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Os 20 pilares do conteúdo perfeito que você precisa conhecer!

É possível produzir um conteúdo perfeito? Por mais surreal que essa ideia pareça, podemos garantir que a resposta a essa pergunta é ‘sim’.

Você provavelmente já viu muitos sites e blogs com informações ‘vazias’. A já conhecida estratégia do blogueiro, chamada  popularmente de “encher linguiça”, na realidade te dá uma grande oportunidade.

Se você planejar bem o que vai publicar em sua plataforma online, seu post poderá sim chegar a ser considerado o legítimo conteúdo perfeito. Quanto mais apurada se tornar sua estratégia, mais perto seus artigos estarão das necessidades do seu público.

O conceito de perfeição poderá ser alcançado, pelo menos de forma relativa. Ou seja, seu público considerará perfeito o que seu blog publicar quando os posts atingirem suas expectativas de forma satisfatória.

Abaixo, preparamos um checklist com os 20 pilares do conteúdo perfeito que você precisa conhecer! Confira essas informações de perto e volte sempre que precisar em nosso artigo para lembrar o que faz mais diferença na preparação de uma texto de sucesso na internet.

 

O conteúdo perfeito existe e começa no seu planejamento

Agora você vai observar detalhes em sequência que, se forem seguidos à risca, posicionarão seu conteúdo entre os melhores do nicho. Fique atento!

 

  1. Público

Públicos diferentes exigem conteúdos diferentes. Um grande conselho nesse sentido é: compare seu conteúdo com um curso. Novos alunos só se inscrevem num determinado treinamento quando o mesmo traz benefícios diretos.


Portanto, seja claro, direto e específico ao se dirigir público do seu conteúdo. Do contrário, os visitantes irão embora e nunca lerão o que você publicou.

 

  1. Persona

Depois de definir um público, prepare uma persona com base na identidade de quem busca sua plataforma. Defina idade média, sexo, interesses, aversões, metas de vida etc.

Um conteúdo perfeito é apontada para a persona certa!

 

  1. Dor

A dor do público e de sua persona precisa estar presente no conteúdo perfeito. Quando você desconsidera essa dor, nunca será possível atingir o coração do leitor.

Fique atento à isso e sempre mostre que compreende as frustrações do seu público e persona.

 

  1. Cura

Entender a dor é uma coisa; providenciar a cura é outra. Parece simples, mas muitas plataformas de conteúdo apresentam “curas sem dor”. Ou seja, muitos dizem:

Mas o leitor pode simplesmente não ver representada, em nenhuma parte do conteúdo, sua própria necessidade. Aí está a razão para o influxo de consumidores daquele conteúdo.

 

  1. Tema

Procure estabelecer temas que apresentam ideias que leve seu público-alvo à reflexão. Quando o tema é confuso ou “batido”, o leitor vai embora sem ao menos entender porque estava ‘ali’.

Um conteúdo perfeito exige um tema perfeito!

 

  1. Subtítulos

Comer um pedaço de churrasco muito grande não só se torna desagradável como também indigesto. A aplicação deste comparativo é simples: divida seu conteúdo em ‘pedaços’ gostosos.

Seu conteúdo só será ideal quando os subtítulos conduzirem o público até o final dele. Senão, você terá falhado irremediavelmente!

 

  1. Palavra-chave

Muitos conteudistas escolhem suas palavras-chave antes de começar a planejar o restante do conteúdo. Outros fazem isso durante o processo de planejamento.

O ponto-chave a ser destacado aqui é: o conteúdo perfeito precisa de uma palavra-chave. Então, faça essa seleção antes de colocar as mãos sobre o teclado e começar a produção. Use as melhores ferramentas possíveis para isso, como o Planejador de Palavras Chave do Google.

 

  1. Gatilhos

Algumas expressões despertam sentimentos específicos na mente do consumidor do seu conteúdo. Você já sabe que expressões, ou gatilhos mentais, são estes?

Pesquise sobre isso em canais de autoridade sobre esse tema. Nesse sentido, um dos maiores nomes do Brasil é o Conrado Adolpho. Acessar o canal dele no Youtube pode ser de imensa ajuda!

