Ícone do site Meu Redator

Conheça projetos sociais que estão à frente do combate ao coronavírus

projetos sociais coronavirus Conheça projetos sociais que estão à frente do combate ao coronavírus

Nesses dias de quarentena e de preocupação por conta do COVID-19, é normal nos sentirmos angustiados, tristes, com a sensação de impotência frente à violência do vírus e às restrições impostas por ele, sendo o isolamento social a pior delas. Mais que querer sair, trabalhar e se divertir com amigos, muitas pessoas também se ressentem por não poder ajudar aqueles que, nesse momento, precisam muito de ajuda para poderem também se manter isolados, e não se exporem ao risco.

Famílias carentes, trabalhadores autônomos que agora estão sem renda, pessoas em situação de rua.. mais do que nunca, eles dependem, agora, de muita solidariedade!

Mas como ajudar sem sair de casa, me expor e expor outras pessoas?

Compartilhando desse sentimento e pensando em uma forma de te ajudar a ajudar quem precisa, sem quebrar a quarentena, nós, do Meu Redator, resolvemos divulgar algumas iniciativas que já estão mobilizando ações no sentido de levar, principalmente, alimentos e produtos de higiene a famílias que encontram, nas condições adversas impostas pelo coronavírus, dificuldades ainda maiores de acesso a itens básicos de consumo no dia a dia.

Acompanhe esse post e conheça algumas das iniciativas que merecem destaque nesse momento. Vamos lá?

 

Projeto Cidades Invisíveis

@projetocidadesinvisiveis

O Projeto Cidades Invisíveis já existe há algum tempo, e sempre atuou no sentido de obter dinheiro, através de doações e de vendas de produtos, como camisetas com estampas exclusivas, para comprar e doar cestas básicas a comunidades carentes de Florianópolis e do Rio de Janeiro. Desde que as ações de isolamento por conta do COVID-19 tiveram início no Brasil, os voluntários do projeto lançaram uma campanha de arrecadação para prover o máximo de famílias com alimentos e itens básicos, para que essas pessoas possam ficar em suas casas e se protegerem, sem passar necessidade. Você pode conhecer melhor o projeto visitando o perfil deles no instagram, no @projetocidadesinvisiveis. Lá, você encontra o destaque ‘Ações COVID-19”, no qual a campanha é apresentada e o dia a dia das arrecadações e doações são registrados. Nesse destaque, você encontra também a prestação de contas referente às doações recebidas.

Quer doar para o Projeto Cidades Invisíveis?
Os dados para doação são:
Banco Cooperativo do Brasil n. 756
AG: 3258
CC: 6145-0
CNPJ: 20812195/0001-81
Razão Social: Samuel Schmidt Figueira dos Santos LTDA

 

UNEAFRO Brasil

@uneafrobrasil

A Uneafro é um projeto educacional incrível, cujo principal objetivo é organizar e oferecer cursinhos pré-vestibular gratuitos a jovens da periferia de São Paulo, contando, com isso, com professores voluntários. A iniciativa tem sido tão bem-sucedida que há vários casos de ex-alunos do cursinho que não só conseguiram entrar em uma faculdade como, depois de formados, atuaram como professores voluntários no projeto. É de aquecer o coração, né? E em tempos de coronavírus, a UNEAFRO também está com uma campanha de arrecadação para atender as comunidades carentes da periferia de São Paulo. Segundo informações no link da campanha, disponível na bio do perfil do instagram do projeto, @uneafrobrasil, a primeira etapa da campanha já foi concluída e arrecadou 50 mil reais. Esse dinheiro será usado para comprar alimentos e kits de higiene para 241 famílias. Nesse link, há um vídeo de prestação de contas dessa primeira parte da campanha. E já está no ar a segunda etapa da campanha, que busca atender ainda mais famílias carentes.

Quer ajudar? Os dados para doação são:
Banco do Brasil
Ag: 1201-5
Conta Corrente: 74414-x
Titular: Associação Franciscana de Defesa de Direitos e Formação popular – AFDDFP
CNPJ: 11.140.583/0001-72
No link, disponível no perfil @uneafrobrasil, você também poderá optar por fazer sua doação via vakinha.com ou PayPal.

