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Como selecionar as melhores referências para criar o seu conteúdo

Ao se tornar um redator freelancer, é possível escrever conteúdos sobre diferentes assuntos e para vários tipos de público. Sendo assim, o profissional tem a oportunidade de explorar sua criatividade, escrever sobre o que gosta e até de aprender mais sobre temas que não tem um grande conhecimento.

Contudo, o redator freelancer deve saber que para que seus conteúdos sejam um sucesso, ele precisa realizar determinadas tarefas. É obrigação do profissional, por exemplo, analisar bem o que foi pedido na pauta, quem é a persona do cliente e selecionar referências para criar o seu conteúdo.

Independente do seu nível de experiência na área, você com certeza já realizou essas atividades se trabalha como redator freelancer.

Caso você tenha começado a atuar nesse campo recentemente, talvez não entenda a importância de sempre pesquisar referências ou já tenha tido dificuldades para encontrar bons artigos relacionados ao material que deve produzir.

Por isso, preparamos este post que vai lhe explicar a essencialidade dessa tarefa e como selecionar as melhores referências para criar o seu conteúdo. Confira!

Por que as referências são indispensáveis na criação de conteúdo

Buscar referências para criar conteúdo é uma tarefa fundamental, porque outros materiais lhe ajudam a compreender um assunto. Afinal, como foi dito, nem sempre você vai escrever sobre temas que tem um vasto conhecimento.

E, mesmo que seu conteúdo seja relacionado a um assunto que você é especialista, as referências continuam sendo indispensáveis. É claro que por ter familiaridade com o tema, sua pesquisa será mais fácil. Porém, você não deve se esquecer de que sempre pode haver algo novo para você aprender sobre um tema.

Além disso, ao conferir boas referências, você verifica como o assunto está sendo abordado por outras empresas, quais pontos já foram explorados e quais estão fazendo falta nas produções.

Se você for um especialista no assunto e algo estiver faltando nos conteúdos já publicados, com certeza você vai perceber. Dessa forma, você poderá incluir essa informação em seu material e criar um texto ainda mais atrativo e completo que os demais.

Viu como as referências são sempre indispensáveis para a criação de um bom conteúdo? Então, nunca menospreze essa etapa durante seu trabalho de produção.

Se o seu cliente já enviou referências, você deve pesquisar mesmo assim?

Geralmente, os clientes enviam referências para que você entenda melhor o que eles esperam do trabalho. Então, você pode se perguntar: mesmo que o meu cliente mande diversas referências, eu ainda tenho que pesquisar mais? A resposta é: sim!

Buscar outras referências é importante, pois você pode encontrar materiais com mais informações relevantes para o público. Não é porque o cliente lhe mandou certas referências que você não pode conferir um dado em outro local, por exemplo, ou buscar mais informações interessantes em outras fontes.

Lembre-se de que essas referências do cliente não devem lhe limitar. Na verdade, elas têm que lhe oferecer uma ideia concreta do que o seu contratante espera do conteúdo, mas você tem sempre que tentar ir além do que foi fornecido.

Apesar de ser fundamental pesquisar várias referências, você também não pode se esquecer de que qualidade é melhor que quantidade. Ou seja, não se prenda ao número de referências em um trabalho, mas sim à qualidade dos artigos selecionados.

 

Como selecionar as melhores referências

Falar para você selecionar fontes de qualidade é fácil. Mas, como você saberá que encontrou artigos relevantes para a criação do seu material? Bom, para isso separamos 6 dicas sobre como selecionar as melhores referências para o seu conteúdo:

 

Analise o site ou as redes sociais de seu cliente

A primeira referência que você deve conferir é o seu próprio cliente. Sempre que começar a trabalhar para um novo cliente, você deve conferir o site da empresa, pois esse local com certeza está cheio de informações ricas.

Isso porque nele você consegue verificar blog posts já publicados, textos que explicam quem é a empresa, seus valores, missões, entre outros. Dessa forma, você é capaz de observar como seu cliente se comunica com o público-alvo.

Se o seu cliente estiver iniciando o investimento em Marketing de Conteúdo, pode ser que ele ainda não tenha um site estruturado e com muitas informações. Nesse caso, você pode conferir as redes sociais, como Instagram e Facebook, para observar como a empresa se comunica com seu público e aborda diferentes assuntos relacionados ao seu campo de atuação.

