Uma das métricas mais importantes para os sites em geral é a autoridade de domínio (que vem do termo em Inglês “Domain Authorithy”). Mas, por incrível que pareça, muita gente não sabe do que se trata.

Se você tem um site, ou pensa em montar um, e quer ter bons resultados com ele, não pode ignorar esse assunto.

Isso porque não basta colocar um site no ar e deixar que o tempo se responsabilize para que ele seja encontrado pelos usuários. É preciso colocar algumas técnicas em prática – que não são tão difíceis, mas muitos não fazem, por não conhecer.

Se quiser aparecer no Google como um dos primeiros resultados para o que os clientes procuram, será necessário se atentar ao que chamamos de “fatores de classificação”, que vão definir em que lugar você estará assim que alguém pesquisar sobre determinado assunto.

Mas vamos por partes. Primeiro, precisamos esclarecer:

  1. O que é uma autoridade de domínio;
  2. O que a classificação do Google tem a ver com isso;
  3. Como otimizar para ser uma das principais respostas para o que os visitantes procuram.

 

 

O que é Domain Authority?

O termo “Domain Authority” foi criado por uma das mais conceituadas empresas de SEO atualmente: a Moz.

A autoridade de domínio prevê o posicionamento do seu site na Página de Resultados (Search Engine Results Page ou SERP), e essa posição depende de uma pontuação, que varia de 1 a 100 (quanto maior, mais fácil dele ser ranqueado).

A Moz identificou alguns fatores que influenciam na qualidade da página que são as principais responsáveis por um site ser ranqueado, ou seja: aparecer antes dos outros nos resultados de pesquisa no Google ou em outro mecanismo de pesquisa).

Atualmente, ela é responsável por mais de 40 fatores de ranqueamento ao calcular a autoridade de domínio dos sites.

 

Como a autoridade de domínio influencia no ranqueamento?

Levando em consideração o maior mecanismo de busca atualmente, o Google, a autoridade de domínio é a reputação do seu site como líder de determinado assunto.

O mecanismo de pesquisa do Google leva em consideração a sua autoridade de domínio para garantir que você vai fornecer um conteúdo com qualidade alta sobre o assunto que escolheu promover no site.

Alguns pontos importantes analisados no Domain Authority são:

  • Origem de backlinks;
  • Idade do seu domínio;
  • Número de backlinks;
  • Qualidade desses backlinks;
  • Reputação das páginas que criaram links para a sua;
  • Confiabilidade dos domínios;
  • Qualidade dos seus conteúdos;
  • Qualidade dos conteúdos que linkaram para o seu site;
  • Links internos;

Entre outros fatores.

Para te deixar por dentro, backlinks (conhecido como links de entrada ou inbound links) acontecem quando uma página da internet indica outra página da web por meio de um link, em determinado conteúdo.

Mas antes de sair colocando links em todos os lugares do seu site, é importante que você analise bem em que local vai colocar e qual a qualidade dos sites que vão linkar pra você, porque essa é uma das métricas do Google para que o seu domínio tenha uma forte autoridade e seja ranqueado.

Um exemplo de como isso funciona na prática

Supondo que o seu site fale sobre beleza e você promova bons produtos relacionados ao tema. Se você tiver uma boa qualidade em conteúdos e arranjar boas parcerias, conseguirá que outros sites da web linkem para você.

Porém, se o outro site não tem a ver com o assunto da beleza, se o artigo que eles fizeram para te promover não é sobre o seu nicho ou se o site tiver uma reputação ruim, a sua autoridade de domínio vai diminuir, em vez de aumentar.

Como saber o seu Domain Authority?

Se você já tem um site e precisa medir a autoridade de domínio, pode utilizar o aplicativo gratuito chamado MozBar, que mede a probabilidade do seu site ser classificado em consultas de determinadas palavras-chave.

Palavras-chave são os termos que um usuário usa para pesquisar sobre um assunto. Para que seu conteúdo seja relevante, é importante considerar esses termos dentro dos conteúdos. Dessa maneira, o Google entende que a informação que o usuário procura pode estar ali, na sua página.

Se quer entender melhor sobre como funciona isso, que chamamos de busca orgânica, clique aqui e veja o nosso artigo sobre o assunto.

Existe também a ferramenta chamada Keyword Explorer ou a SEMrush, que permite que você pesquise por esses termos específicos. O relatório retorna com os principais sites para cada busca e os indicadores de autoridade.

Esses principais indicadores são chamados de PA (Page Authority, em português: Autoridade de Página) e DA (Domain Authority, em português: Autoridade de Domínio). Vale ressaltar que a PA é uma métrica que analisa determinada página apenas, e não a relevância do site inteiro – como faz o DA.

Leia também: Auditoria Gratuita no WordPress

 

Importância da autoridade de domínio para seu SEO

Antes de continuar, é importante que você saiba que o Google não usa exatamente o Domínio de Autoridade para ranquear uma página.

