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UX Writing: como escrever textos para aplicativos móveis?

O UX (User Experience) é um conjunto de atividades que valoriza a experiência do usuário e a coloca em primeiro lugar no momento de desenvolver sites, e-mails, blogs, aplicativos móveis, entre outros. Nesse modelo de trabalho, profissionais de diferentes áreas, como de texto e design, devem atuar juntos para criar um aplicativo em que as palavras e a interface do app sejam harmônicas.

Nesse cenário, o UX Writing diz respeito à parte textual dos dispositivos, por exemplo, o texto do menu, dos botões de ação, das páginas de erro, dúvidas frequentes etc. Pode até parecer fácil fazer esse serviço, pois basta colocar as informações para o usuário navegar, não é mesmo? Entretanto, adicionar esses dados não é uma tarefa simples.

O profissional de UX Writing deve analisar cada palavra utilizada e se certificar de que ela está de acordo com o tom de voz da marca e que é adequada para o público-alvo da empresa. Escrever um copy ou microcopy (microtextos) em um aplicativo é uma responsabilidade muito grande, pois os textos são ingredientes fundamentais para desenvolver apps em dispositivos móveis.

Sendo assim, abaixo, você encontra 18 dicas para escrever melhor UX, redação, microcopy e orientações gerais da interface do usuário – todas envolvendo textos e sequências de caracteres. Dessa maneira, ficará um pouco mais fácil realizar esse trabalho que está se tornando essencial no mercado. Continue lendo o post e confira!

Algumas dicas de alto nível

Trabalhe a parte escrita com antecedência

Como foi dito, no setor de UX, profissionais de diferentes áreas trabalham em conjunto e isso não acontece por acaso. Eles atuam em equipe para que a experiência do usuário no aplicativo seja a melhor possível.

Em outros modelos de trabalho, é normal que o designer faça uma página, só o preencha com caracteres, para depois os textos dos redatores serem inseridos. Contudo, esse modo de organização não é o ideal para aplicativos móveis, porque o texto pode não combinar com o design e ainda é possível haver problemas de formatação, como palavras muito grandes para o botão de ação.

Sendo assim, o profissional de textos precisa trabalhar a parte escrita com antecedência e entregá-la para o designer responsável pelas telas para que eles possam montar o app juntos. Caso isso não aconteça, as chances de haver problemas na utilização do produto digital são grandes.

 

Seja conciso

Os usuários não querem perder tempo lendo frases longas em aplicativos móveis. Com uma vida cada vez mais corrida, eles desejam entrar em um app e apenas realizar uma ação rapidamente.

Então, lembre-se de ser conciso e objetivo em suas telas. Opte por frases curtas e claras, que passam a mensagem desejada de forma rápida.

Por exemplo:

Essa oferta expirará automaticamente em 2 dias.

Seria mais conciso da seguinte forma:

Expira em 2 dias;

 

Passe o recado necessário

Ser conciso não significa, de maneira nenhuma, omitir informações preciosas do usuário. Fale o que for necessário para que o indivíduo seja capaz de completar as ações desejadas no aplicativo.

Além disso, não há necessidade de ser muito técnico. Explique tudo de maneira simples e prática para os seus usuários. Se você colocar termos científicos ou bastante específicos, pode ser que eles não compreendam a mensagem e deixem de utilizar o seu software.

 

Consistência

Utilize sempre o mesmo tom de voz

Toda marca que deseja ser bem-sucedida no mercado tem um tom de voz, porque é ele que guia os profissionais e mostra qual é a maneira mais adequada de se comunicar com o público. Entretanto, para obter bons resultados, além de ter um tom de voz, a equipe de UX precisa manter essa entonação em todas as suas produções.

Por exemplo, se o tom de comunicação escolhido for descontraído para atingir os jovens adultos, ele deve ser aplicado em todas as telas e informações fornecidas para o público, pois se não for assim, a marca não terá uma consistência e a tentativa de diálogo será falha.

 

Mantenha um padrão na escrita

O padrão na escrita também deve ser mantido para que haja consistência na comunicação e para que ela flua com os usuários. Por isso, é fundamental fazer um guia do estilo e das regras de redação da marca.

Esse documento deve ter informações sobre os conceitos de redação da empresa, dados sobre o público-alvo e, principalmente, as normas de formatação dos textos e microcopys. Como são usadas as letras maiúsculas e minúsculas nas produções? Deixe indicado o padrão no guia. Mostre ainda o que não fazer, por exemplo, se referir ao usuário na segunda pessoa e depois na primeira pessoa na mesma frase.

Dessa forma, mesmo que alguns colaboradores da marca saiam e entrem novos, o estilo e as regras de formatação de texto vão continuar. Ou seja, a experiência do usuário não será afetada negativamente.

Dicas gerais

Sempre use numerais

Dê preferência para os numerais em vez de escrever números por extenso nos aplicativos móveis. Os usuários entendem mais rápido o primeiro formato e, ainda, como os números são menores, você ganha espaço na tela.

