Se você chegou até aqui provavelmente deve está procurando entender melhor o que é o tom de voz na comunicação, certo?

Afinal, caso tenha ou trabalhe em uma empresa, é fato que precisa se comunicar e entregar um conteúdo relevante para seu público. Logo, é necessário conhecê-lo a fundo para oferecer uma experiência de qualidade.

Mas você sabe de que forma sua persona gosta de ser tratada? Qual a linguagem que ela aprende melhor acerca dos produtos e serviços do seu negócio?

Pois muito bem. São sobre essas e outras questões que têm relação com o tom de voz na comunicação.

Então, continue conosco para ficar por dentro de tudo e arrasar nos seus conteúdos!

Entendendo o que é o tom de voz na comunicação

O tom de voz na comunicação é o conjunto de valores, ações, frases e palavras que podem ser utilizadas com os consumidores, de modo que a empresa que elaborou a mensagem consiga expor sua personalidade e posição no mercado.

Nos últimos tempos, o público-alvo das marcas não estão interessados apenas nos preços dos produtos e serviços, mas sim no que o empreendimento representa num todo.

Até porque, quando você deseja conquistar novas pessoas para consumirem suas mercadorias, a fidelização da clientela começa na sua apresentação para esse público.

Assim, do mesmo jeito que os adolescentes, por exemplo, possuem gostos, idades e visões de mundo diferentes, o mesmo se aplica para as milhares de organizações que atuam em um mesmo tipo de setor. 

Isso significa dizer que cada negócio deve achar um tom de voz na comunicação que o represente para as pessoas, de forma que suas ideias possam ser externadas com eficácia.

Portanto, o tom de voz não segue uma receita. Ele pode ser divertido, sério, ‘sincerão’ ou inclusive sombrio, desde que essa maneira de expressão seja adequada ao contexto, linguagem e realidade do consumidor.

Importância de trabalhar o tom de voz na comunicação 

São vários os motivos que fazem o trabalho acerca do tom de voz ser importante para uma marca, mas talvez o principal deles seja a necessidade de criar uma identidade para o negócio, que o faça ser reconhecido independente do canal de comunicação.

Isso porque, o objetivo maior do tom de voz na comunicação é cativar os consumidores da organização. 

Tanto é que esse elemento faz parte das melhores estratégias de marketing, principalmente por ser o tripé que sustenta a personalidade da marca.

Para você ter uma ideia, analise os dois exemplos a seguir e depois interprete qual deles tem um de voz correto.

Exemplo 1: “E aí, galera, tudo beleza?  Se você tá procurando um conteúdo da hora sobre como escrever aquele texto para blog fantástico, se liga só no artigo que fizemos!”

Exemplo 2: “Escrever um blogpost de sucesso requer o uso de técnicas de SEO adequadas, que dialoguem com o briefing e com as exigências do contratante. Pensando nisso, preparamos um artigo que vai ajudar você nessa tarefa, acompanhe!”

Muito bem, agora que você leu os dois exemplos, qual deles você acha que tem um tom de voz na comunicação correto? Se sua resposta for OS DOIS, você acertou.

A razão é simples: não existe um tom de voz certo ou errado na comunicação, já que o objetivo desse recurso é conversar com o público-alvo de uma instituição. 

Assim, como existem inúmeras empresas no mercado, sempre tem um público X que vai se identificar com o primeiro ou segundo exemplo, mesmo que ambos digam a mesma coisa.

Como posso estabelecer o tom de voz na comunicação da minha empresa?

Definir o tom de voz na comunicação para a sua empresa pode não ser fácil, ainda mais se você está começando agora a se comunicar com seu público e a trabalhar com produção de conteúdo.

Por isso, fizemos questão de elaborar um passo a passo simples, com o intuito de que você possa encontrar a melhor maneira de se comunicar adequadamente com o público-alvo da sua marca. Confira as dicas!

1. Defina a persona do seu negócio

A persona é uma espécie de cliente fictício, que representa o tipo de cliente ideal para sua empresa.

A construção de uma persona passa pelo levantamento do nome, idade, profissão, rotina, hábitos etc.

Uma vez que você consiga criar a persona, é bem mais fácil definir a linguagem que ela se identifica, quais meios de contato ela acessa e quais tendências podem chamar a atenção dela.

Aliás, a partir da definição da persona, é possível entender quais as principais necessidades desses consumidores e, com isso, elaborar os melhores produtos e serviços para solucionar esses problemas.

2. Escolha os melhores canais para se comunicar

Descobrir a persona só traz resultados positivos quando se entrega materiais nos canais certos, isto é, naqueles que seu consumidor mais consome.

Depois, é vital procurar sempre passar o mesmo tom de voz na comunicação, independente do canal de contato, seja ele online ou offline.

Além de facilitar na adaptação de postagens, manter um padrão comunicativo ajuda a fidelizar o cliente, acostumando- o ao seu jeito de interagir com ele.  

3. Estabeleça as “diretrizes” da sua comunicação

Aqui estamos falando dos detalhes que formam o tom de voz na comunicação em si. Veja alguns exemplos:

  • Singular ou plural: você vai se dirigir ao público como “eu sou” ou “a empresa é”;
  • Particularidades: são características que identificam o estilo do negócio, se a marca é expansiva ou séria, entre outros pontos;
  • Proibições: são palavras, termos ou atitudes que não representam o tom de voz da marca, por isso as equipes devem ser treinadas para não escreverem materiais que vão contra os valores da empresa;
  • Objetivo: a meta de comunicação pode ser variada, desde informar, entreter, alertar etc., a qual deve ser expressa nos conteúdos produzidos e comunicações gerais. 

4. Faça testes em grupo

Para se chegar a um resultado proveitoso, não se esqueça de testar suas estratégias com uma pequena parcela do seu público antes de lançar os conteúdos por aí.

Assim, se você desenhou uma proposta que fala com os consumidores mais jovens, um bom exemplo seria selecionar um pequeno número de adolescentes/jovens adultos para expressarem sua opinião acerca daquele modo de comunicação.

Resumo

No texto de hoje aprendemos que o tom de voz na comunicação é algo bem relativo, considerando que a linguagem dirigida a um consumidor mais jovem pode ser diferente de um público mais conservador, por exemplo.

Portanto, não podemos dizer que existe um tom de voz certo ou errado. O que há é uma necessidade de ajuste conforme a realidade, linguagem e preferência das pessoas do seu negócio.

Porém, produzir conteúdo relevante e de qualidade nem sempre é uma atividade fácil, principalmente quando o negócio não tem experiência com técnicas de SEO e escrita para web.

Logo, uma solução excelente é contratar pacotes de produção de conteúdo com uma agência especializada, como é o caso do Meu Redator. 

Então, aproveite para fazer um orçamento conosco e comece com o pé direito no seu objetivo de definir o tom de voz na comunicação do seu negócio!

Escrito por:

Juliano Franco Duarte