Encontrar a melhor palavra-chave deve ser a primeira preocupação que um redator deve ter, quando elabora um artigo para a web!

Isso porque de nada adiantará escrever um conteúdo excelente, se as pessoas não encontrarem seu post quando pesquisarem nos buscadores da web (Google, por exemplo).

E como as pessoas encontrarão seu artigo?

Para responder a essa questão, faça a pergunta inversa: o que as pessoas procuram na web?

Quais termos elas colocam no Google?

Pensando na resposta a estas perguntas é que você deve procurar a melhor palavra-chave para seu artigo! Você deve usar um termo que as pessoas já estão procurando no Google.

Afinal, em seu artigo você está entregando conteúdo para quem está à procura de respostas, para quem está com alguma dúvida, ou está com algum problema que precisa resolver.

Com a palavra-chave certeira, você atrairá para seu post o público certo, um público que procura exatamente por aquela resposta ou aquele conteúdo que você está entregando!

Parece um pouco confuso? Fique tranquilo! Na verdade é super simples! Neste artigo vamos te mostrar como é fácil encontrar a melhor palavra-chave para seu post! E também vamos te ensinar como fazer isso!

Então, se você quer saber como ranquear seu post entre as primeiras posições do Google, você não pode deixar de ler este artigo!

Aqui, você descobrirá o caminho para levar seu post às primeiras posições, partindo da escolha da melhor palavra-chave!

Vamos te mostrar:

  • A importância da palavra-chave para o bom ranqueamento de seu artigo no Google;
  • Como fazer para encontrar a melhor palavra-chave para seu post;
  • Quais critérios você deve usar nesta escolha;
  • Quais ferramentas podem te ajudar nessa tarefa;

Mas, antes de começar a responder a essas questões, que tal descobrirmos primeiro o que significa, exatamente, esse conceito de palavra-chave, e como ele funciona na prática? Vamos lá!

 

Mas afinal, o que é palavra-chave?

Palavra-chave ou keyword é o termo que o usuário coloca no Google para fazer uma busca. Essa busca pode ser por apenas uma palavra, duas, ou até por uma frase.

Se o usuário buscar no Google o termo “Marketing Digital”, esse termo será a palavra-chave. Se a busca for “como o marketing digital pode ajudar minha empresa”, esta será a palavra-chave.

Ou seja, palavra-chave é o termo que o usuário coloca no Google para procurar a informação que procura, a resposta para sua pergunta ou a solução para o seu problema.

Por exemplo: uma pessoa quer começar a investir em ações, mas não sabe como, e então decide procurar essa resposta no Google. Ela digitará no Google: “como começar a investir em ações”.

Com essa pesquisa, o Google mostrará como resultados os conteúdos que tiverem como palavra-chave a expressão “como começar a investir em ações”, pois o Google entenderá que estes são os conteúdos que respondem a esta dúvida.

Assim, os artigos que usarem corretamente essa keyword serão encontrados exatamente pelas pessoas que procuram esse conteúdo!

Se uma pessoa quer saber “o que são técnicas de SEO” e buscar esse termo no Google, encontrará os conteúdos que têm a palavra-chave “o que são técnicas de SEO”.

Viu como é importante a palavra-chave?

É através da keyword que o Google fará sua análise e mostrará para o usuário quais as publicações que melhor respondem a sua dúvida!

O importante é você saber: não adianta nada seu artigo responder à dúvida, se não contiver a palavra-chave correta, pois sem ela, o usuário não encontrará o seu artigo no Google!

Então, podemos dizer que a palavra-chave é o elo entre os termos que as pessoas procuram no Google e os resultados que ele mostrará.

 

Como encontrar a melhor palavra-chave e fazer seu artigo brilhar no Google

Encontrar a melhor palavra-chave: por que é tão importante?

Encontrar a melhor palavra-chave é um dos principais fatores para o sucesso de seu post, por isso, não basta apenas criar um ótimo conteúdo, é preciso fazer com que as pessoas o encontrem!