Com essas referências, o seu conteúdo vai conter dados interessantes e se comunicará muito melhor com a persona. Só tome cuidado para não repetir tudo o que já está no site ou nas redes sociais da empresa. Assim como na situação das referências enviadas pelo cliente, aqui você também deve ir além do que a instituição já forneceu para o público.

 

Observe também a concorrência

Pesquisar referências da concorrência também está liberado? Sim! Você pode e deve buscar fontes concorrentes para saber como as outras empresas do ramo estão abordando o mesmo tema. Entretanto, lembre-se de ficar muito atento para não roubar as ideias expostas nos conteúdos da concorrência.

Quando o redator só repete as informações que encontra no site do cliente já é ruim, mas quando isso acontece com a concorrência é pior ainda. Essa pesquisa serve para você conferir como as empresas concorrentes abordaram o assunto, observar o que não foi colocado no conteúdo e o que você pode fazer para inovar e criar um material mais atrativo.

 

Pesquise o tema nos buscadores com palavras-chave

Quando você recebe uma pauta, sempre há uma palavra-chave ou mais que devem ser utilizadas no conteúdo. Entretanto, além de usar essas palavras no texto, elas são essenciais em sua busca de referências de qualidade.

Ao colocá-las nos mecanismos de busca, como o Google, você encontrará diversos materiais relacionados ao que procura. Mas, você provavelmente sabe que aparecem muitos conteúdos nessas pesquisas e nem todos abordam realmente o tópico que você procura.

Por isso, existem certas técnicas que você pode utilizar para encontrar resultados mais adequados para sua busca. O uso de aspas, por exemplo, é capaz de aprimorar bastante os seus resultados de pesquisas com nomes compostos.

Digamos que você queira encontrar conteúdos que ensinem a fazer uma decoração de sala pequena. Como fazer para achá-los? Coloque “decoração de sala pequena” em vez de só as palavras, pois assim você encontrará materiais que usam essas palavras unidas.

Outra técnica que funciona é utilizar o símbolo “+” com palavras relacionadas. É possível, por exemplo, digitar “estoque + ferramentas” para achar resultados que abordem bons softwares para controlar o estoque.

 

Pesquise informações em endereços confiáveis

Como foi dito, ao jogar as palavras-chave nos buscadores vão aparecer diversos resultados. Depois de selecionar aqueles que realmente abordam o que você procura, é preciso fazer mais uma filtragem.

Lembre-se de que, apesar de haver bastante conteúdo bacana e confiável na internet, também existem as fake news. Sendo assim, para criar um material de qualidade é obrigatório retirar informações e dados somente de páginas confiáveis.

Existem alguns endereços que a falta de autoridade já é de conhecimento geral, como a Wikipédia. Entretanto, esse não é o único site que você deve evitar. É comum encontrar artigos que afirmam que “especialistas dizem” ou “uma pesquisa” sem citar as fontes, quem são esses especialistas ou estudos. Fuja desses conteúdos.

Procure sempre retirar informações relevantes de endereços confiáveis, como sites de instituições reconhecidas na área, jornais e revistas conhecidos nacionalmente. Eles são excelentes referências, pois além de conter informações confiáveis, você pode adicionar o link da página em seu conteúdo.

Dessa maneira, você mostra de onde tirou a informação, permite que o leitor se aprofunde no assunto e, ainda, aumenta a confiabilidade do seu material. Afinal de contas, os leitores vão confirmar que o dado fornecido foi retirado de uma instituição respeitada. Além disso, a linkagem também pode melhorar a colocação do texto nos buscadores, já que essa é uma ótima técnica de SEO.

 

Mas não se esqueça de procurar fontes inesperadas

Retirar dados de endereços nacionalmente conhecidos e respeitados é essencial para criar um conteúdo que transmita confiabilidade e autoridade. Contudo, lembre-se de que bons redatores também vão recorrer a esses endereços.

Então, para inovar e achar informações diferentes você precisará buscar referências mais inesperadas. No caso de pesquisas e estudos, não há como fugir das instituições renomadas e sites de notícias confiáveis. Entretanto, para escrever conteúdos mais leves você pode recorrer a sites menos conhecidos. É claro, sempre sem se esquecer de conferir se as páginas encontradas são confiáveis.

