Contador de palavras

Palavras 0 Linhas 1
Letras 0 Números 0
Espaços 0 Símbolos 0
Caracteres com espaço 0

Escreva ou cole o seu texto neste contador de palavras on-line:

O que é o contador de palavras

Como já diz o nome, o contador de palavras é uma ferramenta que serve principalmente para contabilizar o número de palavras de um texto.

Ele é muito importante para profissionais que trabalham com produção de conteúdo, porque atualmente a maioria dos textos feitos para internet deve conter um número mínimo de palavras, como 300, 500 ou 1000 palavras.

É fundamental respeitar a quantidade de palavras definidas para um conteúdo, porque assim o SEO (Search Engine Optimization) da página tem uma qualidade melhor. Consequentemente, o material conquista uma boa posição nos mecanismos de busca, como o Google.

É claro que um texto pode ter algumas palavras a mais que o combinado, mas se tiver menos, a posição dele nas pesquisas é prejudicada.

Com o contador de palavras, os profissionais que trabalham com a produção de conteúdo conseguem verificar se o trabalho está no tamanho planejado, se está distante de atingir o limite ou se já o ultrapassou.

Essa ferramenta também é interessante para mostrar se o texto está coerente, atingindo o seu objetivo ou se está com muita “encheção de linguiça”. Afinal, ela permite que o profissional leia o conteúdo em outra tela, o que pode ajudá-lo a fazer observações sobre a própria produção.

Além disso, o contador de palavras mostra também o número de letras, linhas, espaços, números e símbolos no material, que podem ser dados importantes dependendo das especificidades do trabalho.

Para quem e quais conteúdos ele é indicado

O contador de palavras é indicado principalmente para profissionais que trabalham com a criação de textos para internet, como redatores, revisores, jornalistas e escritores.

A ferramenta é essencial para contabilizar as palavras de conteúdos longos, como artigos para blogs, e-books e newsletters. Afinal, ninguém deseja contar manualmente as palavras de um texto que tem 500 ou mais termos.

Mas, o contador de palavras também é bastante interessante para contabilizar textos menores. Ele é uma boa opção para contar as palavras, por exemplo, de legendas em redes sociais, descrições de páginas, comentários e anúncios.

Em relação às redes sociais, é importante contar as palavras, porque algumas delas têm limite de caracteres por postagem. E, mesmo que o limite seja extenso ou não haja uma quantidade máxima de caracteres, é bom checar a quantidade de palavras, já que nem sempre as pessoas têm paciência para ler conteúdos longos nas mídias sociais.  

Essa ferramenta ainda pode ser usada por empreendedores e colaboradores de negócios que estão começando a investir no marketing de conteúdo. Nesse cenário, ela ajuda os profissionais a entenderem qual é o tamanho de um texto de 500, 1000 ou 2000 palavras.

Isso é importante, porque ninguém lê a quantidade de palavras que há em uma página, legenda ou em um comentário quando está navegando na internet. Sendo assim, muitas vezes as pessoas que não trabalham com a produção de textos têm dificuldade de visualizar as opções de tamanho dos conteúdos.

Vantagens de usar o contador de palavras

Confira agora os 4 principais benefícios que o contador de palavras oferece para o planejamento e a criação de textos na web:

Facilita a produção de conteúdo

Algumas ferramentas de escrita contabilizam as palavras de um texto, mas nem todas elas possuem essa funcionalidade. Então, para não precisarem contar manualmente os caracteres e termos de um material, os redatores podem utilizar o contador de palavras.

Dessa forma, eles facilitam bastante o trabalho e ainda não são obrigados a utilizar um programa que não desejam, só porque este oferece a funcionalidade de contabilizar palavras e caracteres.

Melhora a qualidade do texto

Usar o contador de palavras também ajuda a melhorar a qualidade do material, porque o profissional vê a escrita em outra tela. Essa troca pode parecer boba, mas auxilia a pessoa a ver detalhes que ela não estava enxergando na tela que já havia lido milhares de vezes.

Isso é ótimo, porque apesar de os buscadores observarem o tamanho dos textos para ranqueá-los nas pesquisas, esses mecanismos analisam igualmente a qualidade dos materiais.

Ou seja, se um redator atingir ou até ultrapassar a quantidade mínima de palavras do texto, mas não escrever um bom conteúdo, o trabalho dele não vai conquistar uma boa posição nos buscadores. Por isso, se atentar à quantidade de palavras e à qualidade do serviço é essencial para ter textos de sucesso.

Esclarecer o tamanho de cada conteúdo

Para quem está investindo na criação de conteúdo para uma empresa ou projeto, o contador de palavras é bacana para deixar bem claro qual é o tamanho de um texto de 300, 500, 1000 ou 2000 palavras. Assim, é possível decidir com mais certeza qual tipo de conteúdo produzir para o negócio.

É simples de usar

Além de oferecer essas vantagens, o contador de palavras é bem simples de usar. Basta copiar e colar o texto no quadro em branco para conferir quantas palavras, letras, linhas ou caracteres o conteúdo possui.