E as pessoas só podem encontrar o que procuram! Assim, é essencial que você utilize como palavra-chave termos que as pessoas estão procurando!

Você pode até fazer uma ótima pesquisa sobre seu nicho, pesquisar sobre seu público-alvo, definir bem seus objetivos e traçar uma ótima estratégia de marketing.

Mas, se não souber escolher as melhores palavras-chave, muito provavelmente as pessoas não encontrarão o seu artigo.

E de nada adiantará um ótimo conteúdo, se as pessoas não o encontrarem, não é mesmo?

E aí é que está a importância de saber encontrar a melhor palavra-chave!

Como já dissemos, as palavras-chave correspondem aos termos que as pessoas pesquisam no Google quando buscam alguma informação ou solução para um problema.

Ou seja, é pelas keywords que as pessoas fazem suas buscas! Assim, é através delas que os usuários encontrarão seu artigo!

Por isso que é tão importante escolher a palavra-chave certa e produzir seu artigo em torno dela, e de suas variáveis (palavras-chave secundárias).

Palavra-chave: a essência da pauta!

O segredo para o sucesso do seu artigo começa em saber encontrar a melhor palavra-chave para usar.

Por exemplo, se você for escrever sobre determinado assunto, o primeiro passo é saber o que as pessoas querem saber sobre esse assunto. O que elas mais estão pesquisando no Google sobre esse tema?

Dentre estes termos é que você deve escolher a keyword para o seu artigo.

Depois, basta elaborar seu post em torno dessa palavra-chave (e de suas variações), fazendo bom uso das técnicas de SEO (Search Engine Optimization, que significa: otimização para mecanismos de buscas).

Mas tudo começa com a escolha da palavra-chave. Ela deve ser a essência da pauta. O artigo deve girar em torno dela.

O segredo para ranquear bem seu artigo no Google

Lembre-se, a palavra-chave significa a dúvida que o leitor quer esclarecer, o que ele busca saber.

Assim, seu artigo deve ser focado nela, entregando exatamente o que o usuário procura. Seu conteúdo deve responder a dúvida do leitor!

Desta forma, você deve utilizar em seu texto termos que as pessoas estão procurando no Google (palavras-chave), mas também oferecer um bom conteúdo, que responda efetivamente às dúvidas e aos anseios do usuário.

Esse é o segredo para ranquear bem seu artigo no Google!

Isso porque o Google é muito inteligente! Ao apresentar respostas para uma dúvida, ele não simplesmente apresenta resultados que contêm o termo buscado pelo usuário (a palavra-chave). Há outros critérios importantes que devem ser levados em consideração, como a força do domínio, a força do site (os sites que apontam para seu site, backlinks), o tempo que os visitantes geralmente ficam lendo esse conteúdo (isso faz o Google interpretar que aquele conteúdo é relevante), dentre vários outros.

Analisando tudo isso, o Google ‘decide’ quais conteúdos serão colocados nas primeiras posições da pesquisa!

Então, se o Google entender que seu texto responde bem à dúvida do usuário, tendo em vista todos os aspectos que mencionamos acima, pronto! Seu conteúdo tem grandes chances de aparecer entre as primeiras posições do Google!

Ok, entendi a importância de encontrar a melhor palavra-chave! Mas…. como faço para descobrir qual é a melhor keyword para meu artigo?

 

Utilizando ferramentas para encontrar a palavra-chave ideal para o seu artigo

Existem várias ferramentas que podem te ajudar a analisar qual é a melhor palavra-chave para o seu artigo! Exemplo: UberSuggest

Encontrando a melhor palavra-chave para o seu artigo

Você já sabe a importância da keyword para o seu post e sabe que ela é um dos fatores importantes para que as pessoas cheguem até o seu artigo.

Mas, como encontrar a melhor palavra-chave? Que fatores devemos considerar na escolha da melhor keyword?

