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Textos para site

Escrever textos para sites é uma tarefa bastante delicada, e que requer profissionais qualificados para isso. 

O conteúdo textual faz muita diferença para os usuários que aterrissam em sua página, tanto no aspecto positivo quanto no negativo.

Isso porque, para que o conteúdo fique perfeito, o site da empresa deve levar alguns detalhes em conta, tais como:

Agora que você já sabe o que o seu site precisa ter, é hora de conhecer os elementos que devem compor cada uma dessas páginas, e o principal: como a equipe do Meu Redator escreve textos para site.

 

Quais textos cada página de seu site precisa?

Um site básico precisa de, pelo menos, 5 páginas específicas. São elas:


Caso o seu site tenha apenas a pretensão de inserir sua empresa na internet, o tópico de Blog é opcional — porém muito (para não dizer bastante) recomendado! Afinal, é sempre importante manter seus clientes informados sobre os seus produtos/serviços e as novidades do seu segmento. Além de, claro, a área de blog melhorar o SEO do site.

Vale lembrar também que alguns modelos de sites são feitos em página única. Assim, todas as informações ficam à disposição do usuário de uma vez, sendo necessário apenas rolar para baixo.

 

Página inicial

A página inicial é, sem sombra de dúvidas, a página mais importante de seu site. É ela quem vai realizar o primeiro contato com o visitante, e é por isso mesmo que ela requer uma atenção especial de quem a administra.

Sendo assim, o ideal é que todas as informações sejam claras e fáceis de entender. Ou seja, não é legal usar termos técnicos demais, ou colocar detalhes desnecessários. Diga o que sua empresa faz, como faz e como pode ajudar o consumidor.

Então, o recomendado é escrever resumos da empresa e dispô-los ao longo da página. Foque no que for essencial para seus consumidores, aquelas informações que realmente fazem a diferença ao seus clientes.

 

Sobre a empresa

A página “Sobre a empresa”, embora deixada de lado às vezes, é fundamental para que os visitantes conheçam um pouquinho mais a respeito da trajetória da sua marca no mercado.

Assim, resumir a história da companhia é uma ótima opção. Da mesma forma, apresentar os princípios, valores e missão também são bastante úteis.

Todavia, aqui vale tomar cuidado com um detalhe importante: a humanização textual. 

Você pode dispor todas essas informações em tópicos e sem “calor humano”, mas isso vai passar uma impressão negativa para o cliente. Portanto, o ideal é que o texto seja lido como uma conversa do dia a dia, pois isso ajuda o usuário a se sentir acolhido.

 

Produtos e/ou serviços

A página “Produtos e serviços” é o âmago de seu site empresarial. Aqui, qualquer detalhe pode pesar bastante para a tomada de decisão do visitante.

Tenha em mente que a maioria das pessoas não entende de jargões técnicos. Assim, especificar seu produto utilizando termos científicos demais pode ser uma péssima ideia — a não ser que seu público-alvo seja de especialistas em alguma área do conhecimento.

Além disso, passar o máximo de informações aos usuários deve ser o objetivo dos textos dessa página, afinal, é por meio da descrição e das informações disponíveis que os possíveis compradores irão saber como adquirir seus serviços e, no caso de produtos, os consumidores podem até decidir separar os itens no seu carrinho de compras.

 

Casos de sucesso

Pense nesta página como o portfólio de sua empresa. Aliás, ela simboliza justamente isso. É nela que você vai apresentar seus trabalhos e seus principais clientes (nesse caso, dê preferência a marcas famosas ou já consolidadas no mercado).

A apresentação dos seus trabalhos deve seguir o mesmo princípio de provar sorvetes em uma sorveteria: você mostra todo o potencial de seu produto — e deixa o gostinho de quero mais!

 

Contato

A página “Contato” precisa ser bem trabalhada, pois, via de regra, é por lá que o usuário vai te procurar. Para que essa ligação seja estabelecida, é importante que ela contenha os seguintes itens:

Uma dica bacana é que atualmente várias empresas já estão inserindo a localização do Google Maps na página de “Contato”. É um recurso legal e que pode ajudar bastante na hora de encontrar seu negócio, caso os clientes prefiram dirigir-se presencialmente à sede ou filiais do estabelecimento.

 

E como o Meu Redator elabora textos para site?

Os profissionais do Meu Redator ficam atentos a 3 itens principais na hora de escrever textos para sites:

O alinhamento é tudo

Todos os conteúdos na categoria “Textos para site” precisam estar alinhados aos valores, visão e missão da empresa. Isso impede inconsistências entre o material escrito e as atividades da organização.

 

Foco total em seu público-alvo

Antes de escrever uma linha sequer, é importante focar no público-alvo (persona) de nosso cliente. Assim fica mais fácil estabelecer um vínculo amigável por meio do tom de voz do conteúdo escrito.

Além disso, isso transmite profissionalismo e ajuda na hora de engajar os visitantes do site.

 

Conteúdos otimizados para buscadores

Todos os textos, por menores que sejam, são considerados pelos buscadores. Dessa forma, até mesmo textos para sites de empresas precisam de otimização.

Um dos efeitos negativos de não usar SEO no conteúdo de seu site, é por exemplo, não ter a chance de ser encontrado no Google. Já imaginou que chato procurar pelo nome de sua empresa e não encontrá-la logo nas primeiras opções do Google?

Pois é, depois de realizadas todas as etapas, é momento de lançar os seus textos no mundo digital e aguardar os melhores resultados! Para isso, não esqueça da importância de ter uma página “blog” e criar artigos para blog. Estamos combinados?!

 

E então, gostou da forma como fazemos textos para site? Então se você quer ver como funciona na prática o nosso trabalho, acesse nosso site ou solicite um orçamento conosco. Com certeza, sua experiência será única!

 

Escrito por:


Juliano Franco Duarte
CTO – Meu Redator

 

 

 

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