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Redatores web: o que fazem e por que são importantes?

A presença marcante no universo digital é um fator crucial para o sucesso de qualquer negócio.

Visando alcançar um público cativo, as empresas mais preparadas mantêm um portfólio variado de conteúdos à disposição dos seus consumidores.

Até há pouco tempo, a maioria das empresas criava apenas um site básico, cujo propósito era fazer a introdução das suas atividades e redirecionar os consumidores ao atendimento presencial ou por telefone.

Porém, a lógica mudou.

Alguns modelos de negócio inovadores perceberam que não bastava mais criar um site qualquer e tampouco criar conteúdo genérico, como a maioria vinha fazendo sem sucesso.

Percebeu-se que sites mal programados, conteúdos irrelevantes e textos que parecem ter sido criados por robôs não cativam o interesse do consumidor.

O consumidor desinteressado, por sua vez, não compra!

Por outro lado, um site com interface amigável, postagens cativantes nas redes sociais e blogs com conteúdo de expressão geram interesse e, consequentemente, receita.

Sim, receita!

Essa é a relevância dos conteúdos digitais: gerar um tráfego virtual intenso de pessoas interessadas em consumir o conteúdo e os produtos e serviços oferecidos pelo negócio.

Neste sentido, as empresas que não sabem lidar com o ambiente virtual estão condenadas a perder interesse, perder clientes e perder volume de negócios.

Você que possui um negócio – tenha ele relação com a internet ou não – deve se adaptar à nova realidade.

Para tanto, uma das melhores formas de começar a gerar conteúdo de relevância para os seus meios digitais é através dos Redatores Web.

Você conhece sobre o assunto? Sabe como funciona a criação de conteúdo de qualidade na internet?

Se você tem interesse em melhorar o resultado das suas mídias digitais e aumentar o fluxo de pessoas interessadas no seu site, confira aqui tudo sobre a importância dos Redatores Web!

 

O que são os Redatores Web

Redatores Web são criadores de conteúdo escrito para sites, blogs e redes sociais.

Nesta função, os redatores também podem ser responsáveis por redigir e-mails, newsletters, roteiros e outros temas relevantes para os seus clientes.

Na maior parte dos casos, os redatores trabalham como freelancers.

Também é conveniente que o Redator Web utilize uma plataforma como Meu Redator, que faz intermédio entre os redatores e as empresas contratantes do serviço de criação de conteúdo.

Os Redatores Web também são conhecidos ghostwriters (escritores-fantasma). Inclusive, essa é uma das características mais importantes deste formato de serviço.

 

 

Ghostwriting

Ghostwriter é o termo utilizado para definir os redatores que escrevem textos para os seus clientes sem publicar a própria autoria ao final do conteúdo.

Neste caso, a autoria do texto é atribuída ao cliente, não ao redator.

O objetivo da prática é simples: ao repassar o conteúdo para o cliente que o contratou, o redator também transfere os direitos de uso do seu texto à empresa.

Pense no seguinte exemplo: você possui um petshop e publica textos relacionados ao universo dos pets para criar engajamento do público que acessa o seu site.

Ao publicar textos cativantes sobre os pets, a sua empresa é quem colhe os benefícios do conteúdo publicado!

Desta maneira, é o empreendedor que se beneficia das publicações e recebe os créditos pelo sucesso do conteúdo.

Para saber um pouco mais sobre a prática, confira este artigo publicado no Blog do Meu Redator!

Há que se destacar que um fator essencial para a parceria dar certo é o redator conhecer o assunto sobre o qual vai escrever.

 

Conhecimento prévio

Ninguém entende sobre todos os assuntos.

Para que o Redator Web seja capaz de escrever conteúdo de qualidade, é necessário que ele se atenha aos temas dos quais ele possua domínio técnico, intelectual ou profissional.

Não é necessário que o redator seja um PHD sobre a matéria!

Aqui, o que se busca é coerência.

Através da experiência de vida, da formação teórica e da vivência profissional, o redator se sentirá apto a escrever sobre vários temas diferentes.

Para assegurar a qualidade do conteúdo enviado aos clientes, o Meu Redator distribui as suas pautas de acordo com a especialidade de cada escritor.

