Ícone do site Meu Redator

Porque, porquê, por quê ou por que: qual usar?

Por mais informal que o ambiente da internet possa parecer, escrever de acordo com as normas ortográficas e gramaticais é o mínimo que se espera de um bom redator, não importa o tema do texto. E a gramática da língua portuguesa tem várias situações que parecem pequenas armadilhas para o escritor.

Se para escrever com coerência e coesão textual, a prática de leitura é fundamental, para acertar na ortografia é preciso, muitas vezes, pesquisar e pesquisar de novo a mesma coisa, pois algumas regrinhas podem ser bem confusas às vezes. É o caso das 4 maneiras de grafar o porquê, ou de decidir se coloca ou não a crase no a.

Essas regras podem até parecer óbvias num primeiro momento, afinal, todos sabemos falar português, mas sabemos também que quando se trata de escrever, a coisa não é assim tão simples, não é mesmo?

Mesmo tendo conhecimento da estrutura da nossa língua, é no momento de escrever que somos pegos de surpresa por aquela dúvida: ‘será que é assim mesmo que se escreve?”. Isso é normal e acontece nas melhores redações. O importante é, sempre que não tiver certeza,  pesquisar. Erros dessa natureza cometidos por redatores não costumam ser perdoados por empresas.

É por isso que o Meu Redator decidiu criar uma seção de posts cujo objetivo é auxiliar o redator a sanar dúvidas básicas sobre as principais regras ortográficas e gramaticais da língua portuguesa. Garanta a qualidade ortográfica do seu texto conferindo, sempre que necessário, nossos posts com dicas rápidas e diretas. Boa escrita!

Porque, porquê, por quê ou por que: qual usar?

Muita gente reclama do fato de termos que lidar com nem um, nem dois, nem três, mas quatro, isso mesmo, QUATRO maneiras diferentes de grafar o porquê: Por que / Por quê / Porque / Porquê.

Mas enquanto reclamação não muda regras, vamos engolir o choro e aprender a grafá-los corretamente, de acordo com cada situação.

“POR QUE” separado, sem acento

Em uma pergunta, o “por que” separado e sem acento possui o sentido de “por qual razão” ou “por qual motivo”. É comumente usado em início de frases interrogativas, mas nem sempre. Às vezes, é possível encontrá-lo ligando orações. Nessas situações, o ‘por que’ pode ser substituído por ‘pelo/a qual’:

“PORQUE” junto, sem acento

O “porque” junto e sem acento deve ser usado quando se objetiva dar uma explicação (com o sentido de ‘pois’), expressar uma finalidade (com o sentido de ‘para que’) ou até mesmo indicar uma causa (com o sentido de ‘já que’).

“POR QUÊ” separado, com acento.

Antecedido de alguma pausa da escrita, o “por quê” separado com acento deve ser utilizado em final de frases, seguido de pontuações, tais como interrogação ou ponto final (a mesma regra se aplica ao substantivo ‘quê’).

“PORQUÊ” junto, com acento

O “porquê” junto e com acento muitas vezes sucede a um artigo, pronome ou numeral, e por isso adquire a função de substantivo. Expressa o motivo ou a razão de algum acontecimento.

 

Tá vendo como escrever é simples, mas nem tanto? Se você ainda precisa de ajuda com criação de textos, conte com os profissionais do Meu Redator.

 

Escrito por:

Maria Helena Favaro

Mestre em Linguística Aplicada pela UFSC e doutoranda em Análise do Discurso pela UNISUL. Apoiadora do Meu Redator e escritora nas horas vagas.

 

 

 

Sair da versão mobile