Ícone do site Meu Redator

Seu site não tem visitas? Saiba como um blog pode atrair visitantes para seu site

Colocar sua empresa em plataformas online é, sem dúvida alguma, uma das melhores maneiras de promover o seu produto e/ou serviço, aumentar a sua rede de clientes e, consequentemente, suas vendas. Entretanto, não se trata de um trabalho simples! Para que você ganhe engajamento, tráfego e visibilidade para o seu site, é necessário que você utilize de diversas ferramentas online.

O uso das redes sociais se mostra, a cada dia, um importante aliado no alcance de metas de vendas e participação de público. Mas não são apenas elas que podem lhe ajudar a atingir os seus objetivos. Você sabia que existe, por exemplo, uma maneira mais prática e eficaz para atrair visitantes para o seu site, aumentar as suas vendas e, ainda por cima, permitir que você compartilhe o conteúdo nas redes sociais da sua empresa? Sim, criar um blog institucional proporciona essa série de vantagens, trazendo inúmeros benefícios para o seu site! Mas de que maneira isso acontece?

Para responder a essa questão, nós, do Meu Redator, preparamos para você um material completo sobre a importância de criar um blog para a sua empresa. Também explicaremos de que forma esse recurso ajudará a expandir o tráfego de visitas no seu site e aumentar as suas vendas. Confira!

Por que minha empresa deve ter um blog?

1 – Um blog corporativo é, na verdade, uma espécie de diário online da empresa, permitindo o compartilhamento de informações a partir de um ou mais colaboradores. Ou seja, é o local onde você adiciona, constantemente, as informações mais atuais sobre os seus produtos, sobre a sua empresa ou as principais novidades do setor.

2 – Por sua flexibilidade e interface simples, é possível que você tenha mais facilidade na comunicação tanto com os clientes, quanto com a sua equipe. O blog proporciona alto engajamento com os usuários e rápido acesso às informações.

3 – Você pode estruturar o seu blog de diversas maneiras e deixá-lo com a cara da empresa ou produto. Criando um subdomínio dentro do seu próprio site, irá estimular o usuário a permanecer mais tempo em sua página. Também é possível adquirir um domínio à parte que promova o tráfego do público-alvo entre diferentes plataformas de divulgação.

4 – Ter um blog corporativo com certeza melhorará o relacionamento de sua empresa com o público, atrairá novos clientes para a plataforma, aumentará o engajamento dos visitantes no seu site e redes sociais e aumentará o número de compartilhamentos de conteúdo.

5 – Somado às técnicas de SEO, o blog também será responsável por tornar seu site mais visível nos mecanismos de busca da web, melhorando seu ranqueamento e rastreabilidade.

6 – Outra vantagem que a plataforma blog proporciona é aproximação quase que instantânea de sua empresa/produto com as necessidades de seus clientes. Isso se dá graças à interação proporcionada por esse tipo de plataforma, já que é possível acompanhar e responder dúvidas, críticas e sugestões dos usuários.

Como aumentar minhas visitas e vendas com o blog?

1 – A criação de um blog é uma das mais eficazes formas de gerar tráfego em sites. Por meio dele, você apresenta aos seus usuários mais uma maneira de interagir, ampliando o número de visitas a partir do compartilhamento do conteúdo nas redes sociais que a sua empresa utiliza.

2 – O processo de compartilhamento de conteúdo dá destaque ao seu site nos mecanismos de busca da internet e promove maior fluxo de novos visitantes, além de ser uma excelente maneira de aumentar o engajamento dos seus clientes.

3 – Para garantir a eficácia da ferramenta, procure ter atenção ao criar os conteúdos. Lembre-se de que as informações devem ser interessantes e atuais, e que, principalmente, tenham relevância para a audiência. Assuntos interessantes geram participação e acessos e, consequentemente, maior número de visitas e vendas. Vale lembrar que, ao escrever um novo texto, é importante que você aplique as técnicas de SEO, a fim de maximizar o impacto de sua marca na rede e aumentar ainda mais as chances de compartilhamento.

4 – Estimule os visitantes com conteúdos interessantes e relevantes e crie Newsletters ou RSS, mecanismos de assinatura, para que eles possam acompanhar as novidades do seu blog e passar de leitores ocasionais para leitores frequentes e participativos.

5 – Publicar com frequência também gera engajamento, maior número de visitas e aumento de vendas. Lembre-se de que o cliente recebe informações constantemente, e que a melhor maneira de transformar seu site na primeira opção dele é se mantendo atualizado. Não se preocupe com os temas e assuntos de seus textos, pois a fonte de inspiração virá de suas vivências, novidades e lançamentos e, principalmente, das informações trocadas entre você e seus clientes.

6 – Participar de outros blogs similares ao seu, comentar posts de outras páginas e participar de fóruns de discussão serão boas maneiras de ter inspiração para novos conteúdos e criar sua rede de networking. Uma rede bem segmentada trará grandes benefícios para o seu blog e, como consequência disso, maior fluxo e engajamento de novos e antigos vistantes nas suas páginas.

7 – Procure inserir artigos de parceiros em seu blog e disponibilize links internos e externos no seu conteúdo, gerando tráfego e educando a sua audiência a se movimentar por diferentes plataformas. Escrever em blogs de parceiros também pode ser bem interessante para adquirir novos visitantes. Crie links para o seu site e desenvolva a sua biografia ou da sua empresa.

8 – Vale lembrar, mais uma vez, da importância de criar relacionamento com o público. Não deixe de responder perguntas e interagir nos comentários. Tenha sempre em mente que você deve acompanhar, também, o e-mail da empresa e responder a todos, independente do conteúdo das dúvidas ou sugestões. Não deixe que sua imagem seja afetada por falta de comunicação entre você e o público.

9 – Crie promoções e campanhas em seu blog que levem o cliente para o seu site. Você pode fazer isso por meio de sorteios, concursos, cupons ou brindes, gerando maior tráfego e visitas de usuários na sua página.

10 – Para finalizar, é muito importante que você mantenha o seu site tão atualizado quanto o blog. Procure renovar seus produtos e conteúdo sempre, criando novas possibilidades de despertar desejo nos clientes em potencial.

Lembre-se de criar o blog da sua empresa com o mesmo cuidado e atenção que você dedica ao site e às redes sociais. Apesar de diferentes entre si, as plataformas promovem o tráfego constante de clientes e não devem ser descuidadas ou esquecidas por você.

Tem outras dicas? Deixe sugestão nos comentários. Aproveite também para saber mais sobre como criar textos incríveis para web.

Sair da versão mobile