Ícone do site Meu Redator

Revisão de texto

O trabalho de revisão de texto deve ser feito com bastante capricho e esmero, pois, em resumo, é uma tarefa complexa que requer bastante atenção.

Um texto de qualidade transmite informações de forma clara e simples. A revisão serve para assegurar esses atributos, assim como muitos outros detalhes importantes.

Se o conteúdo não passar pela etapa de revisão, é provável que muitos erros permaneçam no texto. E são estes detalhes que vão pesar em momentos críticos, ou seja, quando o conteúdo estiver publicado.

Dessa forma, o ideal é deixar o conteúdo final isento de qualquer erro, assim como fazer uso de uma linguagem simples e eficiente. É para isso que a revisão de texto serve.

Hoje, nós mostraremos como o Meu Redator realiza o serviço de revisão de textos. Confira!

 

Como o Meu Redator faz a revisão dos textos?

A equipe do Meu Redator conta com os melhores profissionais de redação disponíveis no mercado. São redatores, editores e revisores especializados nessas áreas, trabalhando para entregar o melhor conteúdo ao cliente.

Para que a tarefa de revisão seja feita com êxito, seguimos 4 princípios básicos:

  1. Cumprimento da pauta;
  2. Ajuste de linguagem e tom de voz;
  3. Atenção à coerência e;
  4. Correção de gramática e ortografia.

Vamos detalhar cada um desses princípios nos tópicos seguintes.

 

1. Cumprimento da pauta

Todos os textos devem seguir uma pauta, ou seja, são desenvolvidos para uma finalidade específica.

Dessa forma, é natural que a revisão de texto também englobe esse aspecto do conteúdo .

Além disso, até mesmo o estágio do funil em que o material vai entrar é levado em consideração. Afinal, textos de topo de funil são diferentes de textos voltados para o fundo do funil, por exemplo.

O alinhamento com o desejo do cliente também pesa bastante na hora da revisão. Asseguramos que o conteúdo esteja de acordo com o requerido por ele.

 

2. Ajuste de linguagem e tom de voz

A linguagem e o tom de voz são aspectos que não podem ser deixados de lado na hora da produção de conteúdo. A boa notícia é que aqui, no Meu Redator, esse descuido não acontece.

A linguagem do conteúdo remete à escolha das palavras certas para desenvolvê-lo. Dessa forma, é importante ter uma persona em mente nesse momento, pois facilita a adequação da escrita ao público destinatário.

Já o tom de voz diz respeito à personalidade da marca do cliente, a qual deve ser igual em todos os veículos de comunicação. Nosso objetivo é transmitir a marca do cliente de forma natural e coerente com suas expectativas.

 

3. Atenção à coerência

Um dos erros mais embaraçosos que podem ocorrer em um texto é a falta de coerência. Apesar disso, acredite: até mesmo escritores famosos podem cometer esse descuido. 

Em um conteúdo, esse erro pode aparecer — e da pior forma — em uma frase afirmativa, quando ocorre a negação de uma informação anteriormente citada. 

Isso geralmente acontece de maneira sutil, mas leitores atentos conseguem perceber essa inconsistência. Veja um exemplo grave relacionado a incoerência:

“Nossos equipamentos nunca quebram e, quando o fazem, garantimos seu dinheiro de volta”.

Percebeu o deslize? 

Se foi afirmado inicialmente que os equipamentos nunca quebram, por qual motivo logo em seguida é informado que, em caso de quebra, o dinheiro será devolvido? 

Pois é, houve uma contradição nas duas orações, o que compromete o entendimento do leitor. Esse é um exemplo grave de incoerência que deve ser sempre evitado.

Há também os erros de concordância de singular e plural. Esses erros, embora pouco notados, também acarretam em uma leitura “travada” do conteúdo.

Nossos profissionais cuidam para que nenhum desses erros passem sem serem notados.

 

4. Correção de erros gramaticais

Embora demos destaque aos erros de concordância e coerência, os erros gramaticais, no geral, afetam bastante a qualidade do conteúdo textual. 

O principal motivo para a existência dessas falhas é que, ao escrever uma pauta, o redator pode deixar (involuntariamente) muitas falhas passarem despercebidas, devido a sua intensa concentração em entregar um texto conforme o briefing do cliente.

Dada essa situação, se faz extremamente essencial o trabalho de um profissional que realize a revisão desse material. Afinal, esse profissional é a pessoa responsável por deixar o trabalho final sem aqueles errinhos bobos, nos quais o redator não se atentou em corrigir.

Lembrando que entende-se por erros gramaticais, falhas na:

Portanto, é necessário o cuidado de revisores textuais para eliminar tais inconsistências e assim entregar um resultado claro, coerente e de acordo com a proposta do cliente. 

Além disso, faz parte da revisão de texto reescrever certas frases e/ou trechos. O foco principal é entregar um conteúdo sem ambiguidades, por meio de uma leitura fluida e clara.

 

E por que a revisão textual é importante para o Meu Redator?

Quando produzimos um conteúdo, focamos também na parte de revisão textual, pois essa etapa é igualmente importante, especialmente por 3 motivos:

Entenda o objetivo de cada tópico mencionado acima.

 

Mais engajamento com o leitor

Leia as duas frases a seguir:

Na primeira frase, o erro gramatical desconcentra o leitor, não é verdade? Se essa mesma frase estivesse presente em um texto publicado, a maioria das informações a partir desse trecho seria desconsiderada pelo nosso cérebro, pois ele estaria pensando no erro da palavra “servissos /serviços”.

Ou seja, a partir do momento em que o leitor prestar menos atenção ao texto, esse receptor também engajará muito menos com sua marca.

 

Informações mais claras para a persona

As informações claras ajudam na compreensão da ideia que é transmitida pelo texto. Muitas vezes isso significa escrever palavras extras, substituí-las ou removê-las. Por vezes, o revisor devolve o conteúdo para o redator com o objetivo de que o produtor complemente ou reescreva algum dado importante.

Veja um exemplo de uma frase que precisou ser ajustada pelo revisor:

Viu a diferença? Levando em conta que o texto se tratava de um conteúdo para um site de moda, na primeira frase, o jeito de escrever remetia à manga como fruta. No entanto, a segunda não deixa dúvida de que se trata da manga de uma peça de roupa.

 

Evita manchar a marca do cliente

Por fim, todos os conteúdos textuais do site do cliente estão associados à sua marca. Ou seja, textos com erros podem manchar o nome da empresa e precisam ser evitados. Por isso, nós cuidamos para que as postagens no site do cliente não tenham falhas na escrita.

Como você pode ver, a etapa de revisão é um fator que levamos muito em consideração aqui no Meu Redator, tanto nos conteúdos produzidos por nós, quanto na revisão ou no ajuste de textos já escritos pelo cliente.

 

Então, se você se interessou pela forma como fazemos revisões, não deixe de entrar em contato conosco ou solicitar um orçamento.

 

Escrito por:


Juliano Duarte

CTO – Meu Redator

 

 

Sair da versão mobile