Bom, para descobrir a melhor palavra-chave, você precisa verificar três critérios:

  1. Aderência semântica

Primeiro, você deve verificar se a palavra-chave é relevante para o seu projeto, ou seja, se ela realmente tem relação com o assunto de seu blog ou site que você está escrevendo.

  1. Número de buscas mensais

Em segundo lugar, você deve verificar se a palavra-chave tem um bom número de buscas mensais no Google.

Considera-se que a partir de 1000 buscas mensais, já é um bom número para o termo ser utilizado como keyword.

Em termos gerais, quanto mais buscas, mais pessoas interessadas pelo assunto. Por isso, quanto maior o número de buscas mensais, melhor a palavra-chave.

Mas atenção, este não é um critério absoluto! Se você usar como palavra-chave uma long tail (palavra-chave de cauda longa), que é aquela que possui 4 ou mais termos, sua pesquisa será bem mais específica, com isso, o número de buscas mensais pelo termo será bem menor do que o número de buscas por termos genéricos. Mas a concorrência também será menor.

Por exemplo, o termo “marketing digital” possui um número imenso de buscas (90.500 buscas mensais, segundo o UberSuggest).

Porém os resultados dessa pesquisa serão muito amplos, os conteúdos encontrados serão sobre os mais variados assuntos em torno de marketing digital: o que é marketing digital, cursos de marketing digital, empresas de marketing digital, estratégias de marketing digital…

Porém, se adotarmos uma palavra-chave long tail, a pesquisa será bem mais específica, resultando em um número bem menor de buscas mensais. Por exemplo, o termo “empresas de marketing digital” possui 1.000 buscas mensais, e a keyword “estratégias de marketing digital” possui 590 buscas mensais (dados segundo o UberSuggest).

Mas isso não quer dizer necessariamente que esses termos são ruins. Na verdade, ao usar termos long tail, você segmentará a audiência de seu blog, atraindo para seu artigo pessoas que se interessam especificamente por aquele assunto.

O número de buscas pelas palavras-chave long tail é bem menor. E a concorrência também!

Isso significa que, ao usar essas keywords, você disputará a posição no Google com um número bem menor concorrentes.

Assim, a concorrência também é um fator que precisa ser levado em conta na hora de encontrar a palavra-chave ideal, veja só!

  1. Concorrência

O terceiro fator a ser analisado na escolha da keyword é a concorrência.

Não adianta nada usar uma palavra-chave com um número imenso de buscas mensais no Google, se ela tiver muita concorrência, pois dificilmente seu artigo conseguirá um bom ranqueamento no Google.

Por outro lado, se você utilizar uma palavra-chave mais específica, você segmentará seu público.

Há duas vantagens:

  • Você terá menos concorrência, o que facilitará o bom ranqueamento de seu conteúdo;
  • Você atrairá as pessoas que procuram exatamente pelo conteúdo que você está entregando;

Ok, entendi esses critérios… mas como faço para descobrir o número de buscas mensais e a concorrência?

Existem várias ferramentas que podem te ajudar nessa tarefa! E é isso que vamos te mostrar agora!

 

Ferramentas para encontrar a melhor palavra-chave

Existem várias ferramentas que podem te ajudar a analisar qual é a melhor palavra-chave para o seu artigo! Algumas gratuitas, outras pagas, mas todas elas muito eficientes!

Segue abaixo a lista com algumas das principais ferramentas para encontrar a melhor palavra-chave para o seu artigo:

SEMRush

O SEMRush é uma ferramenta muito boa para descobrir todas as informações sobre a palavra-chave que você quer usar.

Com o SEMRush, você consegue obter o número de buscas pela keyword desejada, a quantidade de resultados encontrados no Google para esta palavra-chave, sua concorrência e as palavras-chave relacionadas.

O ponto positivo da ferramenta é o fato de que ela é super completa, possibilitando analisar ao máximo a keyword desejada e também as palavras-chave relacionadas.

