Ícone do site Meu Redator

O que é Publipost?

Publipost é uma modalidade de post patrocinado onde uma empresa paga para ser divulgada em um determinado meio digital. Dessa forma, as redes sociais, portais de notícia e blogs são vias usadas para isso.

O real valor do publipost reside na transferência de autoridade de um site para outro. Na verdade, a palavra “transferência” não é muito adequada, pois seria mais como um “voto de confiança”.

Em resumo, se um blog de autoridade indicou que seu site também é de qualidade, o seu posicionamento no Google melhora.

No entanto, existe o uso do publipost para aumentar o tráfego de forma direta. Nesse caso, a ideia é direcionar o tráfego de um lugar para o outro, o que muitas vezes não confere autoridade. Após o aumento pontual do tráfego, o site retorna ao normal.

Neste texto vamos nos referir ao publipost como método de link building, pois é o que traz mais efeitos positivos para as empresas. Além do direcionamento de tráfego, também melhora o SEO da página linkada.

Quer conhecer um pouco mais sobre publipost e link building? Leia até o final!

 

Por que o publipost é importante?

O publipost é importante porque é uma maneira de escalar seu negócio de forma rápida e confiável. Aliás, o link building traz benefícios duradouros, e um dos principais é o aumento de tráfego orgânico.

Dessa forma, se o trabalho de publipost for feito de forma adequada, a autoridade do site vai aumentar de maneira consistente ao longo do tempo. Vale lembrar que bons links pesam muito para o posicionamento do site nos motores de busca.

No entanto, existem links dofollow e nofollow, os quais são definidos como:

Todos os links de redes sociais são nofollow, ou seja, não ajudam tanto quanto o dofollow na hora de ranquear seu site. É por isso que publiposts nas redes geram resultados momentâneos.

 

É um fator de SEO relevante

O publipost é uma forma poderosa de melhorar o SEO de um site. No entanto, vale lembrar que o link building é um trabalho completo, complexo e às vezes desafiador.

A razão disso é que há necessidade de conhecimentos sobre linguagem, mecanismos de busca e técnicas avançadas de linkagem.

Um detalhe que poucas pessoas conhecem é o poder dos links externos e internos de uma página. De fato, o link building conta com 3 área de atuação:

O publipost atua para  melhorar a qualidade dos backlinks. Portanto, são fundamentais para melhorar o SEO de uma página.

 

Direciona tráfego qualificado

Um dos pontos principais dos backlinks é a relevância do site onde o publipost será publicado. 

Dessa forma, patrocinar um conteúdo para um site especializado em ferramentas, quando a sua empresa trabalha com massa de pão, não é a melhor estratégia. Vamos usar essa empresa de massa de pão para facilitar o entendimento dos conceitos.

Para o Google, um backlink é relevante quando vem de sites de categorias parecidas com o seu. Isso faz parte da própria semântica do Google, a qual deve sempre ser respeitada.

Assim, para que o publipost valha o investimento, o conteúdo deve ser publicado em:

 

Outro ponto importante é o contexto do link patrocinado. Não adianta, por exemplo, produzir um conteúdo qualquer sobre pão e forçar a linkagem para sua página. Se o contexto não fizer sentido, os buscadores podem penalizar ambos os sites.

O ideal é que sejam links naturais, com textos-âncora que remetem tanto ao contexto quanto à página de destino.

Se todas essas regrinhas forem seguidas, seu publipost vai ser publicado em um site de relevância para seu negócio, dentro de um contexto adequado e de forma natural. Dessa forma, o resultado final será um tráfego qualificado e interessado em seus produtos.

O Google encontra a resposta que procura, o usuário descobre produtos interessantes e o faturamento de sua empresa aumenta. Todo mundo fica feliz.

 

Aumenta a autoridade da marca

Um fato que poucas pessoas conhecem sobre o Google é que ele possui “memória”. 

Assim, quando falamos em autoridade, é importante notar uma particularidade do Google: se certa marca é citada várias vezes, o site dela ficará melhor posicionado  — mesmo com pouca linkagem nas páginas presentes nele.

Essa função do algoritmo é pouco conhecida entre as pessoas fora do ramo de link building.

No entanto, quando pensamos no Google como a ferramenta que ele foi criado para ser, ou seja, agir como um ser humano, isso faz sentido. Afinal de contas, quando pensamos em ciência, o nome Albert Einstein não vem à nossa mente? É o mesmo princípio.

Quando determinada marca demonstra muito conhecimento em um ramo do saber, ela tende a ser usada como referência pelo Google. Porém, vale lembrar que o publipost também ajuda nessa parte, pois torna a marca conhecida. 

Quanto mais links (contextuais) apontando para uma página, mais “valor” o Google verá em seu conteúdo. Dessa forma, quanto mais valor associado ao site da marca, mais o Google procura respostas no conteúdo dela.

Portanto, pode-se dizer que determinados sites se tornam “material de referência” para os algoritmos. A Wikipédia é um exemplo clássico disso. Ela possui toneladas de conteúdos, assim como milhões de backlinks, links internos e externos.

Vale lembrar que seu site não precisa ser gigantesco, mas sim responder às perguntas dos usuários com maestria. 

Se isso for feito, e com a ajuda de alguns conteúdos contextuais (internos e externos), o Google vai entrar várias vezes em seu site para responder perguntas, o que cria essa “memória”.

É por esses motivos que milhares de empresas ao redor do mundo investem em publiposts!

Precisa de ajuda? Conte conosco.

 

Escrito por:


Juliano Franco Duarte

CTO – Meu Redator
Autor de ‘O livro proibido do marketing

 

 

Sair da versão mobile