Você sabia que o storytelling pode ajudá-lo a impulsionar as suas vendas e gerar valor para a sua marca? Pois é, ele vem sendo muito usado na estratégia de marketing porque é essencial para criar conexão com o público. Quer saber mais? Então, venha conferir!

Você sabe o porquê de livros, filmes, séries e novelas fazerem tanto sucesso? 

Porque eles contam histórias e, quando bem contadas, ficam para sempre marcadas em uma pessoa. Seja pelo tema abordado ou por uma mera frase. Aposto que você tem um filme ou livro que o marcou até hoje, não é? 

Além de entretenimento, histórias passam mensagens importantes e isso pode gerar empatia, identificação, gratidão e conexão. Incrível, né?

Devido a esses benefícios, o storytelling vem sendo muito incorporado no marketing e nas vendas em diferentes fases do funil de vendas. 

Quer saber como? Neste artigo, eu explico o que é storytelling, o porquê dele ser um sucesso no marketing e nas vendas e ainda vou mostrar algumas técnicas de como usá-lo!

O que é storytelling?

É a técnica de contar histórias. Quem manja de Inglês já sabe que o próprio nome entrega o significado. Afinal:

Story= história

Telling= contar, ou seja, a forma como essa história vai ser contada.

Portanto, é a técnica de contar histórias de maneira criativa usando 4 elementos essenciais: a personagem que vai viver a história, o ambiente em que tudo vai se passar, o conflito que a personagem terá que superar e a mensagem que será passada, a partir da superação do conflito. 

Você deve estar se perguntando agora: 

Tá, mas o que eu faço com isso tudo? Vou ter que criar contos de fadas para deixar os produtos do meu cliente mais atrativos?

Olha… depende da estratégia do seu cliente e do que ele vende, mas, geralmente, não é assim que funciona. 

Antes de explicar a importância do storytelling para conteúdos sobre vendas, quero esclarecer que: toda narrativa é storytelling, mas nem todo storytelling é uma narrativa.

Toda narrativa é uma história a ser contada (e ela pode ser contada até de um jeito monótono) e histórias são somente uma parte do storytelling. Ele, por sua vez, engloba táticas específicas como o uso de metáforas, e gatilhos para despertar emoção no leitor. 

Além disso, essas táticas do storytelling podem ser usadas em textos sem ligação nenhuma com um texto narrativo.

A importância do storytelling no conteúdo de vendas

O que você faria para convencer um homem do Período Paleolítico, que viajou no tempo, a comprar um smartphone

Você só sairia listando tudo o que um smartphone faz, como ver os dias do ano e as horas, ver qual a temperatura daquele dia ou da semana, comprar roupas e comida online etc?

Ou…

Você mostraria a ele os benefícios de ter um smartphone? Como não precisar preocupar-se com a posição da própria sombra para saber o período do dia e a época do ano, não precisar ir à caça para conseguir comida e nem precisar usar a pele de animais como roupa.

Viu a diferença? Ao invés de só citar algumas funções do smartphone, você explicou os benefícios de cada uma para a vida do cliente, e isso no marketing é muito importante, pois gera valor (tanto para o público quanto para a empresa) e identificação.

Além desses dois benefícios, um bom storytelling é capaz de:

  • Gerar emoções como empatia e gratidão. Apelar para o lado emotivo das pessoas é ótimo pois gera conexão com a marca e o produto oferecido;
  • Engajar o seu público;
  • Trocar experiências (quando uma pessoa sabe como um produto foi útil para outra pessoa, ela tende a ficar curiosa para tê-lo também).

Mas onde e como fazer isso?

O storytelling pode ser aplicado em vários formatos, alguns dos mais comuns são:

  • Redes sociais: As pessoas passam muito tempo nas redes sociais, portanto por que não aproveitar esse meio para interagir e se aproximar delas?
  • Website: É um ótimo local para gastar o storytelling através de um blog, o que você acha? 
  • Vídeos: Imagens e sons são mais fáceis de gerar conexão com o público, então que tal tirar a poeira do seu canal do youtube e criar vídeos cativantes, hein?
  • Publicidade/anúncios: É o mais clichê, mas ainda funciona muito!
  • Podcasts: Ao contrário do que pensamos, ele não teve só 15 segundos de fama e vale muito a pena para diversificar seus canais de conteúdo.

Técnicas e exemplos de uso

Não adianta nada falar sobre o que é, para que serve se eu não te mostrar como fazer um storytelling, não é? Pois bem, aqui estão algumas técnicas e exemplos de como usar o storytelling:

  1. Não conte, mostre!

Mais do que saber para que serve um produto, as pessoas querem saber como ele vai facilitar a vida delas. 

Nesta tática, você pode usar depoimentos, cases de sucesso, provas sociais e o que mais for necessário para mostrar os benefícios do produto! Quer um exemplo?

A campanha ‘Categorias Airbnb mostra como a experiência de alugar casas pela plataforma pode proporcionar momentos inesquecíveis. Na campanha, são publicados pequenos filmes feitos com brasileiros aproveitando muito a estadia nas casas alugadas. E para envolver mais ainda o público, são usadas músicas brasileiras de Tim Maia, Zé Roberto e outros artistas! 

  1. Demonstre a promessa da marca!

Pessoas se conectam com histórias, e usar o storytelling para mostrar a elas o que a empresa provoca na vida das pessoas que consomem seus produtos e serviços gera autoridade e empatia.

Um exemplo é a campanha #UmaPrincesaPuxaOutra da Seda. Na campanha, uma mulher negra desiste de prender seu cabelo crespo depois de ver a personagem Tiana, da Disney, soltar os seus próprios cachos (que sempre foram presos!). Ainda inspirada pela princesa, ela informa suas alunas de balé (a maioria negras) que a aula será com os cabelos soltos. 

Além de mostrar seu compromisso com a igualdade racial e com o seu propósito de cuidar dos cabelos para a vida real e não para as passarelas, a campanha apela para o lado emocional das mulheres negras que cresceram com os seus cabelos sendo vistos como feios apenas por não serem lisos.

  1. Transmita valores

Para você entender melhor, eu vou direto ao exemplo! Aposto que você conhece a Lu do Magazine Luiza, não é? A influencer virtual é, literalmente, a cara da empresa. Através dela, a Magazine Luiza gabarita diversas áreas importantes para o marketing, inclusive o storytelling.  

Ao invés de só dizer que tem compromisso com a equidade de gênero e o fim da violência doméstica, a empresa utiliza a personagem para passar esses valores, ela até comenta em situações reais que acontecem! 

Além disso, a equipe de marketing da Magalu usou 2 meios infalíveis para interagir com os clientes e gerar conexão e empatia: as redes sociais e a sua representante 3D compartilhando situações do dia a dia.

Conclusão

Acredito que, depois deste artigo, você entendeu que storytelling tem TUDO a ver com vendas, pois ele não serve só para contar histórias, mas humanizar a experiência que o cliente terá com a empresa.

E então, está convencido de usar essa tática incrível para atrair mais consumidores? 

Se sim, eu vou dar uma dica:

Os redatores do marketplace da br.meuredator.com são especialistas em criar histórias envolventes e cativantes para ajudá-lo a ter engajamento e a conectar com o seu público. 

Não perca tempo, afinal, você acabou de ver que storytelling é a ponte entre você e o seu consumidor!

Escrito por:


Juliano Franco Duarte
CEO – Meu Redator