A produção de conteúdo tem muita importância em um mercado cada dia mais digitalizado e dependente da tecnologia. É o conteúdo quem desperta o interesse dos consumidores para sua marca, muitas vezes logo no primeiro contato.

Embora seja de grande valia, produzir conteúdo requer bastante empenho. Dada a grande competitividade do mercado, a qualidade é um elemento-chave da eficiência de suas estratégias de marketing de conteúdo, quase não dando margem para erros.

É por esses e outros motivos que muitas empresas investem em times de criação de conteúdo interno. Neste conteúdo, vamos apresentar como a terceirização da produção de conteúdo pode maximizar os resultados de sua empresa – e diversos outros detalhes interessantes.

Boa leitura!

Qual é o peso do marketing de conteúdo?

Resumindo este tópico em apenas uma palavra, a mais ideal é “gigantesco”.

No mundo, são quase 60% de usuários de internet, representando uma ótima parcela da população do globo. Só no Brasil, porém, esse valor ultrapassa a casa dos 80%, segundo dados da TIC Domicílios 2020.

Isso significa que, seja nos mecanismos de busca ou nas redes sociais, com certeza seu público-alvo, descrito pelas personas de sua empresa, está por aí navegando na rede, e o conteúdo é uma das melhores opções para atingir essas pessoas.

Dito isso, vamos dar continuidade ao material, começando pela explanação sobre a importância da produção de conteúdo por um time interno.

Como funciona a produção de conteúdo interna?

A produção de conteúdo interna é feita pelos colaboradores de sua empresa. Dessa forma, por serem materiais feitos por quem conhece bastante seu negócio, são mais direcionados às estratégias da empresa, tendendo a serem mais focalizados que os materiais terceirizados.

De fato, o time interno participa de reuniões, sabe como as coisas funcionam na empresa, inclusive tem o privilégio de dialogar com outros setores da organização, como o de vendas.

No entanto, nem tudo funciona tão bem quanto deveria: como costumam ser times pequenos, a capacidade produtiva tende a ser baixa, podendo atrasar campanhas inteiras de marketing digital.

É nesses momentos que as empresas procuram pelo conteúdo terceirizado, que veremos no próximo tópico.

Do que se trata a produção de conteúdo terceirizada?

Como o próprio nome sugere, a ideia da produção de conteúdo terceirizada consiste em contratar profissionais ou agências de criação de conteúdo para atuar, de forma complementar, ao time interno.

Os profissionais freelancers estão disponíveis para criar conteúdo; mas, assim como acontece com o time interno, eles têm uma capacidade produtiva limitada, muitas vezes havendo necessidade de contratar mais de um profissional, tornando a produção mais complexa que o necessário.

As agências, por sua vez, possuem estruturas robustas a ponto de elaborarem e produzirem conteúdos para campanhas inteiras, utilizando as melhores ferramentas e profissionais do mercado, tudo para atingir os resultados do cliente.

Veja algumas vantagens da terceirização logo a seguir.

Quais são as vantagens da terceirização?

Quando pensamos em maximizar os resultados do seu time interno, a terceirização apresenta diversas vantagens práticas, sendo a principal – e mais óbvia – o aumento da produtividade.

Vamos explorar algumas delas!

Mais barato que contratar

Contratar um profissional de criação de conteúdo é uma tarefa bastante complicada, pois a maioria ou já possui clientes fixos que os pagam muito bem, ou já estão empregados nas agências.

Além disso, o processo de contratação é bastante complexo, e a própria CLT não é atraente tanto para a empresa quanto para o colaborador dessa área. Afinal, é provável que sua empresa tenha picos de demanda de conteúdo e, ao término deles, quase não precise de material. 

Não se pode contratar e demitir sem seguir as leis, e quando isso é feito, a empresa corre perigos sérios.

Acesso a milhares de especialistas do mercado

Nem sempre o time interno de produção de conteúdo tem experiência no tema do conteúdo. Portanto, a qualidade do material tende a não ser boa ou, quando há muito empenho por parte da equipe, a peça demora muito para ficar pronta.

Com a terceirização, sua empresa consegue um especialista no assunto para redigir sobre o tema, permitindo conteúdos relevantes, originais e de qualidade.