Ainda, o SEMRush te mostra o tamanho ideal de post para a keyword escolhida, monitora seu desempenho e ainda te mostra quais keywords e páginas que trazem maiores resultados!

O único ponto negativo do SEMRush é que ele é uma ferramenta paga.

Há, sim, uma versão gratuita do SEMRush, mas as pesquisas ficam bastante limitadas nesta versão (máximo de 10 pesquisas por dia, máximo de 10 resultados por pesquisas).

Mas a versão gratuita pode ser bem interessante para você experimentar a ferramenta e verificar se vale a penas adquirir a versão paga.

Keyword Planner

Essa ferramenta é o famoso planejador de palavras-chave do Google Ads.

É uma ferramenta gratuita que pode ser muito útil para você encontrar a keyword ideal.

Funciona assim: ao pesquisar a palavra-chave, a ferramenta te apresenta a estimativa de buscas para o termo que você procura, te indica qual é a concorrência pela keyword pesquisada, além de trazer também uma lista com as palavras-chave relacionadas a ela.

O problema com essa ferramenta é que os resultados mostrados por ela são apenas estimativas.

Por exemplo, se pesquisar “dieta low carb”, os resultados serão assim:

  • Dieta low carb – pesquisas mensais: 100 mil a 1 milhão.

Assim, a ferramenta ajuda ao descobrir uma estimativa de buscas por mês, porém, não traz o número específico.

Google Trends

O Google Trends é uma ferramenta interessante que mostra as tendências de pesquisa sobre determinada palavra-chave ao longo do tempo.

Ao pesquisar pela keyword, a ferramenta nos mostra um gráfico ilustrando o número de pesquisas por esse termo ao longo de um determinado período.

Assim, você pode verificar qual é a tendência de busca por sua palavra-chave escolhida, verificando se essa quantidade está crescendo, está estável ou está caindo ao longo do tempo.

A ferramenta ainda permite filtrar por regiões (por estados) e também fazer pesquisas comparando a tendência de duas ou mais palavras-chave.

UberSuggest

O UberSuggest é uma ferramenta gratuita, que te dá informações sobre o volume de buscas pela palavra-chave nos últimos 12 meses, além de informações sobre a sua concorrência.

Ainda, através dessa ferramenta, você encontra as palavras-chave relacionadas e também os sites que utilizam aquela keyword pesquisada.

Keywordtool.io

O Keywordtool.io é uma ferramenta que te permite inserir a keyword que você quer analisar, e então te sugere outras keywords relacionadas.

Na versão paga, além da sugestão de outras palavras-chave, a ferramenta te indica também o volume de buscas, as tendências de crescimento das buscas por aquele termo e também sua concorrência.

Wordtraker

O Wordtraker é uma ferramenta ótima onde você pode encontrar os seguintes dados da palavra-chave: volume de buscas, variação do volume de buscas nos últimos 12 meses, concorrência e keywords relacionadas.

Porém a versão gratuita permite a pesquisa de apenas algumas palavras-chave por dia.

 

Encontrou a palavra-chave ideal? Agora é com você: faça seu post brilhar no Google!

E então, viu só quantas ferramentas podem te ajudar a encontrar a melhor palavra-chave para seu artigo?

Isso é essencial! Mas tenha em mente que encontrar a palavra-chave mais adequada é apenas o início do sucesso do seu post.

O próximo passo é você caprichar no conteúdo, escrevendo um texto de qualidade, procurando esclarecer a dúvida do usuário que busca por aquela keyword.

Além disso, não se esqueça da aplicação das técnicas de SEO.

Pronto! Esta é a receita do sucesso: a escolha da melhor palavra-chave, um conteúdo de qualidade e o bom uso das técnicas de SEO!

E se você quer fazer seu post brilhar ainda mais no Google, não deixe de ler nosso artigo sobre os 15 fatores de SEO que todo redator precisa conhecer!

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Escrito por:


Juliano Franco Duarte
CTO do Meu Redator