Desta maneira, ninguém escreve sobre o que não sabe e a empresa recebe um conteúdo condizente com a sua necessidade.

Mas, afinal, como funciona a redação web para a empresa que está interessada em contratar o serviço?

 

A importância da Redação Web para as empresas

A redação web é uma parceria entre o redator e o cliente.

No momento em que a empresa contrata um profissional de redação, ela está buscando um escritor que se coloca no seu lugar e entende os seus anseios.

Entendido o modelo de negócio do cliente, o redator utiliza técnicas de escrita e de marketing digital para traduzir tais necessidades em conteúdos de engajamento do público-alvo da empresa.

 

O que as empresas buscam com a redação web?

Na redação web, quem manda é o cliente.

Normalmente, os contratantes desta modalidade de serviço são empresas interessadas em:

A função é extremamente flexível, sendo que a maior parte das características do trabalho a ser executado pelo Redator é discutida colaborativamente com o contratante dos serviços.

Discutir a execução do trabalho é importante, pois o que deve sobressair é a voz da empresa.

Assim, a intenção do cliente é transformada em um conteúdo de qualidade através do trabalho do redator.

O que pode ser combinado para chegar a um conteúdo que agrada ao cliente?

 

O que deve ser combinado entre as partes

Para que a intenção do cliente seja satisfeita, as partes precisam dialogar sobre o trabalho e os objetivos a serem alcançados pelo conteúdo.

Existem diversas variáveis a serem ajustadas para a criação de conteúdo digital:

Como você deve imaginar, é essencial que exista um ambiente de parceria e boa comunicação entre o redator e o contratante.

Se você é um empresário ou interessado nos serviços de redação de conteúdo, provavelmente deve estar se perguntando:

“Tá certo, mas… como eu ganho dinheiro com isso?”

Chegou a hora de entender como os serviços de um Redator Web podem alavancar o portfólio virtual da sua empresa e ajudar a aumentar o seu volume de negócios.

 

 

Redação Web e o seu negócio

A atuação dos Redatores Web pode fazer a diferença para o seu negócio.

Através da utilização de técnicas de escrita e de ferramentas de marketing digital, os redatores conseguem passar a sua mensagem ao público-alvo do seu negócio.

A Plataforma Meu Redator conta com uma equipe de Redatores Web qualificados para a tarefa: apenas 15% dos candidatos são aprovados para escrever conteúdo para a plataforma.

Nesta linha, a criação de conteúdo de qualidade contribui para a agregar valor ao conteúdo publicado nas suas mídias digitais.

Como esse valor é agregado?

Através da aplicação de alguns conceitos fundamentais ao universo da redação online:

 

 

Personalização de conteúdo

Quando a empresa contrata os serviços de um Redator Web, deseja receber uma experiência única de conteúdo.

Por esse motivo, o conteúdo a ser desenvolvido deve ser completamente personalizado.

Sua empresa trabalha com um público jovem? Com executivos de alto padrão? Talvez, com atletas?

Cada parcela da sociedade deve receber o tratamento mais adequado aos seus interesses: formal, informal, descontraído, técnico, entre outros.

 

 

Conteúdo cativante

O texto criado pelo Redator Web deve ser cativante, isto é, necessita atrair o público-alvo da sua leitura.

Para isso, não basta apenas que o texto seja bem escrito, pois a competição de conteúdos de alta qualidade é acirrada na internet.

Deste modo, o conteúdo precisa ser convidativo, seduzindo o leitor do blog a dar uma conferida nos demais textos e no portfólio da empresa.

Conteúdo cativante gera engajamento!

 

Engajamento

Engajamento é o ato de criar uma ligação verdadeira entre a sua empresa e o público-alvo.

Esta ligação não é representada apenas pelas transações entre as partes, mas sim por um interesse real do público em relação àquilo que você publica.

Ressalta-se que o elo empresa-cliente não é algo forçado.

Empresas com boas estratégias de engajamento conseguem aquilo que é o sonho de qualquer negócio: o público vai atrás do que elas têm a dizer, fazer, publicar e vender.

O conceito de engajamento é muito explorado no marketing, pois simboliza um termômetro da eficácia da estratégia de interação do negócio com o público.