Se você tiver que criar um conteúdo sobre viagens ou decoração, por exemplo, é possível encontrar informações relevantes e curiosidades em blogs, redes sociais e até páginas de profissionais menos conhecidos, porém que também são de confiança.

Caso você fale outros idiomas, como inglês ou francês, buscar referências estrangeiras também é uma boa ideia. Principalmente se for sobre assuntos pouco explorados no Brasil.

 

Busque artigos publicados recentemente

Após seguir todos os passos listados aqui, pronto! Você encontrou ótimas referências, de sites confiáveis e que se relacionam verdadeiramente com a sua pesquisa. Tudo certo, não é mesmo? Na realidade, não.

Mesmo que você encontre referências que pareçam ser as melhores, não se esqueça de checar a data em que elas foram publicadas. Esse item é essencial, porque se os artigos não forem recentes, eles podem estar desatualizados.

Já pensou se você encontra uma notícia de anos atrás sobre uma pesquisa sem checar se há novas informações sobre o assunto? Desde a publicação, a pesquisa pode ter sido ultrapassada, ou seja, talvez tenha aparecido outro estudo mais completo e com dados mais confiáveis.

Por isso, sempre se lembre de utilizar referências confiáveis e que sejam recentes para garantir que o seu conteúdo seja atual.

E se mesmo utilizando essas dicas você não encontrar boas referências?

Dependendo do tema de seu conteúdo, mesmo utilizando todas essas dicas ainda assim pode ser difícil encontrar boas referências ou ter certeza de que uma fonte é especializada e reconhecida no ramo.

Caso você não tenha conhecimento sobre o assunto, a pesquisa se torna ainda mais difícil, pois você não sabe se há outras palavras que podem trazer o que procura ou páginas de instituições que lhe ajudem a compreender o tema.

A boa notícia é que se isso acontecer com você não é preciso se descabelar tentando encontrar uma solução. A melhor saída aqui é pedir a ajuda do cliente. Mesmo que ele já tenha enviado alguns materiais, se você acreditar que eles não são suficientes para preencher todas as lacunas de seu conteúdo o melhor é pedir mais referências para a empresa.

Não tenha vergonha ou medo de fazer isso, porque não é errado pedir o auxílio do cliente. É preferível, inclusive, recorrer ao seu contratante que entregar um conteúdo fraco ou até mesmo incorreto.

Lembre-se apenas de respeitar a forma de comunicação entre vocês para pedir essa ajuda. Isto é, se vocês mantêm um contato direto por mensagens de telefone, por exemplo, você deve fazer o pedido por esse meio de comunicação.

Já se você trabalha para uma plataforma, como o Meu Redator, que faz a intermediação entre redator e cliente, o recomendado é conversar primeiro com o pessoal da plataforma para saber quem deve fazer esse contato. Caso seja você, ao conversar com um colaborador da plataforma você já descobre qual é a melhor forma de realizar essa ação.

Lembretes para criar um conteúdo excelente com as melhores referências:

Lembre-se de sua persona

Seguindo esses passos será muito mais fácil encontrar as melhores referências para o seu conteúdo. Porém, lembre-se de que nem sempre essas fontes possuem o mesmo público que o seu cliente.

Persona do seu conteúdo

Ademais disso, o contexto do artigo também pode ser diferente do seu, mesmo que aborde informações relevantes para seu conteúdo. Por isso, não se esqueça de sua persona e de que você deve escrever para ela. Ou seja, mesmo encontrando ótimas referências, é seu dever adaptar as informações para a linguagem e o público de seu cliente.

 

Tome cuidado para não plagiar suas referências

Todo redator profissional sabe que plágio é um assunto muito sério e que isso nunca deve ser feito. Sendo assim, você deve tomar cuidado para não plagiar suas referências. Vale lembrar que plágio não é somente copiar um conteúdo inteiro e publicá-lo de forma idêntica. Caso você copie apenas um trecho ou só mude umas palavras, o seu conteúdo também pode ser considerado um plágio. Portanto, tome bastante cuidado quando for criar um material.

 

Agora que você já sabe como selecionar as melhores referências para criar o seu conteúdo é hora de começar a produzir. Para conferir mais dicas para redatores é só continuar acessando o blog do Meu Redator!

 

Escrito por:


Juliano Franco Duarte

CTO – Meu Redator
Autor de ‘O livro proibido do marketing

 

 

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