Ícone do site Meu Redator

Home office em tempos de coronavírus: cuidados que você deve ter ao trabalhar em casa

Em tempos de grande repercussão da pandemia de coronavírus que assola diversos países do mundo, o momento é de cuidados individuais que repercutirão no coletivo, além de evitar o pânico e o desespero.

Considerando as medidas básicas de higiene e assepsia recomendadas pelos órgãos sanitários nacionais e internacionais, da recomendação de evitar aglomerações e proteger a saúde dos idosos, muitas empresas estão autorizando o esquema home office.

Para aqueles que já têm familiaridade com o assunto, basta apenas conciliar as medidas sanitárias como a lavagem frequente das mãos, uso de álcool gel preferencialmente e evitar saídas desnecessárias.

Porém, para aqueles que foram compulsoriamente destinados ao trabalho em casa, sem qualquer preparação física ou psicológica, elaboramos um manual de vivência em isolamento domiciliar. Acompanhe conosco:

 

Organize sua rotina

Trabalhar em casa implica em organizar os horários para todas as atividades para não incorrer na procrastinação e diminuição da produtividade, principalmente em virtude do sentimento de ansiedade que tomou o país devido à contaminação exponencial do coronavírus em qualquer cidade.

Sendo assim, as tarefas laborais que podem ser executadas a distância devem ser planejadas, tais como: reuniões por videoconferência, estabelecimento de prazos para envio de documentos técnicos e relatórios, apresentação de produtos, dentre outras opções.

Ressalta-se que, com a inclusão do fator coronavírus, o ambiente destinado ao trabalho domiciliar deve ser previamente limpo e, em seguida, a utilização de álcool gel nas superfícies lisas e de metal para início das atividades.

Para aqueles que executarão temporariamente a atividade laboral em casa, não é necessário optar por grandes mudanças, apenas adequar às questões de limpeza, prezar por uma ambiente com boa luminosidade e cadeiras confortáveis.

 

Mantenha a produtividade

O home office exige mais disciplina e organização do que aquele trabalho fora do ambiente domiciliar, pois depende exclusivamente do profissional. Aqueles que já estão acostumados com essa rotina, já conseguem remanejar horários e sabem lidar com qualquer situação para que isso não prejudique a produtividade.

Para os iniciantes nessa prática, é preciso mais concentração, ambiente propício a essa atividade e evitar drasticamente as distrações das pessoas, barulho da televisão, latidos de cachorro, principalmente nos tempos de distanciamento social.

Portanto, para garantir a produtividade é fundamental manter um diálogo com a família explicando sobre o tempo que será destinado ao trabalho, horário em que estará disponível e solicitar a interrupção apenas em situações emergenciais.

Também é crucial evitar os elementos distratores virtuais como mensagens instantâneas no celular não relacionadas ao trabalho, navegar por muito tempo em sites de notícias sobre o coronavírus, entre outras situações.

 

Cuide da saúde mental

Em virtude dos acontecimentos relacionados à pandemia do coronavírus, principalmente relacionado ao distanciamento social, trabalhar em casa pode não ser uma atividade tão prazerosa, visto que pequenas opções de lazer estão fora de cogitação.

Por isso, a tendência é que o tédio e o estresse estejam elevados, ao passo que a criatividade e a produtividade fiquem abaixo do esperado. Soma-se a isso o fato de a casa ficar com mais movimentação de indivíduos que estariam em atividades escolares ou recreativas.

Sendo assim, as dicas para cuidar da saúde mental nesses tempos de crise são: participar de atividades lúdicas e prazerosas com os moradores da casa, como montar quebra cabeças com os filhos, jogar carteado, fazer mímicas etc.

 

Alimente-se adequadamente

Manter uma rotina profissional dentro de casa é uma tarefa desafiadora, pois muitos ainda têm a percepção de que se pode trabalhar de pijamas, não ter horário para acordar ou se deitar ou comer guloseimas a qualquer hora do dia.

Porém, essa opção costuma ser um problema para aqueles indivíduos que não têm destreza, habilidade ou vontade de cozinhar e optam por solicitar comidas ou fast food pelo sistema delivery.

Mesmo em tempos de epidemia do coronavírus, em que as recomendações são para pedir comida pelo serviço de entrega, também é possível se organizar para elaborar refeições saborosas e nutritivas em casa, desde que as idas aos supermercado sejam menos frequentes.

Para essa segunda opção, é recomendável sempre deixar folhas lavadas e separadas na geladeira, comprar legumes crus que são facilmente cortados e deixar pequenas porções de arroz, feijão e outras guarnições congeladas para não perder muito tempo no preparo das refeições.

 

Faça exercícios físicos

Algumas unidades federativas estabeleceram o fechamento de diversos estabelecimentos, incluindo igrejas, salão de beleza, academias etc, para conter a disseminação do coronavírus. Essa restrição se aplica também para parques ecológicos ou áreas verdes preservadas com o intuito de otimizar o distanciamento social.

Diante dessas limitações, é possível fazer exercícios em casa, acompanhando sites de profissionais de educação física, fisioterapias ou daquele blogueiro fitness que sempre posta atividades interessantes.

Contudo, para os iniciantes em acompanhar exercícios online, é interessante começar com os de nível básico ou que tenham duração inferior a 20 minutos para reduzir a ocorrência de problemas ortopédicas ou o cansaço extremo.

 

Tire uma lição dessa situação

A pandemia por coronavírus veio para alertar a população, principalmente no quesito sobre contaminação em massa, situação vivenciada por poucos no mundo de hoje e que tem gerado muito pânico.

Além das medidas emergenciais para conter uma disseminação maior, tais como a higiene e assepsia das mãos e superfície, outras rotinas foram afetadas,  como lazer, atividades comerciais, o que impactará drasticamente a economia em um futuro próximo.

A situação requer cuidados individuais em prol do coletivo e serve de alerta nos mais diversos contextos:

Fazer home office no cenário da pandemia de coronavírus é uma estratégia importante e fortemente recomendada pelos órgãos sanitários e respaldado pelos ministérios do Trabalho e Economia. Porém, muitos profissionais estão vivenciando essa situação pela primeira vez e no contexto do distanciamento social. Por isso, é fundamental se atentar para algumas medidas efetivas para ter uma experiência positivamente interessante diante dessa situação.

E você, tem alguma dúvida sobre o texto? Quer nos dar dica de como está trabalhando no esquema domiciliar? Comente!

 

 

 

 

 

 

Sair da versão mobile