atenção dele.

O segundo ponto importante é que uma história gera emoções no público. Ela pode sensibilizar o leitor, por exemplo, surpreender, alegrá-lo ou ainda provocar todas essas emoções ao longo do texto.

Esses dois pontos são essenciais, porque assim a história se torna um conteúdo marcante e se diferencia dos demais materiais disponíveis na internet. Ao gerar identificação, diversas emoções e marcar o leitor, a narrativa gera também engajamento.

Afinal, o leitor vai querer compartilhá-la e saber mais sobre sua marca. Por isso, sua empresa precisa contar histórias para seu público.

 

A história da Jornada do Herói

Para construir uma grande narrativa, seja no cinema, na literatura ou no marketing, muitos profissionais se baseiam na Jornada do Herói. Essa é uma estrutura de narrativa que apareceu inicialmente na obra “O Herói de Mil Faces”, de Joseph Campbell.

Nesse trabalho, o autor analisou diversas narrativas e encontrou uma fórmula que aparecia em todas. Ele explicou essa jornada, em 17 etapas, mas depois ela foi condensada em apenas 12 no livro “A Jornada do Escritor”, de Christopher Vogler.

Essas 12 etapas são: o mundo comum; o chamado à aventura; recusa do chamado; encontro com o mentor; a travessia do primeiro limiar; provas, aliados e inimigos; aproximação da caverna secreta; a provação; a recompensa; o caminho de volta; a ressurreição e o retorno com o elixir.

Essa jornada é ótima para a criação de histórias no marketing, porém um erro comum cometido pelos profissionais da área é usá-la sem adaptações para o seu público, empresa e para o próprio marketing.

Certos itens e etapas dessa jornada, por exemplo, são fundamentais para criar uma grande narrativa de marketing. Contudo, eles devem ser adaptados à realidade do marketing e da empresa. Pensando nisso, agora vamos mostrar quais itens são realmente essenciais para uma grande história de marketing e como adaptá-los.

 

5 itens que toda grande história de marketing precisa

1. Um herói

Para que sua história seja interessante e atraia leitores, ela precisa ter um herói. Afinal de contas, as grandes histórias sempre possuem esse personagem. Ele pode ter várias formas e personalidades, porém o herói sempre é um ser comum que se transforma, evolui e se torna em um ser extraordinário.

Muitos acreditam que o herói deve ser a empresa, mas isso é outro erro que não deve ser cometido em sua história. Sua marca não pode ser a heroína, porque ela não é a principal personagem da narrativa. Como foi dito, o herói começa em um local, sendo comum, e termina a história como um ser admirável.

Por isso, não há dúvidas de que o herói precisa ser o seu cliente. Você se lembra de que falamos da importância de gerar identificação com o público? Torná-lo o herói é uma ótima maneira de atingir esse objetivo.

No primeiro momento de seu texto, você deve apresentar o herói e mostrar pontos que podem fazer com que o público se identifique com ele.

 

2. Problema a ser resolvido

Se você já leu sobre marketing de conteúdo sabe que um dos principais objetivos dos materiais criados por essa estratégia é resolver uma dor ou um problema do consumidor. Em uma grande história de marketing não é diferente, ou seja, ela também precisa auxiliar o leitor a resolver uma questão.

Assim, ela pode ajudar seu cliente a se transformar naquele herói extraordinário. Mas, para isso, a empresa precisa saber qual é a transformação pela qual seu público deseja passar. Se não, a história não será relevante para os clientes e, portanto, não conseguirá atrai-los.

Então, antes de escrever uma história de marketing, é preciso se questionar: o que o cliente não tem hoje e terá após a sua transformação? O que ele poderá fazer, no que vai acreditar e até como ele vai se parecer fisicamente?

Em outras palavras, quem será seu cliente após resolver seu problema e passar pela transformação que deseja? Com essa informação, ficará mais fácil criar uma boa história e atrair seu cliente.

