diferenciais Contador de palavras: caracteres, linhas e espaços

Contador de palavras

Palavras 0 Linhas 1
Letras 0 Números 0
Espaços 0 Símbolos 0
Caracteres com espaço 0

Escreva ou cole o seu texto neste contador de palavras on-line:

O que é o contador de palavras e caracteres

Como já diz o nome, o contador de palavras é uma ferramenta que serve principalmente para contabilizar o número de palavras de um texto.

Ele é muito importante para profissionais que trabalham com produção de conteúdo, porque atualmente a maioria dos textos feitos para internet deve conter um número mínimo de palavras, como 300, 500 ou 1000 palavras.

É fundamental respeitar a quantidade de palavras definidas para um conteúdo, porque assim o SEO (Search Engine Optimization) da página tem uma qualidade melhor. Consequentemente, o material conquista uma boa posição nos mecanismos de busca, como o Google.

É claro que um texto pode ter algumas palavras a mais que o combinado, mas se tiver menos, a posição dele nas pesquisas é prejudicada.

Com o contador de palavras, os profissionais que trabalham com a produção de conteúdo conseguem verificar se o trabalho está no tamanho planejado, se está distante de atingir o limite ou se já o ultrapassou.

Essa ferramenta também é interessante para mostrar se o texto está coerente, atingindo o seu objetivo ou se está com muita “encheção de linguiça”. Afinal, ela permite que o profissional leia o conteúdo em outra tela, o que pode ajudá-lo a fazer observações sobre a própria produção.

Além disso, o contador de palavras mostra também o número de letras, linhas, espaços, números e símbolos no material, que podem ser dados importantes dependendo das especificidades do trabalho.

Para quem e quais conteúdos ele é indicado

O contador de palavras é indicado principalmente para profissionais que trabalham com a criação de textos para internet, como redatores, revisores, jornalistas e escritores.

A ferramenta é essencial para contabilizar as palavras de conteúdos longos, como artigos para blogs, e-books e newsletters. Afinal, ninguém deseja contar manualmente as palavras de um texto que tem 500 ou mais termos.

Mas, o contador de palavras também é bastante interessante para contabilizar textos menores. Ele é uma boa opção para contar as palavras, por exemplo, de legendas em redes sociais, descrições de páginas, comentários e anúncios.

Em relação às redes sociais, é importante contar as palavras, porque algumas delas têm limite de caracteres por postagem. E, mesmo que o limite seja extenso ou não haja uma quantidade máxima de caracteres, é bom checar a quantidade de palavras, já que nem sempre as pessoas têm paciência para ler conteúdos longos nas mídias sociais.  

Essa ferramenta ainda pode ser usada por empreendedores e colaboradores de negócios que estão começando a investir no marketing de conteúdo. Nesse cenário, ela ajuda os profissionais a entenderem qual é o tamanho de um texto de 500, 1000 ou 2000 palavras.

Isso é importante, porque ninguém lê a quantidade de palavras que há em uma página, legenda ou em um comentário quando está navegando na internet. Sendo assim, muitas vezes as pessoas que não trabalham com a produção de textos têm dificuldade de visualizar as opções de tamanho dos conteúdos.

estrela Contador de palavras: caracteres, linhas e espaços

Vantagens de usar o contador de palavras

Confira agora os 4 principais benefícios que o contador de palavras oferece para o planejamento e a criação de textos na web:

Facilita a produção de conteúdo

Algumas ferramentas de escrita contabilizam as palavras de um texto, mas nem todas elas possuem essa funcionalidade. Então, para não precisarem contar manualmente os caracteres e termos de um material, os redatores podem utilizar o contador de palavras.

Dessa forma, eles facilitam bastante o trabalho e ainda não são obrigados a utilizar um programa que não desejam, só porque este oferece a funcionalidade de contabilizar palavras e caracteres.

Melhora a qualidade do texto

Usar o contador de palavras também ajuda a melhorar a qualidade do material, porque o profissional vê a escrita em outra tela. Essa troca pode parecer boba, mas auxilia a pessoa a ver detalhes que ela não estava enxergando na tela que já havia lido milhares de vezes.

Isso é ótimo, porque apesar de os buscadores observarem o tamanho dos textos para ranqueá-los nas pesquisas, esses mecanismos analisam igualmente a qualidade dos materiais.

Ou seja, se um redator atingir ou até ultrapassar a quantidade mínima de palavras do texto, mas não escrever um bom conteúdo, o trabalho dele não vai conquistar uma boa posição nos buscadores. Por isso, se atentar à quantidade de palavras e à qualidade do serviço é essencial para ter textos de sucesso.

Esclarecer o tamanho de cada conteúdo

Para quem está investindo na criação de conteúdo para uma empresa ou projeto, o contador de palavras é bacana para deixar bem claro qual é o tamanho de um texto de 300, 500, 1000 ou 2000 palavras. Assim, é possível decidir com mais certeza qual tipo de conteúdo produzir para o negócio.

É simples de usar

Além de oferecer essas vantagens, o contador de palavras é bem simples de usar. Basta copiar e colar o texto no quadro em branco para conferir quantas palavras, letras, linhas ou caracteres o conteúdo possui.

O contador de palavras funciona nas redes sociais?

Uma boa parcela das pessoas não sabe que as redes sociais possuem limite de palavras. Aliás, o limite é um pouco mais complexo que isso, valendo para caracteres. Ou seja, quantas letras, incluindo espaços, há no texto. Se esse valor não for respeitado, o texto será truncado (uma parte será trocada por três pontinhos) e não vai aparecer para os usuários por inteiro, sendo necessário clicar para mostrar o conteúdo restante. Isso pode trazer consequências desastrosas, ainda mais para as empresas. Para que você não sofra com isso, preparamos um pequeno guia relacionado à quantidade de palavras em redes sociais e blogs. Boa leitura!

