Conseguir novos parceiros para participar de sua franquia é um desafio e tanto, ainda mais quando a franquia requer um investimento inicial um pouco elevado. No entanto, é possível conseguir mais parceiros através do marketing para franquias.

O marketing tradicional tende a não ser eficiente nessa tarefa. No caso, as propostas costumam ser enviadas para um “público frio”, diminuindo a chance de conversão. O ideal é encontrar quem está disposto e tem condição para essa empreitada.

Por causa do mundo digital, ficou muito mais fácil localizar essas pessoas. As segmentações permitem um marketing mais eficiente e barato. O SEO consegue até mesmo um efeito cumulativo de resultados ao longo do tempo.

Está interessado em conhecer mais sobre o assunto? Preparamos um artigo completinho para você!

 

O que é Marketing para franquias?

O marketing para franquias é um dos mais complicados para ser colocado em prática. Isso acontece porque se trata de um público muito específico, sendo difícil de atingir.

Tenha em mente que as estratégias de marketing convencional não vão funcionar. Em geral, as pessoas tendem a ignorar panfletos e cartazes – por mais chamativos que sejam -, mas não conseguem se esquivar de anúncios nas redes, por exemplo.

Então, com certeza essa é uma das melhores estratégias para quem quer expandir sua franquia. Além disso, os resultados costumam aparecer rápido, mas isso varia de nicho para nicho, naturalmente.

Vamos explorar o diferencial do Marketing Digital na próxima seção.

Qual o diferencial do Marketing Digital?

O Marketing Digital diz respeito a todas as ações de marketing realizadas na Web. Ou seja, suas ferramentas são vastas, assim como são suas métricas. Em geral, as ferramentas costumam ser complicadas de manusear, requerendo auxílio profissional.

Um dos pontos fortes do Marketing Digital, sem dúvidas, é seu engajamento. Aliás, talvez esse conceito tenha surgido junto com ele, dado que quase não se usa essa métrica no marketing convencional.

Em resumo, podemos apontar os seguintes diferenciais do Marketing Digital:

  • Altíssimo alcance; 
  • Segmentação de usuários; 
  • Resultados duradouros; 
  • Investimento flexível.

Vamos discutir cada um desses tópicos a seguir:

 

Altíssimo alcance

O primeiro fato que precisamos mencionar é o exímio alcance das ações de Marketing Digital. Uma publicação estratégia pode atingir milhares de pessoas de uma vez – a custo zero, na maioria dos casos.

E isso porque nem começamos a falar de marketing de efeito bola de neve: o conteúdo é tão interessante que as pessoas compartilham em suas redes, aumentando ainda mais o alcance da publicação. Esse efeito bola de neve pode atingir milhões de pessoas.

Porém, quem entende de Marketing Digital sabe que alcance não é tudo. Você pode atingir 1 milhão de pessoas, mas não faturar nada com isso.

É aí que outro conceito importante entra em ação: a segmentação de usuários.

 

Segmentação de usuários

A segmentação de usuários é um conceito bastante amplo, e extremamente importante dentro do mundo do marketing para franquias. Na verdade, é um dos pilares para atrair mais franqueados para seu negócio.

Quando você aluga um cartaz em uma avenida movimentada, com certeza vai ter um alcance excelente. Porém, não há como controlar quem vai ou não ver seu anúncio – e isso é um grande problema.

Crianças pequenas, adolescentes, donos de empresas, funcionários CLT e muitas outras pessoas diferentes vão ver o anúncio. Ou seja, não vai ter uma segmentação do público.

Já no mundo digital, pode-se criar estratégias pensando em atrair um determinado tipo de usuário. Por isso, realizar o estudo do público-alvo é o primeiro passo de qualquer estratégia.

 

Resultados duradouros

Muitas estratégias de Marketing Digital possuem resultados duradouros. Isso significa que o investimento vai durar muito mais que um curto período, ao contrário do marketing convencional.

Uma estratégia de redes sociais, por exemplo, pode crescer o perfil de sua empresa, facilitando a aquisição e fidelização de clientes. Da mesma forma, investir em marketing de conteúdo vai permitir mais espaço para sua marca na internet, tendo ainda efeito cumulativo.

Conteúdos para YouTube ficam ativos por anos a fio. Existem vídeos tutoriais que estão na plataforma há mais de 10 anos – e ainda conquistam milhares de visualizações todos os meses.

