Se você é um ávido leitor, possui aptidão com as letras e curte escrever, você tem tudo para trabalhar com redação!

Mas, como saber se você escreve bem? É simples, quando você consegue produzir um conteúdo bacana para o público que deseja chamar a atenção, utilizando uma linguagem adequada a esse grupo, com português correto e clareza de conteúdo.

Ou seja, você escreve bem quando atinge o objetivo central ao qual o texto se dedica: contar uma determinada história, descrever alguém ou algum produto e objeto ou mesmo ensinar um passo a passo, buscando respeitar as regras do gênero escolhido.

Mesmo quem não tem muita habilidade pode aprender a escrever bem, essa é a boa notícia! E esse esforço vale a pena, especialmente para quem quer dedicar-se profissionalmente à arte da escrita.

Pensando nisso, no post de hoje traremos algumas dicas úteis para escrever textos incríveis. Se você quer melhorar sua escrita, então leia até o final!

Dicas para ajudá-lo a melhorar a sua escrita

Escrever bem perpassa algumas habilidades e também treino que, aliados às dicas que vamos passar agora, vão ajudá-lo a melhorar a sua qualidade de escrita.

Dica 1 – É preciso ler… muito!

Não há como dissociar uma ação da outra! Quem busca ter uma boa qualidade de escrita precisa ter o hábito da leitura, pois para quem consome informação escrita de forma regular acaba se tornando praticamente natural criar narrativas para o seu público; conhecer bem o tipo de texto que se vai escrever e melhorar o vocabulário.

Dica 2 – Leia de tudo um pouco

Para uma boa escrita você precisa ter conhecimento de vários gêneros de textos, desde livros literários dos mais variados até artigos de jornais e revistas, textos e notícias na web e até bula de remédio – tudo gera aprendizado e estimula a sua criatividade.

Dica 3 – Cultive o hábito de escrever (ou digitar)

Mesmo lendo muito, sem prática, a sua escrita não vai melhorar efetivamente, pois o ato de colocar as palavras no papel ou digitá-las no teclado é que faz com que os conceitos teóricos da escrita passem a fazer parte das suas habilidades. Então não hesite em exercitar isso.

Dica 4 – Leia em voz alta o que você escreveu

Ler em voz alta ajuda a perceber os erros, assim melhora a pontuação e até mesmo algumas frases podem ser reformuladas. Isso porque durante o momento da escrita, o fluxo das ideias pode levar o texto a ser lógico ou compreensível. Ao fazer a leitura em voz alta você consegue perceber isso e fazer as devidas correções.

Dica 5 – Não seja prolixo

Tem coisa mais chata do que ler um texto que fica enrolando para dizer o que você quer saber? Um conteúdo de profundidade não tem nada a ver com um conteúdo prolixo (no qual o escritor fala, fala e não diz nada) com vários parágrafos sem propósito. Procure apresentar um texto claro, conciso e objetivo.

Da mesma forma, um texto bem escrito deve passar por um processo de edição e revisão muito cuidadoso, cortando-se palavras desnecessárias e/ou repetitivas e eliminando vícios de linguagem.

Dica 6 – A gramática é sua aliada, não sua inimiga

A simples palavra gramática faz você tremer na base? Então já adianto que pode deixar esse medo para trás, pois ela é sua aliada no projeto de melhorar a qualidade de escrita. 

Em geral, acredita-se que ter boa gramática significa usar palavras difíceis e linguagem formal em extremo, mas isso não é verdade. Contudo, se você possui dúvidas, não hesite em usar um corretor ortográfico que identifique os erros, isso irá ajudá-lo a memorizar a grafia correta. 

Opte também por um dicionário de sinônimos para evitar repetições de termos. Hoje existem várias ferramentas úteis que o ajudam a escrever melhor.

Dica 7- Aprofunde seus conhecimentos

Com o tempo você vai notar que tem mais facilidade para escrever sobre alguns assuntos do que outros. 

Isso não significa que você possa escrever sobre tópicos com os quais não tem muita afinidade, porém, quanto mais aprofundado for seu conhecimento sobre um assunto, melhor será sua escrita sobre ele possibilitando insights mais ricos e com mais aprofundamento, oferecendo ao leitor informações mais precisas e significativas.

Dica 8 – Use gatilhos para manter o leitor interessado

Ao longo da escrita, busque manter o interesse do leitor sempre em alta. Isso é feito através da criação de gatilhos que mantêm o tema atrativo para ele. Eles devem ser inseridos em pontos-chave do texto, deixando a pessoa curiosa para ler mais, evitando, assim, que ela abandone o texto sem finalizar a leitura.

Leia mais sobre: Gatilhos mentais: como fazer vendas e influenciar pessoas

Dica 9 – Escreva o texto ao ritmo da sua criatividade

Um texto bem escrito não precisa ser escrito de forma linear, indo da introdução até a conclusão. Pelo contrário! Uma boa opção é ir produzindo os tópicos de forma separada, após a montagem e pesquisa da estrutura base do conteúdo.

Após esse passo, comece escrevendo primeiramente os intertítulos que você tiver maior facilidade. Essa prática evita os bloqueios criativos, pois concede leveza ao ritmo da produção ao construir os trechos mais interessantes e também proporciona insights valiosos para os tópicos que ficarão para depois.

Dica 10 – Crie um estilo próprio de escrita

Cada pessoa é única e isso se mostra inclusive no jeito de escrever. Ou seja, um mesmo tema será escrito de forma totalmente diferente de um indivíduo para outro. 

Uma das características que destacam os bons redatores (além da técnica e da criatividade, obviamente) é a sua forma original de se comunicar através da palavra escrita. É perfeitamente possível identificar quem produziu o texto apenas pela maneira pela qual foi escrito!

Então após dominar as técnicas, encontre seu próprio estilo de escrever, imprimindo sua marca.

Dica 11 – Acompanhe nossos conteúdos

Agora que você está por dentro dos macetes para escrever textos incríveis, a dica final é que você acompanhe os posts aqui da Meu Redator. Sempre trazemos assuntos que o ajudam a melhorar sua redação cada vez mais e até mesmo a fazer disso uma profissão!

Escrito por:


Juliano Franco Duarte
CEO – Meu Redator