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Redator vs. copywriter: diferenças, semelhanças e como decidir qual carreira seguir

A criação de conteúdo para diversos fins tem se tornado cada vez mais importante para as empresas, seja para educar os consumidores ou para vender produtos e serviços. Para atender a essa demanda, profissionais especializados têm sido cada vez mais requisitados no mercado de comunicação e marketing, entre eles os redatores e os copywriters.

Apesar de serem indispensáveis para a criação de conteúdo, muitas pessoas não sabem realmente a diferença entre esses dois profissionais. Porém, é importante entender as características principais de cada um, para saber como eles se relacionam e quando cada um deve ser contratado.

Se você gosta de escrever e quer trabalhar com isso, não perca a oportunidade de ler este artigo até o final. Nele, vamos explicar o que é redator, o que é copywriter, quais são as semelhanças e diferenças entre eles, como é o mercado de trabalho para cada um e como você pode se preparar para seguir uma dessas carreiras. Acompanhe!

O que faz um redator de conteúdo?


Redator é o profissional que escreve e revisa textos e artigos para diferentes mídias e formatos, como blogs, sites, revistas, jornais, e-books, infográficos, podcasts e roteiros para vídeos. 

Seu objetivo é informar, educar ou entreter o seu público-alvo, de acordo com a estratégia de comunicação definida pelo cliente ou pela empresa para a qual ele trabalha.

Dependendo da empresa para a qual vá gerar conteúdo, o redator precisa ter domínio da sua língua nativa ou ser bilíngue, conforme o caso.

Além disso, precisa ter criatividade, capacidade de pesquisa e adaptação a diferentes estilos e temas. Ainda, deve conhecer as técnicas de SEO (Search Engine Optimization), que são as práticas para otimizar os textos para os mecanismos de busca, como o Google.

Áreas de atuação e formas de contratação

Várias são as demandas e as oportunidades para redatores na sua área de atuação. Isso significa que o profissional pode atuar em diversas áreas, como jornalismo, publicidade, marketing de conteúdo, educação, entretenimento etc.

O redator pode ainda trabalhar como freelancer, ou seja, por conta própria, ou trabalhar como funcionário de uma agência de comunicação ou de uma empresa.

Como freelancer, ele pode atender a vários clientes e projetos diferentes, o que é especialmente vantajoso em termos financeiros.

No entanto, precisa ter organização, disciplina e gestão do tempo para cumprir os prazos e entregar um trabalho de qualidade.

Por outro lado, trabalhar como funcionário de uma agência de comunicação ou de uma empresa também tem lá suas vantagens e desvantagens. Para se ter uma ideia, o profissional pode ter um salário fixo, carga horária definida e benefícios corporativos como plano de saúde e vale-alimentação ou refeição.

Contudo, isso pode ser limitante em termos financeiros e de criatividade. Afinal, terá que se adequar à rotina de trabalho da empresa e aos seus horários.

E o que faz um copywriter?

O copywriter, por sua vez, é o profissional que escreve textos persuasivos com o intuito de convencer o leitor a tomar uma ação específica, como comprar um produto ou serviço, assinar uma newsletter, baixar um material gratuito ou se inscrever em um curso on-line, por exemplo. 

Seu objetivo é gerar conversões para o seu cliente ou empresa, ou seja, transformar os leitores em leads ou clientes.

Além de domínio do seu idioma nativo ou de outro, caso seja importante, o copywriter precisa ter conhecimento de técnicas de escrita persuasiva, gatilhos mentais, storytelling e marketing digital. 

Ademais, precisa conhecer as técnicas de CRO (Conversion Rate Optimization) para otimizar os seus textos para as conversões.

Áreas de atuação e formas de contratação

Assim como o redator, o copywriter pode trabalhar como freelancer ou como funcionário de uma agência ou empresa. A grande diferença aqui está no material produzido. 

Seja qual for a forma de contratação, ele escreverá textos para anúncios on-line ou offline, landing pages, e-mails marketing, cartas de vendas, vídeos de vendas e outros conteúdos persuasivos e com foco em conversão.

Diferenças entre redator e copywriter

Diante de tudo o que já abordamos até aqui, provavelmente você já deve ter percebido que a principal diferença entre redator e copywriter é o estilo de escrita, não é mesmo? O redator escreve textos informativos ou educativos, que podem ou não ter intenção de venda. 

Seu objetivo, portanto, é gerar valor para o leitor, oferecendo conteúdo relevante e útil.

Já o copywriter escreve textos persuasivos ou vendedores, que têm como foco a conversão. Seu objetivo é gerar resultado para o cliente ou empresa, induzindo o leitor a executar uma determinada ação, que pode ser baixar um e-book ou comprar algo.

Outra diferença entre redator e copywriter é o formato dos textos. Enquanto o primeiro pode escrever textos longos ou curtos, dependendo do tipo de mídia e do objetivo do conteúdo, o segundo geralmente escreve textos curtos e diretos ao ponto, usando frases simples e claras. 

Para isso, ele comumente utiliza de gatilhos mentais, tais como:

Além dos gatilhos mentais, o copywriter precisa ter um bom conhecimento do produto ou serviço que está vendendo, dos benefícios que ele pode oferecer e do público-alvo que quer atingir. 

Ademais, deve ter habilidade para criar títulos chamativos, introduções envolventes e chamadas para ação eficazes.

Semelhanças entre redator e copywriter

Apesar das diferenças, os dois profissionais também têm algumas semelhanças. Veja quais são:

Como decidir qual carreira seguir?

Vale destacar que cada profissão tem suas vantagens e desvantagens. Sendo assim, cabe a você avaliar qual delas se encaixa melhor no seu perfil, objetivo e mercado. 

Para decidir qual carreira seguir entre redator e copywriter, você pode se fazer algumas perguntas e considerar alguns fatores:

Na hora de responder a esses questionamentos, lembre-se de que não há uma resposta certa ou errada, mas sim uma escolha pessoal e profissional.

Todavia, ao responder essas perguntas com sinceridade, terá uma ideia mais clara de qual carreira combina mais com você.

O importante é que você se sinta realizado e feliz com o que faz.

Esperamos que este artigo tenha esclarecido as diferenças e semelhanças entre redator e copywriter.

E agora que você já sabe quais são, que tal usar suas habilidades de escrita e juntar-se a mais de 30 mil redatores que ajudam diversas empresas a crescer por meio da produção criativa de conteúdo? 

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Escrito por:

Juliano Franco Duarte
CEO – Meu Redator

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