Reforça a capacidade de produção de conteúdo

Tomando como exemplo o Meu Redator, são mais de 20.000 profissionais do ramo de criação de conteúdo, abrangendo desde os redatores até especialistas em SEO. Portanto, a capacidade produtiva é imensa, mas sem sacrificar a qualidade.

Um poder de produção como esse pode facilmente criar diversos blogs simultaneamente, além de várias peças, blog posts e eBooks de altíssima qualidade sem problema algum.

A campanha de marketing de conteúdo anual de sua empresa pode ser feita em menos de uma semana, se uma porcentagem desses profissionais colocar a mão na massa ao mesmo tempo, por exemplo.

Conteúdos sob demanda

A melhor parte de terceirizar conteúdos é a capacidade de atender demandas espontâneas. No caso, não importa a quantidade de conteúdo requisitada: sempre é possível ter em mãos os materiais necessários quando ocorre a terceirização.

Além disso, você pode deixar uma parte do trabalho para a equipe interna, e a outra parte para o time terceirizado.

Cadeia de produção completa à sua disposição

A produção de conteúdos em agências como o Meu Redator é levada muito a sério. É por isso que temos uma cadeia completa de criação de materiais de valor, onde a peça passa por diversas etapas, inclusive checagem de qualidade.

Vamos explicar como essa cadeia de produção funciona mais adiante neste conteúdo.

Mais tempo para criar estratégias de conteúdo

Em resumo, a terceirização permite tempo para criar estratégias robustas para seu negócio, dado que libera seu time interno para pensar em abordagens mais inteligentes e eficientes.

Com um planejamento feito por seu time interno e o conteúdo produzido pela agência terceirizada, você une as benesses do conhecimento dos colaboradores e da alta capacidade de produção em suas estratégias de marketing de conteúdo.

Qual a melhor opção, interna ou terceirizada?

Infelizmente não existe uma resposta no formato “essa é a melhor escolha” quando pensamos na produção de conteúdo. A razão disso é que existem muitos fatores, e os objetivos da empresa pesam muito nesse momento.

Se sua empresa pretende ter o marketing de conteúdo como carro-chefe, com certeza ter uma forte equipe interna de conteúdo é uma ótima escolha, principalmente quando ela é formada por profissionais de muita experiência. Nessa situação, a terceirização cuidaria do volume, principalmente do topo de funil.

Por outro lado, se os recursos forem escassos, contratar uma agência de produção de conteúdo é o melhor caminho a seguir; mas manter uma equipe interna, mesmo que reduzida, ainda é uma boa pedida.

Agora que respondemos à pergunta do título deste conteúdo, veja como é o processo de produção de materiais por redatores terceirizados. Você vai se surpreender!

Como os redatores terceirizados produzem conteúdos nas agências?

Produzir conteúdo requer um padrão de produção bastante otimizado, principalmente quando falamos em altas demandas. É vital assegurar um padrão de qualidade alto em todos os materiais, por isso há métodos de produção rigorosos.

Veja as etapas pelas quais um conteúdo passa.

Leitura e interpretação do briefing

Quando um pedido de produção chega ao Meu Redator, a primeira tarefa do redator é ler e interpretar o briefing enviado pelo cliente.

Esse é um dos pontos mais importantes da produção, pois assegura que o material produzido vai estar de acordo com o requisitado pelo cliente. Mas observe este detalhe: o cliente também tem participação na qualidade do material, dado que é ele quem estrutura o briefing.

Quando o redator tem dúvidas quanto ao que deve produzir, é comum entrar em contato com o cliente para saná-las.

Análise dos conteúdos do blog do cliente

O segundo passo é assegurar que o material produzido vai se encaixar no blog do cliente. Ou seja, que o tom de voz e a abordagem estarão coerentes com o que é praticado (e almejado) pelo cliente.

Portanto, o redator costuma ler dois ou três blog posts do cliente, tomando-os como referência para seu trabalho.

Análise das referências fornecidas

Um briefing completo requer referências, as quais vão ajudar a compor o conteúdo em produção. Nessa etapa, o redator vai analisar as referências, procurando por informações relevantes e fontes confiáveis.

