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Meu site não aparece no Google: saiba como resolver!

Ter um site é ótimo para que uma empresa seja encontrada no Google e, assim, ganhe admiradores e clientes. Mas, e quando essa página não aparece nos resultados do buscador? Como descobrir o porquê isso está acontecendo e como resolver o problema?

Em primeiro lugar, é preciso dizer que existe mais de um motivo pelo qual o Google pode não mostrar uma página em seus resultados. A boa notícia é que há modos de reverter essa situação!

Então, se o seu site não está aparecendo no Google, continue lendo o nosso post, pois a seguir vamos mostrar alguns dos motivos para isso acontecer e como é possível resolver essa questão. Confira!

 

Por que seu site não aparece no Google?

Antes de explicar o porquê isso pode estar acontecendo, você precisa verificar se o site realmente não está entre os resultados do mecanismo de busca ou se ele apenas não está entre os primeiros.

Afinal de contas, o Google oferece diversas páginas de resultados e, muitas vezes, o que acontece é que o site não está nas primeiras páginas e o dono da página acredita que ela não está entre os achados do buscador.

Descobrir qual é a situação do seu site é simples. Basta você acessar o Google e pesquisar pelo endereço do seu site, com o ‘site:’ na frente, ou seja, “site:http://seusite.com.br”. Se em seu resultado aparecer as páginas de seu próprio site, significa que ele está indexado pelo Google.

Já se o Google não encontrar nenhum resultado para sua busca, significa que realmente o seu site não foi indexado pelo buscador e ele não está aparecendo para nenhum usuário.

O mais comum é que o site apenas não esteja entre os primeiros resultados do Google, mas caso o seu site não tenha sido indexado pelo buscador, não é necessário se desesperar, pois esse problema também tem solução.

Isso pode acontecer por mais de um motivo, por exemplo, porque o seu site é novo e o Google ainda não analisou suas páginas, ou por razões mais sérias como ter sido punido pelo mecanismo de busca.

Se a sua página é recente, provavelmente o Google só não analisou ainda o seu site para indexá-lo. Sendo assim, o melhor é esperar algumas semanas e fazer o teste novamente.

Caso ele não seja novo e você desconfie que ele tenha sido punido, você pode fazer uma conta no Google Search Console. Lá é possível conferir se o site realmente foi punido e o que pode ser feito para consertar essa situação.

É válido lembrar que se você seguir as Diretrizes de Qualidade do Google durante a criação de sua página online, dificilmente você será punido pelo buscador. Então, é fundamental ficar atento e se lembrar das regras do mecanismo de busca.

 

Por que ele não está entre os primeiros resultados do Google?

Se o seu site apenas não está nos primeiros resultados do Google, o seu problema é outro e, por isso, existem outras razões e soluções para ele. Por isso, agora vamos ver 4 itens que podem estar deixando a sua página de fora dos principais resultados do buscador.

Caso você ainda tenha que indexar o seu site, resolva essa situação e depois volte aqui para conferir também o que pode prejudicar o seu posicionamento no Google e como melhorá-lo!

 

1. Site lento e não responsivo

O Google analisa diversos dados para posicionar as páginas indexadas em seus resultados e um dos itens que ele considera bastante em sua verificação é a experiência do usuário.

Por isso, um site lento e não responsivo influencia tanto no posicionamento do seu endereço no mecanismo de busca. Site não responsivo é aquele que não funciona bem em todos os tipos de dispositivos, como tablets, celulares e notebooks.

Ao ter uma página que demora a carregar ou que não pode ser lida de forma adequada no celular, por exemplo, os usuários podem ficar irritados, sem paciência e saírem frustrados do seu site. Ou vai dizer que você nunca entrou em um site, cansou de esperar pelo carregamento da página e saiu sem nem mesmo ver o conteúdo do link?