 

3. Grande desafio

Depois de descobrir quem é seu herói e o objetivo de sua história, você precisa entender qual é o grande desafio de seu cliente. O que está impedindo seu herói de passar pela transformação que deseja?

Somente com esse dado você poderá ajudá-lo em sua jornada. O impedimento pode ser um fator externo ou interno, mas geralmente os principais obstáculos são conflitos internos do próprio cliente. Mudar requer coragem, por isso, é normal que em um primeiro momento o seu herói fique com medo e tenha dúvidas sobre a transformação.

O seu papel é descobrir quais são os fatores que o impedem de realizar a mudança para saber como agir. Então, não deixe de conferir quais são os impedimentos – externos ou internos – que seu cliente precisa superar para se transformar no grande herói da narrativa.

 

4. Um guia

Outro item fundamental da grande jornada do herói é o mentor. É ele que guia o herói pelos caminhos desconhecidos e o ensina a lidar com um ambiente novo e desafiador.

Sem um mentor, muitos heróis com certeza não teriam superado seus grandes desafios. E é por isso que vemos tantos exemplos de guias nos sucessos do cinema e da literatura: Gandalf, de O Senhor dos Anéis, Dumbledore, de Harry Potter, e Yoda, de Star Wars, são alguns dos exemplos mais conhecidos.

Então, quem é o guia de sua grande narrativa de marketing? Agora sim é o momento de escolher sua empresa! Ela é quem disponibiliza informações relevantes e mostra para o cliente/herói como ele pode superar seus desafios.

Então, podemos dizer que o papel de sua instituição é treinar o cliente e guiá-lo. Porém, a narrativa deve ensinar ao herói que apesar do auxílio de sua empresa, a superação do desafio só será alcançada com o trabalho duro dele.

É muito importante ter atenção para não cair no erro de vender a ideia de que sua empresa sozinha solucionará os problemas do consumidor. Você não deve fazer isso em sua história de marketing, porque essa informação não é verdadeira e por que, ao vender essa ideia, você estará infantilizando o seu público.

 

5. Resolução e um caminho a ser seguido

Na Jornada do Herói original, não há um caminho que deve ser seguido pela audiência. O escritor somente finaliza a narrativa mostrando o retorno do herói para seu local de origem para que todos possam testemunhar sua transformação.

Mas, como aqui nosso objetivo é escrever uma história de marketing, é preciso deixar claro ao final da narrativa qual caminho o seu cliente/herói deve seguir. Ao longo do texto, você pode e deve dar dicas para o público sobre como superar obstáculos, além de exemplos de como a sua empresa pode ajudar nesse cenário.

Entretanto, ao final, lembre-se de esclarecer a resolução e mostrar os próximos passos para o leitor. Em uma história de marketing isso é necessário, por dois motivos principais.

Primeiro, porque você precisa ajudar seu cliente a resolver um problema e mostrar um caminho depois de dar dicas é uma ótima maneira de fazer isso. Segundo, porque na internet o leitor tem muitas distrações. Então, você deve explicar os próximos passos com clareza para que ele não fique confuso ou se esqueça do que leu.

Ao utilizar esses 5 elementos da forma correta, você terá uma grande história de marketing que será capaz de atrair seu público e gerar engajamento. Contudo, não se esqueça de que para ter uma narrativa bem-sucedida você precisa ter uma boa história para contar e ser sincero.

Isto é, não minta ou exagere sobre o auxílio que sua empresa pode fornecer, pois o cliente vai perceber ou descobrir a mentira em algum momento. Quando isso acontecer, ele ficará desapontado e a imagem de sua instituição será prejudicada.

Sendo assim, reúna os 5 elementos citados aqui, pense em uma boa história e seja honesto para criar uma ótima narrativa! Agora que você descobriu 5 coisas que toda grande história de marketing precisa, que tal conferir como criar conteúdo básico que o Google adora?

 

Escrito por:


Juliano Franco Duarte

CTO – Meu Redator
Autor de ‘O livro proibido do marketing

 

 

 

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