Busca por materiais de confiança sobre o assunto

Nem sempre as referências fornecidas possuem informações relevantes para a produção de conteúdo. Isso costuma acontecer por causa de fontes duvidosas, principalmente em blogs “suspeitos”.

Quando isso acontece, o profissional realiza pesquisas por conta própria, inclusive em livros e fontes em idiomas estrangeiros. As principais referências costumam ser jornais, revistas e pesquisas científicas confiáveis.

Compilação de informações relevantes para o conteúdo

Todo conteúdo relevante tem informações relevantes, e é nesse momento que o redator compila as informações que coletou em suas buscas por materiais.

Vale lembrar que todo o cuidado é pouco quando falamos em plágio. Portanto, as informações são reescritas com as palavras do redator, sem a menor chance de configurar plágio.

Estruturação do conteúdo

Com todas as informações relevantes em mãos, o texto é estruturado seguindo alguns padrões específicos para internet. Ou seja, consistência em títulos e subtítulos, divisão de conteúdo visando facilitar o consumo e demais técnicas avançadas.

É nesta etapa que o SEO começa a tomar forma, dado que os redatores também possuem amplo conhecimento nessa área.

Redação do material

Agora que o conteúdo tem diversas informações relevantes, está estruturado e bem definido, é hora de redigir o material – etapa mais rápida do processo todo, dada a capacidade de digitação dos profissionais.

É aqui que pequenos ajustes no material são feitos visando sua otimização.

Ao fim da redação, o redator faz uma breve leitura do material, buscando por inconsistências, melhorias de frases e otimizações SEO básicas.

O material está pronto, não é verdade? Ainda não! Existe todo um processo de controle de qualidade pelo qual o conteúdo precisa passar antes de ser publicado no blog do cliente.

Como é feito o controle de qualidade do conteúdo?

Como os redatores produzem grandes volumes de conteúdo por dia, é comum passar alguns erros de português e digitação. É por isso que o controle de qualidade é tão importante.

No Meu Redator, a qualidade é assegurada através dos seguintes processos:

Revisão minuciosa

Um revisor experiente faz uma análise profunda do conteúdo, cujo objetivo é tornar o material o mais adequado possível.

Otimização para mecanismos de busca

O processo de otimização para mecanismos de busca, que se iniciou na redação, precisa ser complementado. Nós do Meu Redator temos profissionais justamente para essa etapa, os quais checam diversos aspectos de SEO no material.

Seleção de imagens para o conteúdo

Poucas pessoas sabem disto: as imagens ajudam no ranqueamento de um conteúdo. Mas, para que isso dê certo, elas precisam seguir algumas regras – principalmente relacionadas aos direitos autorais da mesma.

Um profissional específico cuida das imagens, assegurando que todas elas sejam adequadas ao conteúdo.

Envio para o cliente

Ao término, o material é enviado ao cliente, tendo como objetivo sua aprovação.

Como a produção de conteúdo é incessante e contínua nas agências, os clientes têm um período para dar retorno sobre o material, podendo ser uma aprovação imediata ou uma requisição de ajustes.

Alterações quando forem necessárias

Se o cliente pedir ajustes, o pedido é analisado pela agência, tendo como base o briefing enviado pelo mesmo. Afinal, se o conteúdo estiver de acordo com o briefing, mas os pedidos de ajustes forem inconsistentes, o redator pode cobrar para fazer as alterações – por isso um time interno de conteúdo é importante. 

Se não houverem alterações, o material é dado como concluído, e todos os profissionais da cadeia produtiva são pagos.

Conclusão

Ter um time interno de criação de conteúdo vai ajudar muito sua empresa, tanto na hora de elaborar estratégias quanto no momento de criar materiais. 

A terceirização potencializa sua equipe de conteúdo, permitindo uma maior produção sem a necessidade de novas contratações.

Trabalhar com agências é o melhor caminho para as empresas que querem estratégias de marketing de conteúdo robustas, principalmente quanto ao volume de conteúdo.

Se sua empresa quer desfrutar dos benefícios da produção de conteúdo terceirizada, aproveite os pacotes do Meu Redator!

Escrito por:

Juliano Franco Duarte
CTO – Meu Redator