 

Mutirão do Bem Viver

@sociedadedobemviver

As Sociedades Agroecológicas do Bem Viver constituem um projeto inovador, quase utópico: trata-se de uma ação coletiva que visa a viabilização de produção de alimentos agroecológicos, a fim de fortalecer famílias de territórios indígenas e assentamentos. O projeto, de abrangência nacional, se define como “um coletivo de pessoas da cidade, do campo e das florestas que se uniram para promover a alimentação saudável, condições de vida digna na floresta e no campo, projetos de regeneração e preservação ambiental, convívio em comunidade e promoção de felicidade”.O projeto está realizando o Mutirão do Bem Viver, que recebe doações por meio de uma vaquinha online, e se organiza em duas fases: na primeira, visa arrecadar dinheiro para comprar alimentos agroecológicos e outros itens essenciais para famílias em situação de rua, áreas vulneráveis na cidade ou no campo e territórios indígenas. Já a segunda fase é um projeto a longo prazo, pois prevê a criação de hortas e cozinhas comunitárias nos territórios e nas regiões mais carentes. Já pensou viver em um mundo onde todos tenham acesso a alimentos de qualidade, “livre de todo tipo de exploração, de todo tipo de opressão e livre da destruição do planeta”? Então, aproveite essa oportunidade para conhecer o projeto Sociedades do Bem Viver e participar do Mutirão do Bem Viver!

Para doar agora, basta acessar o link http://vaka.me/962531 ou a página da campanha: www.instagram.com/p/B-Uzs70F7W1/

 

Casa Semente Viva

@casasementeviva

A Casa de Acolhimento Semente Viva é uma ONG localizada em Florianópolis, SC, que, desde 2011, acolhe crianças e adolescentes em situação de risco. Essas crianças são encaminhadas pela justiça, e ficam na casa, à espera de adoção ou até que sejam realocadas em suas famílias biológicas. Os mantenedores do abrigo são voluntários, e promovem diversas ações no sentido de promover e viabilizar a adoção, especialmente a adoção tardia, seguindo rigorosamente os trâmites jurídicos e éticos envolvidos. Mas, enquanto a adoção não acontece, eles mantêm as crianças bem cuidadas, felizes, educadas, frequentando a escola e, claro, realizando atividades de lazer. Também contam com o apoio de doações ao longo de ano, seja de alimentos, roupas ou dinheiro, e também de empresas que oferecem atividades diversas às crianças. E é por meio da boa vontade e boas ações de voluntários fixos e esporádicos que a casa se mantém. E nesse momento de crise na saúde e de isolamento social, a situação não é diferente: mais do que nunca, a casa precisa de ajuda. Por isso, lançaram uma vaquinha virtual, com o tema: “O coronavírus não pode nos vencer”.

Para acessar a vaquinha virtual e ajudar as crianças dessa ONG, basta acessar https://www.vakinha.com.br/vaquinha/casa-semente-viva-o-coronavirus-nao-pode-nos-vencer. Aproveite e conheça o perfil da Casa Semente Viva no Instagram: @casasementeviva

 

Bom, listamos aqui apenas quatro iniciativas, mas que possuem grande abrangência e importância na sociedade, especialmente nesse momento. Se você conhece outros projetos que estão na luta para fazer o bem pelo coletivo, especialmente por comunidades carentes e pessoas em situação de rua, coloque aqui nos comentários.

Vamos divulgar o máximo possível, afinal, juntos somos mais fortes, e a união, de fato, faz a força!

E se você não pode fazer uma doação em dinheiro nesse momento em que as dificuldades de quase todo mundo são aumentadas, não se sinta mal. Você pode ajudar compartilhando as boas ideias que estão rolando por aí.

Compartilhe esse post, siga os perfis dos projetos que apresentamos aqui, e mostre-os aos seus amigos. Tenha certeza de que essa também será uma ajuda valiosa.

 

Escrito por:


Maria Helena Favaro
Mestre em Linguística Aplicada pela UFSC e doutoranda em Análise do Discurso pela UNISUL. Apoiadora do Meu Redator e escritora nas horas vagas.

 

 

 

Sair da versão mobile