Ícone do site Meu Redator

Redator para web: o que é e o que fazem

A internet está se tornando um local onde empresas e consumidores se encontram o tempo todo. Aliás, tanto os mecanismos de busca quanto as redes sociais ajudam nessa tarefa, oferecendo ferramentas diversas.

Porém, esse contato precisa ser realizado da maneira correta. Afinal, o consumidor não tem a mesma experiência que em uma loja física, e isso deve ser superado quanto antes.

A maior dificuldade é, sem sombra de dúvidas, passar uma informação de maneira clara. Da mesma forma, os textos precisam ser otimizados para serem facilmente encontrados pelos usuários, através dos mecanismos de busca.

Essas e outras competências fizeram com que a profissão de redator para web surgisse.

Vamos entender um pouco mais sobre essa profissão!

 

Redator para web: o que é?

Um redator para web é um profissional de redação que segue regras de escrita muito específicas: seu principal objetivo é fazer com que o conteúdo atraia a atenção de usuários na rede, através de buscas orgânicas.

Ao contrário dos redatores de jornais, a linguagem precisa ser acessível à população, assim como o conteúdo segue uma estrutura bem definida.

O profissional costuma ser remunerado pela quantidade de palavras em um texto, ou pela peça como um todo. Das duas opções, a primeira é a mais utilizada, pois reflete a quantidade de horas trabalhadas pelo profissional.

Vamos comentar sobre a atuação dos redatores para web logo a seguir.

O que um redator para web faz?

Em resumo, um redator para web cria conteúdo relevante, de fácil consumo, otimizado para mecanismo de busca. Não se esqueça de um detalhe fundamental: o material precisa ser original.

Se alguma dessas características não for atendida, o conteúdo não terá muito valor para os mecanismos de busca.

Faz parte do trabalho desse profissional os seguintes itens:


Vamos comentar cada um desses tópicos.

 

Pesquisa de conteúdo relevante

Após definido o tema do conteúdo que será produzido, o primeiro passo é procurar por conteúdos relevantes sobre o assunto. Via de regra, sites de renome e autoridade são os mais indicados, dado que possuem informações confiáveis.

Note que essa etapa está relacionada ao acúmulo de informações relevantes, não ao CTRL+C e CTRL+V. Em hipótese alguma se pode copiar textos para usar nos conteúdos, salvo quando referenciados com maestria – e mesmo assim não é recomendado.

Assim que o profissional compreendeu todos os pontos relevantes para o tema, ele vai para a próxima etapa: organizar os títulos.

Organização de títulos

Agora que o redator para web leu alguns conteúdos sobre o tema, está na hora de iniciar a produção do artigo para o cliente. Nessa etapa, o primeiro passo é organizar os títulos de forma lógica e com hierarquia.

O detalhe mais importante diz respeito às tags do conteúdo. Em geral, o H1 é a mais relevante da página, seguida pela H2 e H3. São nessas tags que a palavra-chave deve aparecer – principalmente na H1.

Além disso, o padrão de títulos também é importante: se o primeiro título for uma pergunta, os demais da mesma tag também precisam ser.

Escrita fluida e adequada ao público

Em muitas ocasiões, os redatores precisam transformar uma informação especializada em algo bastante simples. Ou seja, precisam interpretar leis, explicar aspectos de engenharia complexa e coisas do gênero.

É aí que a escrita fluida e adequada deve prevalecer. 

Se o público visado não tem conhecimentos na área, vale a pena evitar jargões e simplificar conceitos. Por outro lado, se estamos tratando de um público especializado, essas medidas podem causar estranheza para eles.

A maioria dos conteúdos segue um padrão de linguagem: frases curtas, palavras simples, apenas uma ideia por parágrafo e uso de palavras de transição. Isso aumenta a retenção da leitura.

Otimização para mecanismos de busca

Um texto sem otimização para mecanismos de busca é um texto sem valor, se ele tiver intenção de ser indexado. A razão disso é simples: é provável que o conteúdo seja ignorado pelos robôs dos mecanismos.

Está certo que as técnicas de SEO não se resumem apenas à escrita, mas ela é vital para ranquear o conteúdo no Google, por exemplo.

Escolher as melhores palavras-chave também é importante, mas não faz parte do trabalho dos redatores para web.

Vale a pena contratar um redator para web?

Se sua empresa pretende conquistar mais espaço na internet, com certeza contratar um redator para web é um passo importante. No entanto, é difícil encontrar bons profissionais no mercado – o que pode ser bastante frustrante.

Um jeito fácil de contratar os melhores profissionais é entrar em contato com agências de produção de conteúdo. A Meu Redator tem mais de 20 mil profissionais a sua disposição, prontinhos para agregar valor ao seu negócio.

Não perca essa oportunidade e faça um orçamento hoje mesmo!

 

Escrito por:


Juliano Franco Duarte
CTO – Meu Redator

 

 

 

 

 

Sair da versão mobile