Além disso, você não pode se esquecer de que boa parte dos usuários hoje em dia acessa a internet pelo celular em vez de meios mais tradicionais, como o computador. Então, se o seu site não for responsivo, muitos visitantes podem sair frustrados da página de sua empresa e o Google vai considerar isso no momento de posicionar o site em seus resultados.

 

2. URL complicada

Outro fator que pode afetar o seu posicionamento é a URL de suas páginas. Essa é o link em que o usuário clica para acessar o seu site. Se ela for muito complicada, por exemplo, cheia de números e letras que não significam nada e nem se relacionam com o conteúdo da página, as pessoas dificilmente vão clicar no link.

Isso porque esse tipo de URL não mostra ao usuário qual é o conteúdo que ele vai encontrar na página e, ainda, ela não passa confiança para as pessoas. Dessa forma, o seu site vai perder visitantes.

Além desse fato, usar uma URL complicada pode prejudicar o seu posicionamento, porque se ela não possuir palavras, mas sim códigos, números e letras sem sentido, o próprio mecanismo de busca terá dificuldade para entendê-la e analisá-la. Ou seja, ele não vai compreender o link e não dará um bom posicionamento para a página.

 

3. Conteúdo de baixa qualidade

Já que o Google analisa a experiência do usuário em um site, ele verifica também o índice de rejeição de uma página. Isto é, a quantidade de indivíduos que saem rapidamente do link, pois não encontraram o que desejam ou porque o conteúdo ficou abaixo do esperado.

Há mais de um tipo de conteúdo de baixa qualidade que pode estar presente em um site e que faz com que os visitantes abandonem rapidamente o link. Um dos mais comuns é aquele que foi produzido somente para atrair usuários e dar volume ao site, mas que não é verdadeiramente relevante para o público e não o ajuda a resolver uma questão.

Outro tipo de material de baixa qualidade é o copiado, ou seja, que não é original de seu site e foi apenas copiado e colado em seu endereço. Se você fizer isso e o Google detectar, seu site pode até ser punido pelo buscador.

O mesmo acontece quando você tem um conteúdo duplicado. Esse é um material que aparece em mais de um link do seu endereço online e pode acontecer, por exemplo, devido a um erro no código do site. Então, às vezes, você nem se dá conta de que há um conteúdo duplicado em seu site e pode acabar sendo punido por isso.

 

4. Palavras-chave mal utilizadas

Existe mais de uma forma de um site utilizar mal uma palavra-chave. Uma prática comum é usar várias vezes a palavra-chave em um mesmo conteúdo, acreditando que assim o Google dará mais importância para o material. Entretanto, na realidade, ocorre o oposto.

A posição da página no buscador pode abaixar por causa dessa má utilização da palavra-chave. Afinal, o que importa para o sistema do mecanismo de busca não é quantas vezes o termo aparece no material, mas sim se ele faz sentido no conteúdo.

Outro erro é não pesquisar bem as palavras e acabar usando termos que não são procurados pelo seu público-alvo. Por exemplo, se as pessoas que você deseja atingir buscam por uma frase específica e você utiliza outros termos em seu conteúdo para abordar esse mesmo assunto, elas não vão encontrar o seu site, ainda que ele seja adequado para a procura dos usuários.

Independente da maneira que a palavra-chave esteja sendo mal utilizada, não usar bem esse item é um problema grande, pois o Google considera muito os termos utilizados em um conteúdo e ele não posiciona bem as páginas que não o usam da forma correta. Por isso, é fundamental pesquisar bem as palavras-chave que você utilizará em seus conteúdos e não colocá-las demais em um único material.

 

Como resolver esse problema?

Como foi dito, existem várias ações que podem prejudicar o posicionamento de seu site no Google. Sendo assim, você precisa analisar quais dessas estão presentes no seu endereço para ser capaz de corrigi-lo e melhorar a colocação da página de sua empresa no buscador.

Dessa forma, o seu negócio será encontrado pelo público-alvo desejado. Dado que diversos itens conseguem abaixar a sua posição nos resultados do Google, também existem várias atividades que são capazes de reverter essa situação.

