Não é segredo para ninguém que a Língua Portuguesa possui inúmeras regras e exceções que deixam muita gente confusa, como é o caso das expressões apesar “da” e apesar “de a”.

Isso se deve, pois, enquanto muitas palavras do idioma contém contrações que tornam a língua mais fluida, nesse caso existem algumas restrições que tornam essa regra diferenciada.

Por isso, para não cometer erros na escrita correta de cada um dos termos, é necessário compreender algumas regras de gramática simples, bem como entender algumas classes gramaticais do nosso velho e bom português.

Então, confira conosco em que situações usar cada expressão, e os motivos por trás de cada emprego dessas palavras. Acompanhe!

Como a evolução da linguagem influencia no emprego dessas expressões?

Antes de entendermos cada termo, é imprescindível acentuar que tanto a expressão apesar “de a” como apesar “da” estão corretas, entretanto, cada uma cabe em momentos distintos da linguagem. 

Por isso, é primordial ficar por dentro de como a evolução da linguagem afeta o emprego desses termos. 

Portanto, quando o assunto é Língua Portuguesa, sempre há variáveis que precisam ser analisadas com cautela. 

Isso porque, em muitas ocasiões surge a dúvida sobre o que é certo ou errado, e é aí que entra o conflito entre o que faz parte da norma culta e da chamada linguagem dinâmica.

Nesse sentido, quem seguir o caminho da gramática normativa deve se guiar pelo que é regra. Sendo assim, essa norma considera, por exemplo, a capacidade da pessoa em provas, concursos e demais documentos formais.

Por outro lado, temos também a linguagem cotidiana, a qual admite um linguajar mais dinâmico, onde se permite o uso de termos mais adequados ao ritmo da fala, de maneira que esses usos não considerados errados por alguns especialistas.

É o que acontece quando, em um evento informal, surgir a necessidade de se falar apesar “de a”, sendo que a expressão apesar “da” parece ser mais confortável de pronunciar.

Entendendo as partes que formam cada expressão: sujeito e preposição

Antes de entender qual o momento certo de usar apesar “da” e apesar “de a”, é muito importante compreender as partes que compõem cada expressão.

Afinal, são essas partes que indicam qual a ocasião correta de escrever cada grafia, assim como isso é vital para não errar em outros momentos que dúvidas semelhantes surjam no caminho.

Sujeito

Primeiramente, é preciso levar em conta o sujeito, já que ele não detém nenhuma subordinação com os outros componentes da oração. Pelo contrário, é ao redor dele que as outras classes gramaticais giram em torno, como o artigo e os pronomes.

Preposição

Porém, existe uma classe que não orbita em torno do sujeito: a preposição, uma vez que ela é usada para estabelecer a subordinação de outros elementos.

Dessa forma, podemos entender que a preposição “de” e o artigo “a” – os quais compõem a expressão apesar “de a” – detém posições distintas e hierarquias diferentes com o sujeito da oração.

Com isso, entender que uma das palavras é preposição (de) e a outra é um artigo (a) se faz extremamente útil para saber diferenciar quando utilizar cada termo.

Aprendendo a usar apesar “da” e apesar “de a”

Para saber quando usar cada termo, usaremos o exemplo a seguir com a mesma frase:

  • Apesar de a janela estar aberta, continuo com calor.
  • Apesar da janela estar aberta, continuo com calor.

Você sabe qual das frases está com a expressão correta? Se você pensou em apesar “de a”, você acertou!

Isso acontece porque temos a preposição de, seguida de uma forma verbal no infinitivo (estar), o que impossibilita que haja contração da preposição (de) com o artigo (a).

Por outro lado, na sentença a seguir, é sim possível contrair o “de” com o “a”, tendo em vista de que a sequência não contém nenhum verbo no infinito. Compare:

  • Apesar da ventania que vem da janela, continuo com calor.

Confira mais exemplos e tire suas dúvidas!

Analisando cada uma das sentenças a seguir, podemos ver que não há sujeito preposicionado. Assim, o termo que acompanha o sujeito é um numeral ou artigo. Veja só:

  • Apesar de a partida estar marcada para sábado, a torcida já se organizará nesta sexta-feira.

Note que na frase acima, “partida” é o sujeito de “estar marcada”. Com isso, não é possível contrair a preposição (de) com o artigo (a). 

O mesmo NÃO vale para a frase seguinte, onde é possível contrair o artigo, visto que “frio” não possui o papel de sujeito da oração. Analise:

  • Apesar do frio, o acampamento aconteceu com os membros do clube.

[BÔNUS] “Apesar de”: entendendo melhor sobre a expressão

Significado

O termo “apesar de” expressa uma ideia de contrariedade a algo que foi dito/feito anteriormente, mas que mesmo assim, não impediu sua realização.

Demonstra uma ideia contrária a outra parte do enunciado, onde há uma breve quebra de expectativa. Veja alguns exemplos:

Destaco o papel daquelas duas pessoas, que apesar de serem muito opostas, são essenciais naquela instituição.

Entretanto, apesar de não serem esperados novos investimentos, a cultura municipal ganhou reforços.

  • Apesar de tudo que aconteceu, continuo sendo otimista. (sentido de não obstante)
  • Apesar de tantos raios e trovões, consegui chegar em casa a tempo.

Sinônimos

  • Ainda que tudo pareça difícil, acredito que o resultado vai ser positivo.
  • Embora ele seja uma pessoa complicada, sabe honrar seus compromissos.
  • Mesmo que a chuva dificulte nossa viagem, ainda assim é viável fazer o voo.

Conseguiu entender quando usar apesar “da” e apesar “de a”?

Esperamos que você tenha compreendido o sentido de apesar “da” e apesar “de a”, ou seja, quando usar cada termo de forma eficiente na escrita de seus textos.

Sabemos que a gramática e o português no geral nos demanda muito estudo, logo, é fundamental estarmos sempre antenados com o que pode ser exigido no dia a dia.

E se você é um redator freelancer ou deseja se tornar um, conhecer e aplicar as expressões é algo cotidiano, já que sua ferramenta de trabalho são as palavras.

Então, aproveite para conferir nosso manual de ortografia para ver mais dicas como essa, e se você ainda não é cadastrado na nossa plataforma, faça isso agora. Desejamos boa sorte!