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Palavras-chave: o que são e como fazer uma pesquisa com ferramentas

Aparecer nas primeiras páginas de pesquisa dos motores de busca é o desejo de todas as empresas que investem no marketing de conteúdo como estratégia para alavancar os seus negócios. Para tanto, a definição de palavras-chave relevantes é fundamental para fazer com que o seu conteúdo seja encontrado pelo seu público-alvo, tornando-se, assim, mais conhecido, lembrado e respeitado.

De acordo com a pesquisa SEO Trends de 2020, 55,8% das empresas brasileiras otimizam as páginas dos seus sites com palavras-chave, utilizando ferramentas específicas para isso. A pesquisa também reforça a informação de que apostando nesta estratégia, tem-se melhores resultados no meio digital.

Mas como fazer uma pesquisa assertiva de palavras-chave? Como garantir tráfego orgânico para o seu site ou para o site do seu cliente? Otimizar um site ou blog é um grande desafio para profissionais do marketing digital, porque essa não é uma tarefa fácil. Por isso é tão importante conhecer as estratégias adequadas. Quer saber quais são? É o que apresentamos neste artigo!

O que são palavras-chave?

A princípio, palavras-chave são os termos através dos quais o internauta irá encontrar o seu conteúdo nos sites de busca como o Google, Bing e Yahoo, por exemplo. Esses termos fazem parte das estratégias de SEO (Search Engine Optimization) e podem ser formados por uma única palavra ou por uma combinação de palavras. 

A verdade é que as palavras-chave ou keywords (termo em inglês, muito utilizado no meio digital, no Brasil, para se referir a palavras-chave) representam um resumo da dor do usuário e de sua necessidade de encontrar uma solução para seu problema. Keywords devem, portanto, resumir ideias e temas importantes e servir como referência para os motores de busca.

Por exemplo: alguém que deseja fazer um brigadeiro, mas não tem a receita, pode digitar “brigadeiro” no Google e encontrar várias receitas e dicas sobre o doce nesse buscador. Da mesma forma, quem precisa saber mais sobre as melhores estratégias de marketing digital para os seus negócios pode usar o termo “estratégias de marketing digital” para encontrar artigos relevantes, que o ajudem a encontrar o melhor caminho para divulgar a sua empresa. Nestes exemplos, “brigadeiro” e “estratégias de marketing digital” são o que estamos chamando, neste artigo, de palavras-chave ou keywords.

Como você pôde perceber, as keywords possuem tamanhos e quantidades de palavras diferentes, e existe uma classificação com base nesses critérios: palavras-chave head tail ou long tail. Entenda o que é cada um desses tipos a seguir:

Head Tail

As palavras-chave denominadas head tail são consideradas gerais e possuem alto volume de busca. Elas são compostas por uma, no máximo duas palavras e são mais indicadas para a fase de atração ou topo de funil. Alguns exemplos são:

Quando o internauta realiza uma pesquisa utilizando termos como os citados acima, é difícil saber exatamente qual seu propósito com aquela busca: ele deseja comprar um tênis, uma TV ou blusa feminina? Ou quer apenas conhecer alguns modelos, saber qual deles é o melhor ou ter uma noção sobre preços? Ao pesquisar marketing digital, estaria a pessoa querendo saber do que se trata? Precisando de um especialista na área? Ou querendo conhecer as estratégias consideradas tendências para o setor para utilizar em sua prática profissional? 

O uso de uma keyword head tail não nos possibilita responder a nenhuma dessas perguntas de forma assertiva. Entretanto, uma coisa é certa: elas, inevitavelmente, levam o usuário a uma página, que pode ser um site ou blog, e possibilitam que ele descubra uma nova marca – que pode ser a sua ou a do seu cliente.

Por isso, as palavras-chave head tail são consideradas essenciais em diferentes processos de vendas pois, apesar de serem muito concorridas e dificilmente possibilitarem boas posições no Google ou em outros buscadores, ajudam a despertar a curiosidade do internauta para saber mais sobre um produto ou serviço. 

Long Tail

Já as palavras-chave long tail (ou cauda longa) são maiores, mais específicas e deixam mais clara a intenção do usuário. Diferentemente das keywords do tipo head tail, elas são mais indicadas para meio ou fundo do funil, ou seja, para estágios de compra mais avançados. 

Veja a seguir como os exemplos do tópico anterior poderiam compor palavras-chave do tipo cauda longa em uma pesquisa:

Perceba o quanto ficou mais fácil entender, já a partir dos termos da pesquisa, o que o usuário de fato está buscando: um tênis para corrida; um curso gratuito para marketing digital; uma TV LED de 50 polegadas; uma blusa feminina de tamanho G que seja adequada para trabalhar.

Aqui é importante saber que, por conterem informações mais específicas, as keywords long tail são um pouco mais difíceis de serem previstas pelo profissional de marketing digital. No entanto, um profissional bem qualificado conta com estratégias de SEO que auxiliam neste processo de previsão das necessidades dos clientes que necessitam do seu produto ou serviço, o que permite que ele defina palavras-chave long tail que sintetizam muito bem as dores do seu cliente.

Além de ajudar a compreender mais facilmente a necessidade de quem realiza a pesquisa, palavras-chave long-tail ainda atraem leads qualificados com baixo investimento e impactam positivamente nas estratégias de marketing.