Posts para instagram

O Instagram é uma rede social que trabalha tanto com imagens quanto com textos – embora as imagens dominem o feed. Portanto, é possível criar materiais fenomenais para o Instagram, unindo essas duas formas de conteúdo.

Uma postagem nesta rede pode ter até 2.2000 caracteres. Não será possível colocar valores maiores do que esse.

Já a bio suporta um máximo de 150 caracteres. Sobre as hashtags, o limite é de 20, com até 24 caracteres cada. Tenha em mente que somente 125 caracteres vão aparecer antes do texto ser truncado.

Textos para Facebook

O Facebook é conhecido pelos “textões” no feed, algo que está saindo de moda, mas mostra o potencial dessa rede social. Ao todo, você pode colocar um pouco mais de 63 mil caracteres em uma postagem.

A descrição de uma página, por outro lado, não pode ultrapassar 150 caracteres. O nome de usuário também sofre com limitações, tendo que ter, no máximo, 50.

Já um comentário pode comportar 8.000 caracteres. Tem espaço para muito conteúdo textual por lá!

Postagens no LinkedIn

Essa rede social é um dos extremos de nossa lista. Na seção seguinte vamos ver como o Twitter limita os usuários; nesta seção, vamos mostrar como o LinkedIn dá liberdade para eles.

Uma publicação nessa rede pode ter mais de 120 mil caracteres. Um valor final não foi encontrado, mas é provável que você consiga se expressar com esse limite.

O título da publicação não pode passar de 150, e uma atualização da empresa deve ter até 700 caracteres.

Textos para Twitter

O Twitter talvez seja a rede mais limitada que temos à disposição. Portanto, é a que mais precisa de um contador de palavras.

Um tweet pode conter apenas 140 caracteres. Já as mensagens diretas ajudam a dar mais liberdade, oferecendo até 10.000 caracteres.

O nome de usuário não pode passar dos 15, e o nome do perfil deve ter até 20 caracteres. A empresa tentou mudar algumas regras, mas mal conseguiu liberar 10 caracteres por tweet, ao deixar de contar alguns textos especiais.

Descrição para YouTube

Embora quase ninguém saiba desse detalhe, o YouTube é sim uma rede social – por isso pode entrar nesta lista sem problemas.

O título do vídeo não pode passar de 70 caracteres. As tags também ficam limitadas em 30 diferentes, em um total máximo de 500 caracteres.

A descrição do vídeo é bastante generosa: pode-se usar até 5.000 caracteres no total. Vale lembrar que esse texto também pode ser ranqueado nos mecanismos de busca. Então, capriche bastante nesse conteúdo.

Limite de caracteres no WhatsApp

Sim, o WhatsApp também é considerado uma rede social – muitas revelações hoje, não é mesmo? Tome cuidado na hora de escrever suas mensagens: ele impõem um limite próximo de 65 mil caracteres.

Não dá para escrever um romance (400 mil), mas você pode passar muitas informações por lá. Quanto às atualizações de perfil, o limite é de 700 caracteres. Antes de encerrarmos esse tópico, devemos alertar que usar o máximo de caracteres não é o recomendado. Afinal, é provável que uma parte seja cortada, e isso pode ter um peso enorme no desempenho da publicação.

Quais elementos de um blog post precisam de um contador de palavras? 

Os blogs devem tomar muito cuidado com o tamanho do conteúdo textual. No caso, eles não precisam de atenção apenas nos posts, mas também em outros lugares que requerem texto. Qualquer probleminha pode gerar uma dor de cabeça. 

Em resumo, você precisa ficar atento aos seguintes textos: 

  • Título do blog post. 
  • Título SEO da publicação.  
  • Meta descrição do conteúdo.  
  • Título da página. 

Vamos comentar cada um desses tópicos logo a seguir: 

Título do blog post 

O título do blog post é aquele texto que vai ficar em H1. Ou seja, é o primeiro conteúdo que será lido pelo usuário após entrar na página. 

Não existe um limite de caracteres para ele, mas é importante usar o bom-senso: cerca de 70 caracteres está ótimo. Além disso, você pode pensar nesse título como um complemento ao título SEO, que será descrito logo adiante. 

Título SEO da publicação 

O título SEO é aquele texto que aparece no SERP, depois de realizarmos uma pesquisa. Ele é bastante curto, e por causa do vasto uso de celulares, acabou ficando ainda menor. 

Antigamente, ter um limite de 70 caracteres era aceitável. No entanto, é importante não passar dos 55, nos dias de hoje. 

Embora o tamanho seja medido em pixels, os caracteres ajudam bastante com o design. 

Meta descrição do conteúdo 

A meta descrita é o texto que fica embaixo do link de sua página. No caso, há um consenso que 160 caracteres é o valor ótimo. Porém, o ideal são 153, se você quiser garantir a melhor apresentação. 

Lembre-se de usar sua palavra-chave. Mesmo não ajudando o SEO, ela fica em destaque. 

Título da página 

O título da página ficará disposto na aba do navegador. Portanto, ele deve ser pequeno, e em alguns lugares encontramos o valor de 65 caracteres como recomendado. Porém, o ideal são 58 – tido até como um número mágico. 

Um contador de palavras pode ajudar seu SEO?

Um contador de palavras pode ajudar muito na otimização de suas páginas, ainda mais na hora de ajustar os detalhes apresentados na seção anterior. No mundo competitivo de hoje, qualquer pequena vantagem vale a pena! 

Precisa de alguma ajuda na criação de conteúdos para sua empresa? Conte conosco.