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Redator: 8 dicas para entender a estratégia do cliente

Um redator freelancer precisa realizar diversas atividades para escrever um bom texto para um cliente, como prestar atenção às regras gramaticais, buscar referências e utilizar práticas de SEO

Algumas das obrigações desse profissional são bastante valorizadas, enquanto outras acabam esquecidas, porque muitos acreditam que elas não são tão importantes assim.

Entender a estratégia do cliente é uma dessas tarefas essenciais para garantir um conteúdo de qualidade, que acaba sendo esquecida por muitos profissionais. Por isso, boa parte deles nem sabe o que fazer para entender a estratégia e usar isso a seu favor na produção de conteúdo.

Pensando nisso, separamos aqui 8 dicas para que você, redator iniciante ou não, saiba como entender a estratégia do cliente e assim possa aprimorar seus textos!

Dicas para entender a estratégia do cliente

1. Conheça a fundo seu cliente

Como produzir um conteúdo de qualidade para uma empresa que você sequer conhece? Isso é impossível, porque se você não sabe quem é seu cliente, também não saberá o que combina com ele e como agradá-lo.

Sendo assim, conhecer o seu cliente é fundamental. E, conhecer não significa somente ler algumas informações enviadas pela própria empresa. Para saber quem é o seu cliente, você precisa conhecê-lo a fundo.

Ou seja, você deve entrar no site do negócio para conferir em que área ele atua, quais são os produtos ou serviços que ele oferece, há quanto tempo ele está no mercado, quais são os diferenciais e demais informações que possam ser relevantes.

Caso o cliente já tenha posts em seu site ou blog, confira também quais são os assuntos abordados, se há comentários e como ele se comunica com o público. Além disso, acesse as redes sociais do cliente para verificar posts, comentários e reações dos seguidores.

Dessa maneira, você vai conseguir entender quem é o seu cliente, o que combina como ele e como o seu conteúdo pode ajudá-lo.

2. Descubra qual é o objetivo do cliente

Depois de conhecer seu cliente, você deve descobrir qual é o objetivo dele com a produção de conteúdo. Isso é fundamental, porque conteúdos podem auxiliar uma empresa a atingir diferentes objetivos e se você não sabe qual é a meta de seu texto, ele pode atrapalhar mais do que ajudar o cliente.

Um texto feito para aumentar a autoridade da empresa, por exemplo, não tem as mesmas características que um conteúdo criado para gerar leads. Então, se você escrever um texto para aumentar a autoridade da empresa, quando na verdade o objetivo dele é gerar leads, terá que fazer correções. Afinal, ele estará fora do objetivo do cliente.

Por isso, descubra qual é o objetivo de seu cliente antes mesmo de começar a produzir o conteúdo. Dessa forma, você terá muito mais chances de fazer um bom texto que agradará a empresa.

3. Saiba mais sobre a palavra-chave

A palavra-chave é essencial na produção de conteúdo, porque é um dos itens que faz com que o material seja encontrado pelos usuários nos mecanismos de busca. Sendo assim, além de apenas verificar qual é a palavra-chave indicada pelo cliente, você deve saber mais sobre ela.

Isto é, você deve pesquisar referências de outros conteúdos que também utilizaram essa palavra-chave. Dessa maneira, terá uma noção maior de como ela pode ser trabalhada e até do que o cliente espera.

Mas, lembre-se de que essa pesquisa nunca pode ser feita para copiar o que já foi feito por outros redatores. Afinal, plágio ou cópia prejudicam muito sua carreira, o conteúdo da empresa e até a imagem desta. Não se esqueça de conferir também variações da palavra-chave que podem ser úteis para seu texto.

4. Pesquise ações dos concorrentes

Após entender melhor o seu cliente e a palavra-chave da estratégia, pesquise também as ações dos concorrentes. Veja, por exemplo, sites, redes sociais e posts além daqueles que possuem a sua palavra-chave.

Essa tarefa é importante para entender mais sobre a área de atuação de seu cliente e como ela funciona. Entretanto, mais uma vez, lembre-se de que essa atividade é indicada para que você consiga entender a estratégia do cliente e nunca para copiar ou plagiar o trabalho de terceiros.

5. Analise a persona do negócio

A produção de conteúdo realizada por empresas sempre é feita para atingir um público definido. E como fazer para atingi-lo? Novamente, é preciso conhecê-lo. Por isso, você deve analisar muito bem a persona do negócio.

Esta é uma representação semifictícia dos clientes de seu contratante utilizada justamente para que todos conheçam o perfil do cliente da empresa e saibam qual é a melhor forma de se comunicar com ele.