Uma empresa que gera engajamento, portanto, conseguirá manter uma base de consumidores fiéis, além de alargar essa base através do engajamento de novas pessoas.

Para alcançar níveis eficientes de engajamento, é necessário que o Redator Web tenha o domínio de algumas técnicas de marketing digital.

 

Marketing Digital e Redação Web

A criação de conteúdo digital está fortemente relacionada ao manejo do marketing digital.

Mas o que é, enfim, o marketing digital?

O marketing digital é a promoção de marcas, produtos e serviços pelos meios virtuais.

Para tanto, os profissionais que trabalham com redação de conteúdo aplicam alguns conceitos importantes do marketing digital aos textos:

 

Funil de vendas

O funil de vendas descreve o processo que o consumidor percorre até se tornar um cliente efetivo.

Para o redator, o funil de vendas indica qual a maneira de aproximar o texto da etapa que o consumidor se encontra.

Alguns clientes que estão buscando um conteúdo podem estar começando a conhecer a sua marca agora, enquanto outros estão próximos de concretizar a compra.

Para cada “fase”, existe uma abordagem diferente.

Dessa maneira, quem fala com um consumidor que está no topo do funil precisa começar do “zero”, já quem está no “fim do funil” normalmente já sabe o básico e quer entender sobre os detalhes do produto, do pagamento e tirar dúvidas específicas.

 

Interatividade

A interatividade tomou conta de todas as formas de comunicação atuais, incluindo as mídias tradicionais.

Para constatar o fenômeno, basta assistir o seu jornal preferido da manhã: certamente, ele terá a participação de telespectadores através de tuítes e mensagens de whatsapp.

Há décadas, o consumidor deixou de ser um personagem passivo das relações comerciais.

Agora, ele opina, parabeniza, critica e avalia.

Tudo isso está ligado aos conceitos de cativação e engajamento já abordados no texto.

 

SEO – Search Optimization Engine

Ao pesquisar qualquer coisa sobre marketing digital na internet, você receberá uma enxurrada de conteúdos sobre a importância do SEO.

O SEO pode ser traduzido como “otimização dos mecanismos de busca“.

É uma técnica que busca aumentar o tráfego orgânico – de pessoas reais e interessadas – no seu site.

Com isso, através de uma boa estratégia de SEO, seu site aparecerá no topo da página de resultados do Google sem que você pague ao Google por isso!

A aplicação do conjunto de técnicas de SEO requer paciência e persistência: haverá melhora apenas se o site produzir conteúdo de qualidade de maneira constante!

Para criar conteúdo para os clientes do Meu Redator, a plataforma exige que todos os seus colaboradores tenham o domínio das técnicas de SEO.

Falando nisso, que tal conhecer um pouco mais sobre a Plataforma Meu Redator?

 

Plataforma Meu Redator

A Plataforma Meu Redator é uma verdadeira fábrica de conteúdo!

Ela funciona da seguinte maneira:

O funcionamento do Meu Redator para empresas é muito bem explicado nesta página.

Vale lembrar que apenas 15% dos Redatores Web são aprovados para produzir conteúdo para você!

Além disso, as pautas são distribuídas de acordo com a área de especialidade de cada redator.

É possível produzir diversos conteúdos:

Cada negócio tem uma necessidade diferente.

Certamente, o Meu Redator tem um plano de marketing ideal para a sua empresa.

Se você possui qualquer dúvida, não exite em entrar em contato com a equipe do Meu Redator!

 

Conclusão

Deu para entender um pouco mais sobre a importância do trabalho dos Redatores Web, correto?

Para saber mais sobre os Pacotes de criação de conteúdo do Meu Redator, basta conferir o planos no site.

Na página de serviços do Meu Redator, você acha diversas opções que te possibilitam contratar a confecção de textos, e-books, blogs e serviços de revisão e tradução.

Finalmente, se você gostou do texto, dê uma conferida nos demais conteúdos do Blog do Meu Redator.

Lá, você encontra muitos textos, cursos e oficinas, dicas para redatores, dicas para empresas e materiais educativos que te ajudarão a conhecer um pouco mais sobre o universo da criação de conteúdo web.

 

 

Escrito por:


Juliano Franco Duarte
CTO – Meu Redator

 

 

 

 

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