Portanto, é indispensável que, em determinadas fases do processo de produção de conteúdos de seu site ou blog, palavras-chave long-tail sejam incluídas, pois, justamente por serem mais específicas, vão apresentar menos concorrência e, consequentemente, colocarão seu site ou blog nas primeiras posições dos buscadores.  

Onde encontrar as melhores palavras-chave para o seu conteúdo?

Existem mais de 1,88 bilhões de sites na internet.

Temos falado ao longo do artigo, até agora, o quanto é importante um profissional de marketing competente e com boas estratégias de SEO para determinar as melhores palavras-chave para seu conteúdo. No entanto, se você mesmo quer compreender e aplicar essas estratégias (seja você um profissional do marketing digital ou não), essa não é uma tarefa impossível. Agora que você já sabe quais são as diferenças entre keywords head tail e long tail e como elas podem impactar em suas estratégias de marketing digital, entenda como encontrar as melhores palavras-chave para promover o seu conteúdo, o seu produto ou serviço.

Algumas ferramentas disponíveis online permitem que você encontre termos realmente relevantes para os internautas, com base no volume de pesquisas realizadas. Dentre as mais eficientes, destacam-se:

Keyword Planner

O Keyword Planner é o planejador de palavras-chave do Google. Para utilizá-lo, você deve acessar o site do Google Ads e selecionar a opção “acesse o planejador de palavras-chave”. A ferramenta é gratuita e possibilita que você encontre termos relevantes para o seu conteúdo, com base nas palavras pesquisadas com frequência pelos internautas.

Além disso, o Keyword Planner também permite que você verifique o volume de buscas para cada palavra, analise a concorrência e conheça as estimativas de lance para cada uma delas. Assim, maiores são as chances de as suas campanhas de marketing digital serem bem-sucedidas.

Keyword Tool

Outra alternativa gratuita e extremamente eficaz para pesquisar palavras-chave é a Keyword Tool. Com ela, é possível não apenas encontrar os termos de busca mais utilizados no Google para um determinado assunto, mas também em sites como o Youtube, Bing, Amazon, Instagram, eBay, Twitter e Play Store.

Answer The Public

A Answer The Public é uma ferramenta intuitiva que também auxilia profissionais do marketing digital a encontrar bons termos para os seus sites de forma online, sem a necessidade de instalar softwares ou aplicativos. Nela, você digita uma keyword e o site retorna as perguntas mais frequentes em torno do assunto.

Contudo, você pode realizar no máximo 3 pesquisas gratuitas por dia com essa ferramenta. Após esse limite, você deve assinar um dos planos disponíveis na plataforma, que variam entre US $79 e US $199.   

Ubersuggest

Já a Ubersuggest é a ferramenta de pesquisas de palavras-chave criada por Neil Patel, mais conhecido como “o guru do marketing digital”. Ela é de fácil uso e bem completa, permitindo que você tenha ideias de conteúdo a partir de keywords head tail ou long tail.

A Ubersuggest também possui um diferencial interessante, que é a possibilidade de digitar o domínio de um site para saber quais termos ele elenca no Google. Assim, você pode digitar o site de um concorrente para descobrir o que ele faz bem em termos de SEO e fazer melhor do que ele.

Entretanto, todas essas vantagens têm um preço. Assim como a Answer The Public, a Ubersuggest também só oferece 3 pesquisas diárias gratuitas. Acima desse limite, é necessário contratar um plano, cujos preços podem variar de US $12 a US $40 por mês.

SEMRush

Agora, se você precisa de sugestões de palavras-chave a nível profissional, a SEMRush é a solução. Trata-se, na verdade, de uma das plataformas mais completas do mercado, que reúne em um único lugar ferramentas para SEO, PPC, pesquisa de concorrentes, dentre várias outras. 

Para começar a pesquisar os melhores termos para o seu conteúdo, é necessário criar uma conta na plataforma e assinar um dos planos disponíveis, que são divididos entre Pro, Guru e Business. Eles custam entre US $119 e US $449 por mês e todos os planos contam com avaliação gratuita.

Dicas para encontrar as palavras-chave certas para a sua estratégia de SEO

Quem trabalha com marketing digital deve saber que o Google está sempre em busca de oferecer as melhores experiências em termos de pesquisa para os seus usuários. Por meio de atualizações constantes em seu algoritmo, a plataforma consegue identificar os conteúdos mais relevantes de acordo com um termo de busca.

O fato é que, apesar dessas constantes atualizações dos fatores de rankeamento do Google, a otimização de sites com o uso de palavras-chave continua sendo a estratégia de marketing digital mais utilizada pelas empresas. Segundo a pesquisa SEO Trends de 2020, 17,6% apostam na pesquisa de keywords para alcançarem bom posicionamento nos motores de busca.

Mas é claro que para conseguir obter os melhores termos de pesquisa, é preciso levar em consideração alguns fatores importantes, tais como:

Ainda em dúvidas de como melhorar a presença online da sua empresa? Então entre em contato conosco e receba conteúdos de qualidade, criados por profissionais especializados. Seja encontrado pelo seu cliente na internet no momento certo e com as palavras-chave certas. Solicite o seu orçamento.

Escrito por:

Juliano Franco Duarte
CTO – Meu Redator

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