Então, se você tiver que informar, por exemplo, que o indivíduo tem duas notificações não lidas no app, a melhor maneira de avisá-lo é usando o numeral 2 e não a palavra “dois”.

 

Use hoje, ontem ou amanhã

Quando houver eventos importantes para o usuário, utilize as palavras ontem, hoje e amanhã para datar o acontecimento. Se ele tiver que pagar uma conta no dia seguinte, por exemplo, não coloque a data em numerais, mas sim a palavra “amanhã” para avisá-lo.

Esse tipo de expressão chama mais atenção e é mais fácil de ser fixada. Com a vida sempre corrida, se a pessoa ler uma data qualquer, como 20/12, pode ser que ela não perceba que essa corresponde ao dia seguinte. Quando a data está distante, não é possível utilizar essas palavras, porém, sempre que for viável, opte por elas em vez dos numerais.

 

O texto dos botões deve ter uma ação

Ao fazer uma leitura dinâmica, muitas vezes os clientes não leem a pergunta apresentada pelo aplicativo. Sendo assim, não faça um texto de botão somente com “sim” ou “não”. Coloque uma ação, como “continuar” ou “cancelar”.

 

Faça um CTA curto

Assim como as frases de conteúdo de UX Writing, o ideal é que o texto do botão do CTA (call to action) seja curto e objetivo. Caso o usuário necessite de uma explicação um pouco maior para que o tema fique mais claro, uma boa opção é adicionar um cabeçalho na tela.

 

Crie mensagens de erro amigáveis

A mensagem de erro na página deve ser amigável e oferecer algumas respostas para o usuário, como o motivo da falha ou como ela pode ser resolvida. Dessa maneira, você oferece ajuda para o indivíduo e não apenas constata o óbvio.

 

Design e layout do texto

Pense na localização

Dependendo do aplicativo, ele pode ser utilizado em mais de um país e, consequentemente, em mais de um idioma. Sendo assim, você deve analisar se o seu design é capaz de hospedar palavras significativamente mais longas. Por exemplo, as palavras em alemão podem ser 200% mais compridas que as em inglês. Por isso, mantenha espaços livres sempre que possível.

 

Evite longos blocos de texto

Os usuários não costumam ler todo o conteúdo disponível em uma tela. Eles a escaneiam em busca do que desejam encontrar. Ao colocar longos blocos de texto, você afasta o leitor do seu conteúdo, porque eles dificultam a leitura dinâmica. Então, lembre-se de fazer parágrafos mais curtos.

Além disso, preste atenção no tamanho das linhas. Linhas longas ou curtas demais podem ser cansativas. Em um aplicativo móvel, o recomendado é fazer linhas que contenham entre 30 e 40 caracteres.

 

Mantenha distância

O espaçamento é seu melhor amigo, se você deseja que seu texto seja perceptível. Sendo assim, não deixe nenhum texto chegar muito perto das margens padrão (esquerda e direita) ou dos elementos superior e inferior.

 

Atente-se ao alinhamento do texto

Além de organizar o espaçamento e mantê-lo em todos os blocos de texto do aplicativo, preste atenção ao alinhamento do texto. O mais recomendado é deixá-lo alinhado à esquerda, pois facilita a escaneabilidade do conteúdo.

Em alguns casos, é permitido usar também o alinhamento central, como em títulos e seções curtas. Lembre-se de padronizar o alinhamento, por exemplo, centralizado em títulos e à esquerda no conteúdo, porque isso dá consistência à experiência do usuário.

 

Fontes

Escolha sua fonte com cuidado

A fonte faz bastante diferença em seu texto, pois ela pode facilitar ou dificultar a leitura do conteúdo. Então, escolha uma fonte séria, que seja legível e não tenha muitos detalhes que podem tirar a atenção do usuário. Defina bem o tamanho dela e atente-se ao contraste da cor selecionada.

 

Evite usar muitos tipos de fonte de uma só vez

Como foi dito, uniformizar o texto é importante para dar consistência à experiência do usuário. Por isso, evite usar muitos tipos de fonte e não misture muitas cores no mesmo conteúdo. Dessa forma, o texto vai ficar mais limpo e sólido.

O mesmo vale para o negrito. Ele pode ser utilizado quando você quiser destacar alguma informação, porém não abuse. Caso queira destacar uma frase sem usar uma fonte em negrito, aumente a fonte e o preenchimento.

 

Revise

Não confie só no emulador

Não teste o seu aplicativo somente em um emulador. Revise-o também em dispositivos móveis reais para verificar se o que foi planejado está sendo bem executado.

 

Sempre tenha um plano de backup

Carregue suas strings do servidor para que, no caso de erro de digitação ou alteração urgente, você possa alterar sua copy sem precisar liberar uma nova versão do seu aplicativo móvel.

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Escrito por:


Juliano Franco Duarte
CTO Meu Redator

 

 

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