Uma persona tem nome, idade, uma formação, hobbies, objetivos e dores. Com esses dados, você conseguirá criar um conteúdo muito melhor, porque você saberá quais são os problemas da persona, como a leitura de seu texto poderá ajudá-la e até qual tom de voz vai atraí-la.

Então, lembre-se de analisar a persona e, ainda, se colocar no lugar dela. Somente com empatia você entenderá as questões do público e poderá fazer um texto útil que atraia as pessoas desejadas pela estratégia.

6. Entenda a linguagem do trabalho

Para entender a estratégia do cliente, você ainda precisa saber qual é a linguagem adequada para o trabalho. Geralmente, o briefing deixa claro qual é o tipo de linguagem que o conteúdo deve ter. Mas, apenas ver essa informação e já começar a criar não é uma boa ideia para montar um texto de qualidade.

O ideal é verificar como a linguagem indicada no briefing foi usada em outros conteúdos para poder utilizá-la da melhor forma em sua produção. Observe a linguagem de outros materiais de seu cliente, como blog posts, publicações nas redes sociais e até descrições no site da empresa, como as de produtos ou serviços.

Veja também qual é a linguagem usada pela persona, ou seja, como ela se comunica nas redes e como são os conteúdos que ela consome. Dessa maneira, será mais fácil colocar em prática essa linguagem e acertar no tom do texto.

7. Preste atenção no funil de vendas

Como foi dito, as produções de conteúdo podem ter objetivos diferentes. Mas, elas sempre fazem com que a persona avance em sua jornada de compra para que, no momento certo, ela se torne cliente da empresa.

Ou seja, o leitor do conteúdo está sempre em alguma parte do funil de vendas. Você precisa prestar muita atenção em qual parte se encontra o conteúdo que vai criar, porque isso também interfere nas características do texto.

Um material de topo de funil, por exemplo, não vai abordar os produtos da instituição, porque o leitor está começando a descobrir que tem um problema. Já um conteúdo de fundo de funil é ótimo para falar sobre os serviços ou mercadorias da empresa.

Sendo assim, não deixe de ter em mente em qual etapa do funil de vendas o conteúdo se encontra para entender toda a estratégia do cliente e para criar um bom texto.

8.  Não se esqueça de verificar o CTA

O call to action (CTA) ou chamado para ação, em português, é aquela frase no final de seu conteúdo que convida o leitor para realizar uma ação. Dependendo da fase do funil e do objetivo do texto, ela pode convidar o usuário para conferir outro blog post, seguir a empresa nas redes sociais, entra em contato com os profissionais do negócio, entre outros.

Ele é muito importante para o material, porque pode ajudar a conduzir o leitor em sua jornada ou a empresa a atingir seu objetivo. Então, você precisa verificar o CTA para entender a estratégia do cliente, pois ele diz muito sobre as metas da empresa.

Caso o CTA indique para o leitor outro texto do site, o objetivo do conteúdo pode ser fazer com que o visitante entenda mais sobre o trabalho da empresa e como esta pode ajudar seus clientes. Já se ele incentiva que o visitante entre em contato com a instituição, ele está fazendo com que o leitor avance em sua jornada para poder se tornar um cliente.

Se criar o CTA for uma responsabilidade sua, você deve checar a etapa do funil de vendas em que o texto se encontra e o objetivo do conteúdo antes de criá-lo. Dessa forma, ele será efetivo e não uma chamada para ação aleatória.

O que fazer se ainda restarem dúvidas

Ao seguir essas dicas, você conseguirá entender a estratégia do cliente e será capaz de criar um conteúdo de qualidade e adequado para os planos da empresa. Mas, como sempre há exceções, pode ser que mesmo após realizar todas essas tarefas você ainda tenha algumas dúvidas em uma determinada estratégia.

Caso isso aconteça, o ideal é conversar com seu cliente. Pergunte para ele sobre as dúvidas que ainda possui para que ele possa lhe guiar. Se você criou algo para o texto, como um CTA, mas não tem certeza se combina com a estratégia, também converse com o seu contratante.

Lembre-se de que conversar com ele sempre é a melhor forma de compreender seus objetivos e evitar mal-entendidos. E, assim, você produzirá um bom conteúdo de primeira e não terá retrabalho.

Depois de conferir essas 8 dicas para entender a estratégia do cliente, você ainda quer saber mais sobre como melhorar o seu serviço? Então, descubra como crescer e se destacar sendo redator freelancer!

 

Escrito por:


Juliano Franco Duarte

CTO – Meu Redator

 

 

 

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