Ícone do site Meu Redator

Hospedagem de sites: 6 dicas úteis para escolher onde deixar seu site

Quando você usa um CMS para criar um site, e não um construtor de sites, você inevitavelmente terá que se perguntar: qual hospedagem é a melhor para meu site ou loja online? A principal dificuldade dessa escolha são as várias opções: pago, gratuito, brasileiro ou estrangeiro. Sem experiência, também é difícil entender que tipo específico de hospedagem usar – uma virtual, VPS ou no modelo de servidor dedicado?

Foi pensando nessas dúvidas, que elaboramos um mini-guia, no qual procuramos dar respostas a esses questionamentos básicos sobre a seleção de hospedagem. Confira!

Escolha de uma empresa de hospedagem (hoster)

O primeiro passo é decidir com qual empresa prestadora de serviços de hosting vai trabalhar e só depois escolher as condições específicas para a utilização dos seus recursos, como valor tarifário, tipo, localização, características etc.

Os parâmetros aos quais você deve prestar atenção aqui, são:

Depois de escolher entre as várias opções de acordo com os parâmetros acima, pode-se proceder ao seu estudo mais aprofundado, inclusive do ponto de vista dos detalhes técnicos da organização do trabalho.

 

 Localização geográfica do data center

Quanto mais próximos os data centers estão dos usuários, mais rápido eles obtêm acesso aos sites hospedados nos servidores. O ideal é que o hoster ofereça serviços de rede distribuída de data centers  munidos de tecnologia de entrega acelerada  nos moldes de um conteúdo baseado em CDN (Content Delivery Network).

 

Requisitos que o data center deve atender preferencialmente:

 

A qualidade do  suporte técnico

O feedback de outros usuários e várias análises podem fornecer informações para reflexão, mas você não deve confiar neles (nos usuários) cegamente. Pois corre o risco de fazer julgamentos vendo a situação apenas de um ponto de vista.   

Entre em contato com o call center, faça perguntas, envie e-mails e avalie a qualidade do serviço prestado.

 

Critérios a serem observados:

Ao escolher um host da Web, observe cuidadosamente quais serviços de suporte técnico estão incluídos na tarifa. Por exemplo, as taxas mínimas de hospedagem virtual só podem ter suporte por meio de tickets, e as máximas, a partir da interação por intermédio de chats online, Skype, chamadas telefônicas, etc.

 

Feedback de outros usuários

Por exemplo, alguém comprou um VPS, não conseguiu configurá-lo e o suporte técnico pediu dinheiro adicional para isso. Talvez haja um motivo para raiva justificada ou  críticas feitas por engano, mas primeiro você precisa descobrir todos os detalhes da situação – na maioria das avaliações, há muito pouca especificidade;

É muito importante que o provedor de hospedagem forneça um tempo de teste gratuito por pelo menos 7 ou 14 dias. Durante esse tempo, você pode realmente estimar o quanto o site está funcionando e o quanto está ocioso, no caso de isso ocorrer em razão de vários problemas de hospedagem.

 

A escolha do tipo de hospedagem 

Hospedagem é um conceito geral para o espaço em que o futuro site estará localizado. Inclui várias soluções técnicas que diferem em custo e finalidade.

Depois de escolher um provedor de hospedagem, você terá que escolher entre os tipos de hospedagem – e para isso você precisa saber o quais são, o que oferecem e qual usar. 

Entre as possibilidades, temos as seguintes:

 

Hospedagem compartilhada

A hospedagem compartilhada é o tipo mais comum e econômico de hospedagem de sites. Esta é uma seção especial no servidor, em que o hoster aloca para o seu URL e outros sites. Todos eles usam os mesmos recursos de sistema de um único servidor

O hoster pode colocar seu site em um servidor junto com centenas, e por vezes, à milhares de outros sites, e aqui você não terá  a necessidade de configurar algo manualmente. Esta é a solução mais simples e econômica para lançar um projeto na Internet.

 

Vantagens:

Desvantagens:

A hospedagem compartilhada é ótima para sites pequenos, mas há situações em que projetos com milhares de visitantes por dia funcionam perfeitamente. O resultado depende de com quem os recursos serão compartilhados. 

 

Servidor Privado Virtual

Um servidor privado virtual (VPS / VDS) é um espaço dedicado virtual onde você ainda está localizado próximo a outros sites, mas já existem muito menos vizinhos. Na verdade, esta é uma transição entre a hospedagem compartilhada e um servidor físico dedicado. 

O hoster fornece tudo que você precisa, mas algum trabalho já pode se tornar sua responsabilidade. Portanto, configurar um VPS já requer habilidades especiais – ou pelo menos, requer menos esforço para ler fóruns e manuais. Esta é a melhor escolha tanto para novos sites quanto para projetos promovidos com tráfego de até 5 mil / pessoa por dia.

Vantagens:

Desvantagens:

As vantagens e desvantagens do VPS demonstram para quais projetos é razoável usar essa abordagem para o posicionamento do site. Então, por exemplo, se você for criar uma grande loja online ou um portal de informações – VPS é a hospedagem mais adequada. 

 

Servidor Dedicado 

Um servidor físico dedicado é a opção de hospedagem de site mais cara e poderosa. É uma concessão de um servidor separado (ou de um cluster inteiro), no qual não há ninguém além de você. Ao mesmo tempo, toda a configuração é de sua responsabilidade, embora possa confiar essa responsabilidade ao suporte técnico do hoster, mas apenas como serviços adicionais pagos.

As vantagens e desvantagens são as mesmas de um VPS, mas sem quaisquer restrições. O servidor está totalmente à sua disposição, você pode personalizá-lo e utilizá-lo como quiser. Um servidor dedicado requer especialistas qualificados.

 

No Brasil ou no estrangeiro ?

Ao escolher entre os melhores hosters brasileiros ou estrangeiros, você precisa responder a pelo menos duas perguntas:

Mas mesmo que você esteja fazendo um projeto internacional e não tenha problemas para se comunicar em inglês, não é necessário escolher uma empresa estrangeira. Primeiro, você precisa avaliar os méritos e deméritos de ambas as opções.

As vantagens da hospedagem doméstica:

Benefícios da hospedagem estrangeira:

Desvantagens da hospedagem estrangeira:

 

Conclusões e Recomendações

Escolher uma hospedagem para seu primeiro site é uma tarefa muito difícil, então você precisa gastar algum tempo resolvendo isso. 

Ninguém proíbe o backup posterior do site e a mudança para outra hospedagem na web ou a transferência para um construtor de sites. Mas, é melhor inicialmente tentar escolher uma solução adequada.

Que tipo de hospedagem recomendamos escolher? Justamente aquela com base na experiência pessoal: para um site sério que está promovendo e gerando receita, é melhor usar a hospedagem VPS – uma escolha rápida, poderosa e confiável por um preço razoável! Já um servidor virtual dedicado (VPS) é a opção mais equilibrada tanto para pequenos sites quanto para grandes projetos com um tráfego de aproximadamente 5 a 10 mil / visitantes dia. 

 

Escrito por:


Juliano Franco Duarte

CTO – Meu Redator
Autor de ‘O livro proibido do marketing

 

 

Sair da versão mobile