Ícone do site Meu Redator

Qual o melhor horário para postar nas redes sociais?

Saber o melhor horário para postar é tão importante quanto criar conteúdo

Criar conteúdo de qualidade ajuda a conseguir mais seguidores nas redes sociais e trazer mais clientes para sua empresa. Dito isso, é fundamental que, além de caprichar nos conteúdos, também seja feito um planejamento de horários, pois não adianta ter um post de ótima qualidade sem que a audiência esteja lá para vê-lo.

O objetivo de toda ação de Marketing é gerar resultados para as empresas, seja no curto ou no longo prazo. Por isso, saiba agora qual a melhor hora para postar seu conteúdo nas redes sociais e alcançar o maior número de acessos:

Facebook

De acordo com pesquisas do Sebrae, há mais de 1 bilhão de usuários no Facebook, e por isso ela é considerada a rede social mais intensa e movimentada.

É verdade que há regras de algoritmo, que é o que decide qual postagem será lida e qual não, mas, mesmo assim, o Faceboook ainda é a rede social com maior engajamento. Há, no entanto, os chamados ‘picos’, períodos durante os quais a postagem pode ser melhor alcançada, que no caso do Facebook ocorre às quintas-feiras, das 12h às 13h.

Contudo, o começo da manhã, entre 8h e 9 horas, e à noite, às 22h também podem ser considerados bons horários para divulgar seu conteúdo.

Twitter

No Twitter, os finais de semana possuem tráfego menor, enquanto que nos dias da semana, especificamente nas terças e quartas-feiras, a movimentação é mais intensa.

O maior pico de visitas é registrado no período noturno. As pessoas estão mais ligadas na rede social no período das 21 às 23 horas, visto que é uma rede social mais voltada para comentários sobre novelas, jogos e programas de TV do tipo reality show. Portanto, se pretende postar no twitter e que que sua postagem tenha uma audiência bem ampla, poste de segunda à sexta, entre as 21 e 23 horas.

Linkedin

O Linkedin é uma rede social voltada exclusivamente para o profissional. Desta forma, o melhor momento para divulgar seu conteúdo na plataforma é após o horário comercial, nas terças, quartas e/ou quintas-feiras.

Publicações durante o horário comercial, entre 9h e 17h, devem ser evitadas, uma vez que, nesses horários, todos estão trabalhando e a rede apresenta um fluxo bem menor de visitantes.

Deve-se também evitar postagens nos fins de semana, quando os profissionais estão mais envolvidos com atividades de lazer, e menos com atividades laborais.

Instagram

O Instagram é a rede social das marcas. Algumas, inclusive, vendem exclusivamente pelo aplicativo. De acordo com uma pesquisa da Forrester, o Instagram é a rede que possui maior índice de interação a cada usuário, cerca de 2,2%.

Isso significa que há uma maior chance dos seguidores interagirem com seu conteúdo. Ainda assim, é bom saber o melhor dia e horário para postar.

De maneira geral o melhor dia é a segunda-feira. Quintas e sextas-feiras, no entanto, nos horários de almoço (11h e 14h), no fim do expediente (18h às 22h), de madrugada (às 2h), e às 8 horas da manhã também apresentam bom fluxo e interação por parte dos usuários do app.

O mais importante é se manter regular na programação de postagens, e checar seus dados com frequência para saber sobre o engajamento.

Pinterest

Embora o Pinterest também possua um bom tráfego em dias de semana, ele vai na contramão das outras redes pois, de acordo com pesquisas, os melhores dias para postagens nessa rede são sábados e domingos, nos horários das 14h às 16h, e também à noite, das 20h às 23h.

Em suma: redes sociais distintas possuem públicos distintos com comportamentos distintos. É importante conhecê-los para garantir uma comunicação assertiva e resultados satisfatórios.
E você, quais critérios usa para programar suas postagens em cada rede social? Compartilhe conosco sua experiência e suas dicas!

Sair da versão mobile