Ícone do site Meu Redator

Auto peças, auto-peças ou autopeças? Qual o correto?

Depois que o Novo Acordo Ortográfico da Língua Brasileira entrou em vigor, no ano de 2o16, muitas mudanças precisaram ser feitas na maneira como escrevemos diversas palavras e expressões.

Logo, é comum que surjam questionamentos, como por exemplo, a famosa dúvida sobre qual a ortografia certa de Auto peças, auto-peças ou autopeças. Afinal, qual dos ternos está grafado no modo adequado?

É bem provável que você já tenha ficado sem saber qual expressão usar ou se ambas estão corretas, correto?

Por isso, o Manual de Ortografia vai tratar hoje deste tema. Siga a leitura e saia bem informado!

Entenda a regra para o uso do “auto”

Sabemos que você está ansioso para saber qual a grafia certa das palavras com o termo auto, mas para que entenda essa regra com precisão, primeiro é necessário prestar atenção a alguns detalhes.

Antes de tudo, saiba que “auto” pode ter dois sentidos, significando tanto a peça de um automóvel como também uma loja de vendas de peças para veículos.

Além disso, ele é considerado um falso prefixo. Isso porque, uma vez que o prefixo é uma parte da palavra que antecede o radical, o falso prefixo já possui, por ele próprio, seu próprio significado. 

Com isso, mesmo que não esteja junto de outra palavra, o falso prefixo já indica algum sentido. 

No caso de auto, ele pode se referir a um local que vende suas próprias peças, sem intermediação de terceiros, por exemplo.

Sabendo disso, vamos então às três regras principais relacionadas à presença do elemento “auto” na formação de palavras. Note que ela vai variar conforme a letra inicial do segundo termo.

1ª situação: quando o “auto” tem hífen

Sempre que o prefixo “auto” anteceder uma segunda palavra, e esta for iniciada por “o” ou “h”, é preciso adicionar o hífen. Veja exemplos:

Outros exemplos da regra:

2ª situação: quando a primeira letra do segundo elemento é R ou S

Essa situação é outro caso onde não se acrescenta hífen. A nova ortografia adverte que, ao passo que a primeira letra do segundo elemento for a consoante “r” ou “s”, a letra deve ser repetida, sem a presença de hífen. Assim, temos:

3ª situação: demais casos onde não se usa o hífen (como autopeças)

Agora, se tanto o prefixo “auto” como o segundo elemento não estiverem enquadrados nas situações anteriores, a palavra segue grafada junta, sem hífen. É o caso de autopeças e outras palavras, como:

Fora esses exemplos, ainda existem diversas outras palavras que seguem o mesmo destino de autopeças. entre elas, cabe destacar:

Teste seus conhecimentos!

Depois de absorver a teoria, nada mais prático que um pequeno questionário para aplicar e testar os conhecimentos adquiridos. 

Portanto, separe papel e caneta e anote as respostas das questões a seguir. No final desse conteúdo você poderá conferir quantos quesitos acertou.

1 – Duas frases abaixo estão com a grafia do prefixo auto corretas, enquanto uma não está seguindo o novo acordo ortográfico. Qual delas é a incorreta?

a) Ter um autocuidado é essencial para a saúde do corpo e da mente.

b) O psicólogo ensina técnicas de autohipnose.

c) O governo estadual se preocupou na construção de autovias.

2 – Seguindo as regras do uso ou não do hífen, quais os termos abaixo (semelhantes a autopeças) estão grafados conforme o Novo Acordo Ortográfico?

a) O aparelho fornecia um autoestímulo ao paciente.

b) Autorretratos são uma ótima forma de entender nossa identidade. 

c) O doente passou por sessões de autohemoterapia.

3 – Complete as lacunas com um dos termos contidos nos parênteses:

a) Fazer resumos e mapas mentais é um meio de __________ (auto orientação, auto-orientação, autoorientação).

b) A forma como ela se elogia parece mais uma __________ (auto homenagem, auto-homenagem, autohomenagem).

c) A indústria farmacêutica tem investido pesado na __________ dos laboratórios químicos. (autor regulação, autor-regulação, autorregulação).

d) A escola acaba de lançar a exposição sobre a importância da  __________ sexual. (auto preservação, auto-preservação, autopreservação).

Resumo

Como vimos, a grafia correta do termo em questão é autopeças, uma vez que o prefixo auto não antecede nenhuma palavra começada por “o”, “h”, “r”ou “s” (ou seja, não há necessidade de hífen nem de dobrar a consoante). 

E então, conseguiu esclarecer as dúvidas em torno do prefixo (ou melhor dizendo, falso prefixo) auto?

Esperamos que essa dica tenha te ajudado a escrever conteúdos cada vez mais ricos para os clientes do Meu Redator. 

Agora se você não ainda não pega jobs com a gente ou é novo no mercado freelancer, pode ser uma boa ideia iniciar seu trabalho na nossa plataforma, concorda? 

Para isso, basta se cadastrar no nosso banco de profissionais autônomos e aguardar a análise do seu portfólio!

Respostas dos exercícios: 

1 – As alternativas A e C estão corretas, ao passo que a B não, já que a grafia certa é auto-hipnose (2° termo começado por h); 

2 – Uma vez que autoestímulo (3° situação, onde não se aplicam outras regras) e autorretratos (2° elemento iniciado por  R) são as alternativas corretas, o mesmo não se aplica a C, porque o termo auto-hemoterapia se escreve com hífen, devido o 2° elemento ser H;

3 – A sequência certa das alternativas A, B e C é, respectivamente: A ) auto-orientação, B) auto-homenagem, C) autorregulação e D) autopreservação.     

Sair da versão mobile