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(Rapidinhas) Como escrever textos que vão agradar os seus clientes?

A profissão de redator está crescendo e se fortalecendo graças ao Marketing Digital. O profissional dessa área tem como objetivo principal produzir um conteúdo que esteja de acordo com o que foi solicitado pelo cliente, aliado a uma ótima escrita e com informações necessárias para agradar aos leitores.

Por mais que a procura seja intensa, é importante que o trabalho esteja sempre impecável, livre de erros, sejam eles relacionados à ortografia, à semântica, à fidelidade ao tema e à persona etc.

Pensando nisso, separamos algumas dicas rápidinhas para você, redator, escrever textos que vão satisfazer seus clientes, e garantir que ele se lembre de você quando novas demandas surgirem.

Saiba exatamente o que o cliente quer

Sim, conhecer o cliente, e, principalmente, o objetivo do texto em questão é fundamental. Converse com o cliente e pergunte qual objetivo dele com o conteúdo e o que ele deseja alcançar. Essas informações são necessárias para a construção do texto.

Conheça a estratégia do cliente      

Quando o redator é procurado para produzir um texto, geralmente o cliente quer promover alguma coisa, seja um serviço ou produto. Por isso, é essencial o redator conhecer a estratégia do cliente, ou seja, o que ele quer alcançar com o conteúdo. Por exemplo, ele pode querer um blog post para promover um serviço ou uma landing page para gerar mais leads. Tenha em mente que todo conteúdo tem uma estratégia de marketing por trás, não se esqueça disso.

Quem são as buyer personas?        

Buyer persona é a representação semi fictícia do cliente ideal. É com essa pessoa que o texto deve conversar. Saber quem é a persona é importante, pois é a partir dela que o texto começará a ser construído, é ela que indica qual linguagem e tom usar e qual problema esse leitor tem. Estes são pontos fundamentais para a construção do texto.

Pesquise sobre o conteúdo  

Claro que você, redator, por mais confortável que esteja com o tema, sabe que uma boa pesquisa de conteúdo é necessária. Quando não se tem muita intimidade com o assunto, então, a pesquisa é indispensável!! Mas lembre-se: pesquisar não é copiar. Nenhum cliente tolera cópias, por isso, preze sempre por uma escrita original. Pesquisar conteúdo é visitar diversas fontes e aprender sobre o tema proposto. Por mais que o cliente tenha enviado referências sobre o assunto, pesquise mais. Informações relevantes nunca são demais.

* Importante: O Meu Redator não tolera conteúdo plagiado. Fique atento.

Se atente ao português

Um bom texto é aquele coeso, coerente e com uma ótima ortografia. Claro que podem passar errinhos despercebidos pela revisão, acontece. Por isso utilize ferramentas que auxiliem como, por exemplo, um corretor online. Outro ponto importante é procurar  sinônimos para não encher o texto com palavras iguais e qualquer dúvida que surgir, consulte um dicionário.

Cuidado com a formatação

Entregar um texto com fonte colorida e muito desenhada pode ser um erro fatal. O cliente pode desaprovar o texto antes mesmo de ler. Mesmo que ele mude a formatação depois, procure entregar o conteúdo no melhor formato possível. A primeira impressão é a que fica. A diagramação faz parte do bom conteúdo.

Dúvidas? Não tenha medo de perguntar!

Surgindo qualquer dúvida ou até mesmo alguma sugestão durante a produção do conteúdo, fale com o seu cliente. Nunca faça algo sobre o qual esteja inseguro. Pergunte e certifique-se com seu cliente.

Se atente a todas nossas dicas, e assim, seus textos irão agradar em cheio aos seus clientes.

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