Ícone do site Meu Redator

Criação de e-mail marketing

O e-mail marketing com certeza ainda é uma estratégia do Marketing Digital extremamente poderosa. Ao contrário do que algumas pessoas imaginam, as listas de e-mail ainda são uma maneira muito utilizada na comunicação.

Nem mesmo as redes sociais, incluindo o WhatsApp e o Youtube, conseguiram diminuir seu prestígio.

A razão disso repousa no fato de que, se o usuário informou o e-mail em um dado site, isso significa que esse usuário está interessado no que você tem a dizer. Ou seja, podemos dizer que esse visitante já é um lead com bastante potencial para qualificação.

Quanto à etapa de produção de e-mail marketing, nós do Meu Redator, trabalhamos seguindo três pilares:


Nos próximos tópicos, veja mais detalhes sobre nosso método de produção.

Como o Meu Redator trabalha com a produção de e-mail marketing?

O método básico de trabalho do Meu Redator exige que todo o material seja de altíssima qualidade, e que o cliente possa interagir durante a produção do conteúdo. Isso garante a satisfação do cliente quanto ao resultado final, algo que prezamos muito.

Vamos descrever como cada pilar entra em nosso sistema de produção.

 

Criação de conteúdo

A criação de conteúdo dentro do e-mail marketing abrange desde a busca por materiais de referência na área até a parte de conclusão. Ou seja, nossos redatores fazem um estudo do material enviado pelo cliente e efetua uma busca refinada por referências e atualidades em diversos veículos de informação antes de redigir.

Livros, e-books, revistas e sites de referência em determinados assuntos e até notícias são importantes nesse momento da criação.

Essa busca — aliada aos conhecimentos do redator — contribui para que o conteúdo seja relevante, verdadeiro e que ao fim, cause um impacto positivo para a persona do cliente.

Essas características diminuem a evasão de suas newsletters, e ajudam na hora de aumentar o prestígio de sua marca.

 

Revisão textual do material 

A revisão textual do material é crucial para o e-mail marketing. A razão disso é que ao contrário dos textos para site, por exemplo, a linguagem desse tipo de conteúdo é muito mais informal.

A depender da persona, algumas palavras “proibidas” em outros formatos ficam disponíveis para uso. Aliás, é fortemente recomendado o uso dessas palavras, em alguns casos.

Dessa forma, a ideia dos boletins informativos é se aproximar cada vez mais da persona através do conteúdo, o que passa uma sensação de parceria e de “semelhança” da empresa para com o leitor.

Dessa maneira, o usuário sente que suas necessidades (ou dores, em marketing) estão sendo atendidas. Isso é um fator que é certeiro, afinal, quem pesquisa e encontra a solução ideal para o seu problema sente-se satisfeito e realizado.

 

Plataforma de gestão

Por fim, mas não menos importante, uma das grandes vantagens de se trabalhar com o Meu Redator é a liberdade que o cliente tem sobre o processo de produção. 

Nós trabalhamos com uma plataforma de gestão de pautas, onde o cliente participa como convidado.

Lá estão os redatores, designers, revisores e todo o pessoal que trabalha no Meu Redator, assim como as informações sobre o andamento da produção. 

A pauta começa em “Tarefa disponível”; assim que o job é enviado para o redator selecionado, ela entra na categoria “Em produção”; após concluído, vai para “Revisão”; só então é mandada para o cliente avaliar o trabalho.

Há uma comunicação direta entre os profissionais e o cliente em todas as etapas, o que facilita bastante o bom andamento do processo criativo.

 

Quais elementos tornam o e-mail marketing poderoso?

Fora o próprio conteúdo do e-mail marketing, existem mais quatro elementos que tornam essa ferramenta poderosa. São eles:

A seguir, veja como trabalhamos cada um desses aspectos.

 

 A linha de assunto é o que chama a atenção primeiro 

A linha de assunto é o primeiro contato entre o usuário e o conteúdo enviado. Portanto, é de suma importância que a temática esteja otimizada às necessidades dos usuários, tanto para chamar a atenção quanto para fazer com que esses e-mails não sejam esquecidos na caixa de spam.

Em resumo, a linha de assunto deve ser uma explicação simples do que o usuário vai encontrar ao abrir o e-mail. Ou seja, temos apenas algumas palavras para transmitir todo o material daquele boletim informativo, o qual aconselhamos que fique entre 20 e 41 caracteres.

Por ser uma parte crítica, é importante criar várias linhas de assunto no melhor estilo brainstorming (chuva de ideias) e selecionar a melhor.

 

Cuidados com o texto de pré-visualização

Da mesma forma que o “assunto” do texto é importante, a pré-visualização também é. 

No entanto, é mais fácil lidar com essa parte, pois ela segue o mesmo princípio da meta-description (breve descrição das partes do que será tratado) dos conteúdos de um site.

O ideal é incitar a curiosidade do usuário para aumentar a taxa de abertura do e-mail.

 

Formato de escrita para a Web

O formato de escrita para Web é algo bem relevante quando falamos do e-mail marketing. Assim, basta lembrar o contexto em que esse recurso foi desenvolvido: geralmente temos pouco tempo disponível para ler, buscamos informações diretas, respostas simples e termos objetivos.

Desse modo, a estrutura do e-mail marketing tende ser a melhor solução para suprir essa demanda atual. E para atingir tal fim, a escrita web requer que se sigam três princípios básicos:

 

Foco na persona de seu negócio

Por último, um outro elemento indispensável dentro do e-mail marketing — e do Marketing Digital, de forma geral — é o foco no público-alvo da empresa de nossos clientes.

Sem muitos rodeios, é a persona quem vai ditar qual conteúdo é o melhor, como deve ser a linha do assunto e o que mais chama a atenção na pré-visualização do e-mail. Portanto, podemos dizer que ela é o “centro das atenções” na estratégia de e-mail marketing.

 

E então, gostou da forma como o Meu Redator trabalha com a criação de e-mail marketing? Ótimo! Que tal solicitar um orçamento com a gente para saber mais?

 

Escrito por:


Juliano Franco Duarte

CTO – Meu Redator

 

 

Sair da versão mobile