Mais importante que conquistar novos clientes é manter os já existentes. Já ouviu isso em algum lugar?
Philip Kotler, grande especialista em marketing de relacionamento, afirma que a captação de um novo consumidor à marca chega a custar 5 a 7 vezes mais do que investir em ações para conservar aqueles atuais.
Por conta disso, empresas começaram a perceber que apenas ter produtos de qualidade não era mais suficiente, pois não geravam lucro como elas queriam. Essa constatação enfatizou a importância de aplicar estratégias a fim de buscar a fidelização de clientes, aumentar as vendas e vencer outros concorrentes do mercado.
Mas você sabe o que é preciso fazer para alcançar a satisfação do consumidor por meio da melhoria do relacionamento com o cliente? Acompanhe, que falaremos sobre isso!
Então, o que é marketing de relacionamento?
E a vantagem do marketing de relacionamento não está apenas em conseguir bons ganhos financeiros no final do mês. Uma marca que conquista consumidores tende a se tornar autoridade no seu segmento, o que colabora para que se mantenha mais consolidada no mercado.
Isso tudo diminui, também, as chances de precisar fechar as portas ainda nos primeiros anos de atuação, pois um dos maiores motivos de queixas dos consumidores, seja no Reclame Aqui, seja em redes sociais, é a forma como o atendimento (antes, durante ou após a compra) é realizado. E acredite: isso influencia bastante a visão que outros usuários passam a ter da empresa. Pessoas gostam de se sentirem importantes e especiais, e não apenas mais um cliente.
Exemplos de ações em marketing de relacionamento
O marketing digital é cheio de estratégias para aumentar o sucesso da marca, e aqui a coisa não é diferente. Existem diversas ações que um empresário ou comerciante pode aplicar a fim de melhorar o relacionamento com o cliente. Confira algumas.
Conheça seu público
Conhecer quem são os consumidores mais ativos é a primeira atenção que uma empresa deve ter. É com base no perfil desses compradores que as demais ações serão realizadas. Assim, é importante saber questões do tipo: idade, estado civil, localização, renda média mensal, profissão, objetivos na vida, problemas, interesses, outras marcas que costuma consumir etc.
Na hipótese de o negócio ainda estar no começo e não existir um público de consumo formado, é possível realizar pesquisas sobre quem são os clientes dos concorrentes e, com o tempo, ir adaptando melhor esses dados.
Realize pesquisas de satisfação
Estimule a sinceridade, mas esteja preparado para o feedback negativo, caso ele venha. E, se vier, tente reverter a situação. Veja seus erros como oportunidades de saber onde melhorar e poder oferecer produtos cada vez mais qualificados.
Realize contatos após as compras
Uma relação não deve terminar com a compra. Da mesma forma que é importante realizar, de vez em quando, pesquisas de satisfação, não se esqueça de manter contato com o consumidor após a aquisição do produto. Mesmo que seja por emails, pergunte o que ele achou da mercadoria e se ficou satisfeito.
Invista em um CRM
Monitorar o comportamento do consumidor tem sido uma estratégia adotada por muitos empreendimentos. É por meio disso que a marca consegue entender mais sobre o que agrada e o que ela deve fazer.
O Customer Relationship Management (CRM) é um software que avalia os dados dos consumidores, a forma como eles interagem com a empresa (por exemplo, curtindo fotos nas redes sociais), os produtos mais comprados, os itens mais visualizados no site etc. Isso tudo traz um insight sobre no que investir.
Tenha vários canais de comunicação
Facebook e Instagram são bons canais para manter essa relação em dia. Fazer publicações, postar conteúdos, incentivar a interação por meio de curtidas e compartilhamentos traz bons resultados.
Trabalhe com marketing de conteúdo
Adote programas de fidelidade
Além disso, o gestor pode pensar em estratégias de gamificação junto desse incentivo, o que tornará mais rica ainda a técnica de estimulá-los a tomar ações.
Mande mensagens
É preciso estar sempre em busca de aperfeiçoamento do que você tem a oferecer a seus consumidores. É claro que investir apenas em marketing de relacionamento não surtirá todos os efeitos desejáveis ao negócio. Contudo, ele tende a ser uma excelente estratégia para conseguir aumentar o sucesso da empresa.
O Meu Redator pode ajudar seu empreendimento com marketing de conteúdo. Entre em contato conosco e escolha o melhor plano para você!