Em resumo, pode-se dizer que esse investimento é equivalente a aquisição de uma máquina ou ferramenta de alto valor para seu negócio.

 

Investimento flexível

Uma estratégia de marketing convencional tem um ponto bastante negativo: o alto investimento. Afinal, é raro gastar menos de R$ 1.000 com um outdoor – mesmo as piores posições de uma cidade pequena ultrapassam esse orçamento.

Anúncios no Facebook Ads podem ser feitos por um dólar por dia – e o algoritmo ainda trabalha com leilão de lance, podendo economizar para você.

No entanto, investir em marketing para franquias no formato digital vai permitir valores flexíveis. E o melhor de tudo é que, se as ferramentas forem configuradas de maneira correta, todas as visualizações serão de franqueados em potencial.

Isso demonstra as diferenças que 1000 visualizações em diferentes canais podem retornar a você. 

Se elas forem conquistadas em uma avenida, é provável que não haja nenhuma pessoa interessada; se forem de um público segmentado, é muito provável que haverá retorno da ação de marketing.

Por que investir em Marketing para franquias?

Agora você já sabe como o Marketing para franquias é poderoso, não é mesmo? Nesta seção, vamos explicar os motivos para investir nessa estratégia de maneira mais aprofundada.

Em resumo, vale a pena investir nessa modalidade por 4 grandes vantagens:

  • Público mais quente. 
  • É mais fácil gerar leads. 
  • A maioria das ferramentas são gratuitas. 
  • Possui um efeito cumulativo de resultados.

Os tópicos são muito atraentes, né? Confira todos os detalhes:

 

Público mais quente

Antes de mais nada, vamos explicar o que é um público frio: são pessoas que não demonstraram interesse pelo que você tem a oferecer. 

Apresentar uma franquia de sorveteria para um médico com certeza não vai dar certo – assim como uma franquia relacionada à medicina para um sorveteiro não vai ter efeito.

O senso comum diz que quanto mais visualizações, melhores os resultados. O problema é que isso não faz sentido se o público não for o certo. É por isso que estudar seu público será o primeiro passo para marketing de franquia que vamos apresentar.

Quando você conhece seu público, tem a possibilidade de anunciar somente para ele. Portanto, você consegue um CPA (custo por ação) bastante baixo, maximizando seus lucros.

 

É mais fácil gerar leads

Os leads são pessoas que demonstraram interesse pelo que você está oferecendo. Se você trabalha com franquias de maquiagem, profissionais da área podem se tornar leads com facilidade.

No entanto, esse não é o estágio final pelo qual a pessoa precisa passar: ela deve se tornar um lead qualificado, ou seja, demonstrar intenção de que quer participar do programa. 

Não tente pular essa etapa, pois ela é fundamental para a estratégia dar certo.

Ao contrário das visualizações, existe sim uma relação entre leads e faturamento de seu negócio!

 

A maioria das ferramentas são gratuitas

Um detalhe que poucas pessoas sabem sobre Marketing Digital é que boa parte das ferramentas são gratuitas. No caso, as grandes empresas como Facebook e Google querem que você anuncie sua marca – e até fornecem todo o material para você.

O Facebook Business, por exemplo, é uma ferramenta digital pensada para quem quer crescer. Com ela, pode-se programar postagens, estudar sua audiência e até configurar anúncios patrocinados.

Já o Google permite inserir anúncios de sua marca até no YouTube. Além disso, ele possui uma ferramenta que ajuda pequenos negócios, que é o Google Ads. Ao investir na plataforma, seu nome pode ficar entre as primeiras colocações do buscador.

 

Possui um efeito cumulativo de resultados

Em uma das seções anteriores, falamos sobre como o mundo digital tem um carácter cumulativo: um investimento pode retornar frutos por vários anos. Citamos o efeito de crescer um perfil nas redes sociais, mas deixamos de lado uma estratégia muito mais poderosa: o famoso SEO.

Em resumo, o SEO consiste na produção de conteúdo relevante para sua área, visando atrair pessoas interessadas no tema. O formato mais utilizado é o textual, mas ele não é limitado a isso.

Uma palavra-chave pouco concorrida pode atrair milhares de pessoas para seu site por mês. Mas deixar 100 usuários para mostrar como essa estratégia de crescimento é poderosa.