O ideal é que você cumpra constantemente todas essas ações em vez que focar em apenas uma delas. Dessa maneira, você vai aprimorar o posicionamento de seu site e conseguir mantê-lo no topo dos resultados do mecanismo de busca.

Para que você alcance esse objetivo, a seguir, vamos mostrar as atividades que você deve realizar sempre em seu site!

 

1. Siga as Diretrizes de Qualidade do Google

Como já foi mencionado, o Google tem Diretrizes de Qualidade que devem ser seguidas para que o seu site não seja afetado por um algoritmo, spam ou punido. Entretanto, esses não são os únicos benefícios de seguir a lista. Ao fazer o que o Google indica ou evitar as práticas ilegais, o seu site pode aprimorar a qualidade e melhorar a colocação dele no buscador.

Os princípios básicos dessas diretrizes são: criar páginas para os usuários e não para o mecanismo de busca, descobrir qual é o diferencial de seu site para que ele se destaque e não enganar os usuários ou utilizar truques para melhorar o seu posicionamento no Google.

Na prática, deve-se evitar a publicação de conteúdos gerados automaticamente, copiados ou pouco originais, a utilização de palavras-chave irrelevantes, a compra e venda de links ou participação de qualquer esquema relacionado à utilização de links nos materiais do site, criar páginas com vírus, entre outros.

As diretrizes ainda recomendam que você sempre monitore o seu site para procurar hackers e remover o conteúdo contaminado assim que ele aparecer em seu domínio. Além disso, é indicado bloquear e remover spams que podem ser gerados pelos próprios usuários em seu site.

 

2. Estude técnicas de SEO

O SEO (Search Engine Optimization), que em português significa otimização dos motores de busca, reúne diversas técnicas que são capazes de melhorar o posicionamento de um site em um buscador como o Google.

Caso elas não sejam utilizadas em seu site ou sejam mal aproveitadas, a sua colocação pode abaixar bastante. Por isso, é fundamental estudar as técnicas e aplicá-las em suas páginas.

Algumas dessas práticas são: fazer boas URLs, estruturar os conteúdos das páginas, criar um site responsivo, utilizar meta description de qualidade, usar imagens e links seguros.

É importante salientar que as práticas de SEO estão sempre se modificando. Então, o que funciona agora, pode ser que não dê certo daqui a alguns anos. Sendo assim, você deve sempre estudar e investir nesse campo para se manter atualizado.

 

3. Aprimore o conteúdo do site

Além de seguir as regras do Google e utilizar bem as técnicas de SEO, é essencial que você aprimore sempre o conteúdo de seu site. Produza materiais relevantes (confira nossos valores), que realmente auxiliem o seu público a resolver um problema e que forneça informações importantes para ele.

Dessa maneira, os usuários vão entrar em sua página e não sairão rapidamente. Eles vão conferir o material, podem voltar a visitar o seu site e se tornarem visitantes fieis. Assim, o seu índice de rejeição vai diminuir e a sua posição no Google pode melhorar bastante.

Ao adotar essas práticas de forma adequada, ou seja, sem exageros, você tem grandes chances de aprimorar a sua colocação no Google. Dessa forma, o seu site vai aparecer entre os primeiros resultados do buscador e o seu público conseguirá encontrar facilmente a sua página.

Com bons conteúdos e um site bem estruturado, também é mais fácil de a sua empresa ganhar admiradores e clientes. Então, analise o seu site, veja quais dos pontos citados aqui precisam ser melhorados e comece a colocar em prática as soluções para que o seu site apareça no Google!

Lembre-se que caso ele não esteja indexado, você primeiro precisa resolver essa questão para depois colocar em prática o que foi indicado aqui. Depois de descobrir como fazer o seu site aparecer no Google, que tal descobrir quais são as 7 maiores tendências do Marketing Digital em 2020?

 

Escrito por:


Juliano Franco Duarte
CTO – Meu Redator

 

 

 

 

 

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