Mas o algoritmo criado pela Moz leva em consideração os principais pontos que esse mecanismo de busca utiliza, e por isso ajuda a prever os rankings.

Isso é muito importante para você, porque conhecendo os seus concorrentes e conhecendo a previsão de conteúdos que serão classificados pelo Google, você terá a oportunidade de aumentar a sua relevância.

Aumentando a sua autoridade de domínio, você consegue subir nos resultados do Google e isso faz com que você tenha mais visitas nas páginas, aumente as taxas de conversão e, consequentemente, lucre mais. O que nos leva a um outro assunto muito importante…

 

Como otimizar o seu Domain Authority?

Aumentar o seu Domain Authority não é fácil e nem acontece da noite pro dia, mas é possível. Fique atento para alguns elementos que vamos falar aqui e que realmente vão te ajudar a se tornar um site cada vez mais relevante. Confira!

1 – Inspecione os backlinks

Não deixe que qualquer site faça link com o seu site, já que alguns deles podem não ter uma boa relevância ou autoridade, e até diminuir o seu DA.

Claro que a quantidade é importante, mas a característica mais marcante para que o mecanismo de pesquisa considere que seu site tem autoridade e é confiável é a qualidade das páginas com as quais você está envolvido.

Por isso, inspecione os links que estão apontando para a sua página e deixe apenas os sites que são de total relevância com o que você promove. A ferramenta Disavow Tool pode te ajudar com isso, excluindo links indesejados que apontam para o seu site.

2 – Cuide da qualidade dos seus conteúdos

Uma parte do algoritmo do Google vai classificar o seu conteúdo de acordo com as chamadas métricas de engajamento. Elas são definidas por tráfego orgânico, tráfego total, taxa de rejeição, tempo de permanência no site e SERP.

Para aumentar o engajamento do seu site, é importante atrair e envolver os visitantes com conteúdos de alta qualidade, o que vai gerar outros backlinks de qualidade também.

Porém, não faça conteúdos de qualquer jeito apenas para gerar links ou tráfego, porque o Google leva em consideração a relevância das informações, se existem dados repetidos, entre outros.

A melhor estratégia para investir em bons conteúdos atualmente é contar com bons profissionais, que já atuam nessa área e conhecem todos os elementos que um artigo precisa ter para ranquear no Google.

3 – Faça boas parcerias

Para ganhar links de boa qualidade, é importante selecionar sites com altas pontuações e que tenham conteúdos relevantes também.

Ganhar links de autoridade apenas cuidando dos seus conteúdos é possível, mas existe uma maneira bacana de conseguir isso sem precisar esperar tanto.

Uma das ideias é começar a ter parcerias com outros blogs relevantes e que possam fazer conteúdos bacanas, linkando para o seu site.

Dessa maneira, você estará inspecionando os seus links de entrada e ainda vai garantir que bons conteúdos estão associados ao seu site, aumentando o seu DA.

4 – Aposte em bons elementos de página

Existe algo chamado SEO, que é a Otimização para Motores de Busca, considerado a estratégia ideal para potencializar os resultados e posicionamento do seu site.

O SEO on page consiste em aplicar esse conjunto de estratégias nas suas páginas com URLs amigáveis, descrição nas imagens, palavras-chave relevantes sobre o assunto e informações persuasivas em seus conteúdos.

Para posicionar bem no Google, é importante que você invista em bons títulos, páginas rápidas de carregar, design responsivo, títulos atraentes, chamadas para ação e objetivos específicos.

5 – Crie links internos e externos

Ao criar conteúdos no seu site, é necessário que você também coloque links relevantes no seu texto, fazendo com que o seu artigo seja mais relevante para os visitantes.

Criar links externos é importante caso esses sites sejam de autoridade no assunto, já que pode aumentar a relevância do seu texto e da sua página também.

E, ao criar links internos, você consegue que visitantes permaneçam mais tempo no seu site – além, é claro, de complementar assuntos e gerar valor aos usuários, fazendo com que eles queiram aprender mais com você.

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E aí, a sua estratégia já está voltada para o DA?

Então, já deu para perceber que investir no Domain Authority é essencial para qualquer site que quer sobreviver na internet hoje em dia não é? Você já coloca em prática as dicas que passamos aqui para ter assuntos relevantes no site?

Se ainda não investe em conteúdos relevantes para o seu site e apenas “joga” as informações lá, saiba que está perdendo tempo e dinheiro sem um bom retorno.

Hoje em dia, investir em artigos persuasivos é necessário para crescer a autoridade e confiabilidade do seu site. Se ainda precisa conhecer o assunto e quer que um especialista te oriente, clique aqui e vamos te ajudar com isso.

 

 

Escrito por:


Juliano Franco Duarte
CTO do Meu Redator