 

  1. Funil

Aqui está um ponto alternativo da produção do conteúdo perfeito. O funil de conteúdo da sua plataforma pode não incluir vendas. Mas pesquisar fontes de autoridade nesse sentido pode ser de ajuda para entender os processos mentais da maioria dos consumidores de conteúdo.

 

  1. Linguagem

Que linguagem o seu público usa? Informal? Formal? Descontraída? Pesquisar e aplicar essa seleção na sua estratégia faz uma enorme diferença!

 

  1. Tom

O tom em que o conteúdo perfeito é apresentado deve levar você a pensar:

As perguntas são muitas. Entenda qual tom o seu público espera de você no conteúdo, e siga nessa direção.

 

  1. Tamanho

Recentemente, Neil Patel, um dos gurus do marketing digital, mencionou que o Google é amigo dos textos com mais de 3 mil palavras.

Ou seja, não se torne mesquinho ao preparar seu conteúdo. Seja generoso. Mas não confunda isso com quantidade. Agregue poder ao que publica, e o que você produz poderá ser considerado um conteúdo perfeito.

 

  1. Imagens

Depois de dispor o seu conteúdo de forma escrita, pare e escolha as fotos, os infográfico, as tabelas e os vídeos que publicará junto no artigo.

Dica: vídeos são extremamente atrativos. Não deixe de usá-los!

 

  1. Referências

Mostre de onde tirou o que você apresentou. As pessoas não vão seguir você apenas pelo que sabe ou compartilha, mas por confiarem nas suas bases de apoio. Então, porque ter vergonha de dizer onde aprendeu?

 

  1. Autoridade

Um conteúdo perfeito precisa de firmes pilares, como o tema desse post afirma. O pilar central é a autoridade.

 

Cite de forma específica porque as pessoas podem acreditar no que estão lendo. Mostre não apenas os certificados que você possui (o que tem mais resultados profissionais), mas os efeitos positivos dessas informações na vida de quem já os colocou em prática. Essa autoridade exerce um efeito poderoso nos consumidores do seu conteúdo!

 

  1. Revisão

Nunca se canse de revisar o que escreveu. Estabeleça uma meta pessoal nesse sentido e cumpra-a com orgulho.

Por exemplo, se definiu 3 revisões para seus textos, não clique em “Publicar” antes de revisá-lo 3 vezes!

 

  1. Ajustes

Se seu conteúdo será perfeito ou não, muito depende do “poder evergreen” que ele possui.

 

Ou seja, para que ele permaneça válido, ajuste-o de tempos em tempos de acordo com a realidade atual do nicho em questão.

 

  1. Upload

Suba seu artigo com orgulho na plataforma onde o publicará. Tire tempo para separar as imagens, confira problemas de conflito de ferramentas e faça ajustes de última hora no próprio texto, se necessário.

O conteúdo perfeito exige um upload perfeito. Não publique antes de ter certeza de que fez tudo o que precisava no upload.

 

  1. Escaneabilidade

Um detalhe importante da escaneabilidade é:

Observe o rascunho de publicação do conteúdo.

Veja esse rascunho com os olhos do leitor. Aponte erros, registre-os e corrija-os antes da publicação. Pense que antes do consumo, muitos dão uma olhada em todo o conteúdo, para ter certeza visual de que o tempo investido no consumo não será jogado fora.

Sempre escaneie visualmente o seu conteúdo antes de publicá-lo!

 

  1. Publicação

Este é o momento final do processo de produção do conteúdo perfeito. Nunca permita a publicação de uma informação sem antes ter certeza de todos os processos mencionados acima.

A publicação de um conteúdo pode parecer ser o momento mais rápido, mas não é. Não se engane, mas gaste tempo realizando um check list de tudo o que foi alistado acima.

 

Para te ajudar, agrupamos abaixo os 20 pilares do conteúdo perfeito:

  1. Público
  2. Persona
  3. Dor
  4. Cura
  5. Tema
  6. Subtítulos
  7. Palavra-chave
  8. Gatilhos
  9. Funil
  10. Linguagem
  11. Tom
  12. Tamanho
  13. Imagens
  14. Referências
  15. Autoridade
  16. Revisão
  17. Ajustes
  18. Upload
  19. Escaneabilidade
  20. Publicação

 

Siga metodicamente o processo de produção citado acima. Assim, poderá ter mais certeza de que as informações que você pretende publicar serão consideradas por muitos como um conteúdo perfeito!

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