Se três posts forem publicados todas as semanas, com palavras-chave que geram 100 visualizações, você terá, no final do ano, uma média de 14,400 visitas mensais em seu site – apenas de forma orgânica.

Já imaginou receber mais de 14 mil pessoas interessadas em franquias? Quanto será que isso retorna em faturamento?

Como implementar Marketing para franquias?

Para implementar marketing para franquias no mundo digital, você vai precisar seguir os seguintes passos:

  • Estude seu público-alvo. 
  • Desenvolva personas. 
  • Implemente canais de comunicação. 
  • Estabeleça métricas e objetivos.
  • Invista em estratégias de SEO. 
  • Utilize as redes sociais ao seu favor. 
  • Pague os mecanismos de busca. 

Não sabe como fazer? Dê uma olhada nas próximas seções:

 

Estude seu público-alvo

O primeiro passo é descobrir quem é seu público-alvo. Como você pôde perceber ao longo do texto, essa informação é muito valiosa no mundo digital, fazendo uma enorme diferença na hora de elaborar estratégias.

Uma maneira rápida e simples de conseguir alguns detalhes dessas pessoas é analisando seus clientes. Ou seja, veja se eles possuem algo em comum que possa ter algum valor para seu estudo.

Frequência de gênero, faixa de idade e renda mensal já são informações relevantes.

 

Desenvolva personas

Agora que você acumulou algumas informações sobre seu público-alvo, é importante colocar a mão na massa e gerar algum valor.

Um primeiro passo para ter sucesso é definir personas. Porém, como estamos começando, é válido ter apenas uma de início – e ir expandindo conforme o tempo.

Em resumo, uma persona é uma pessoa fictícia que modela seu público-alvo. Ou seja, é uma pessoa típica desse grupo de pessoas, carregando todas as características que você deseja.

É para essa pessoa que você quer fazer anúncios!

 

Implemente canais de comunicação

Feito o trabalho de casa das seções anteriores, está na hora de começar a atuar na internet – e as redes sociais são excelentes para isso.

O primeiro passo é estabelecer uma estratégia básica para chamar atenção de seu público-alvo. Para tanto, vale a pena conhecer algumas estatísticas sobre redes sociais, para aumentar ainda mais sua chance de sucesso.

No início, compensa investir em uma rede social e no YouTube. Adentre novas plataformas conforme for crescendo.

 

Estabeleça métricas e objetivos

No começo de sua atividade nas redes, crie materiais que atraiam visualizações. Dessa forma, você consegue coletar algumas métricas interessantes, as quais podem incrementar sua estratégia de ação.

Os objetivos no início precisam ser simples. Se suas publicações alcançarem 20 pessoas, procure fazer com que atinjam 30.

Assim que tiver sua primeira conversão, saberá com precisão quantas visualizações são necessárias para conseguir um resultado positivo. Isso vai ser fundamental para o tráfego pago – quando você paga para anunciar nas redes.

 

Invista em estratégias de SEO

As estratégias de SEO possuem um custo-benefício realmente muito bom. Pode-se dizer que comprar conteúdos otimizados é equivalente a investir em ações: eles vão gerar frutos interessantes para você, por bastante tempo.

Criar um blog para sua empresa é o primeiro passo para entrar na lista dos buscadores. O segundo é produzir conteúdo relevante, original e de qualidade para seu público-alvo. 

Essa estratégia de marketing para franquias é muito poderosa, atraindo usuários que se interessam pelo assunto com bastante facilidade. No entanto, ela demora para surtir efeito, mas os benefícios sempre chegam.

 

Pague os mecanismos de busca

Por último, mas não menos importante, temos o tráfego pago e anúncios patrocinados.

Essa modalidade consiste em pagar para os algoritmos apresentarem seus anúncios, para um público definido por você. É aqui que os estudos iniciais pesam bastante para o resultado; quanto mais precisos forem, melhor serão os resultados do investimento.

Há duas modalidades de investimentos: pagar para o Google te ranquear acima dos concorrentes, ou pagar para o Facebook apresentar seu anúncio. Ambos precisam ser configurados com maestria para surtir efeito.

Nos dois casos, o custo-benefício pode ser realmente muito alto, se feito por profissionais.

Precisa de mais presença digital? Conte com a Meu Redator para te ajudar!

 

Escrito por:


Juliano Franco Duarte
CTO – Meu Redator